sexta-feira, 31 de julho de 2020

5 atitudes para levantar sua motivação

Jovem excitada alegre com braços tatuados e nó de cabelo rosa pastel comemorando seu sucesso e conquista no trabalho, posando com os punhos cerrados, os olhos expressando emoção


Olá, tudo bem. Espero que sim ;) 

No último artigo falamos sobre os três erros que você pode estar cometendo, quando tenta colocar sua motivação pessoal em ação e com isso deixando seus objetivos e sonhos mais distantes de você. Para ler, basta clicar aqui.

No post de hoje, trago 5 ideias, para você, que já sentiu que a motivação, realmente tá baixa e anda meio desmotivado.

Não é vergonha nenhuma a gente se sentir assim, até porque a desmotivação são aqueles momentos em que parece que nada dá certo e a gente começa a acreditar que tudo está contra nós.

Quem nunca passou ou passa por isso, de vez em quando?

Por exemplo, no trabalho, tem dia que, realmente é exaustivo, rolando estresse, do começo até o final da jornada. Da mesma forma, a procura por um emprego no mercado, não surge na hora em que mais precisamos. Isso deixa a gente pra baixo. Em casa, os problemas também ficam acumulados, porque nem sempre temos tempo suficiente para resolver todos de uma só vez. Sem falar das inúmeras cobranças, seja do marido com a esposa ou da esposa com o marido. Até os filhos arranjam um jeito de cobrar dos pais. O filho mais velho cobra da mãe porque uma calça não tá limpa. O filho mais novo cobra do pai, que ficou de brincar com ele. 

Quem conseguir solução pra tudo isso, que nos dê a receita. 

Desta forma, o resto de energia que mantemos internamente, parece que vai se esgotando. Parece não, ela se esgota mesmo, igualmente a uma pilha, quando acaba a bateria.  ;(

Isso é considerado como perda de motivação, visto que encaramos uma realidade, onde as coisas insistem em ficar difíceis para o nosso lado.

Cabe lembrar, que não temos como motivar as pessoas, visto que a motivação é algo endógeno (interno) e pessoal. 

Mas nada impede que a gente possa ajudar e contribuir com o que a gente já fez durante o nosso desenvolvimento, aprendendo atitudes que deram certo. 


“O maior bem que podemos fazer pelas pessoas não é 

compartilhar nossas riquezas com elas, mas 

mostrar-lhes suas próprias riquezas.” 

Zig Ziglar


Então, é para essas horas que te falei acima, que você tem que aguentar firme e arranjar forças das suas entranhas, para continuar no jogo e vencer, se possível!

Continuar no jogo significa manter a sua motivação ao máximo! 

Mas como é que posso fazer isso Vera Lucia? 

Continue lendo e confira nossas cinco dicas para você levantar a sua motivação. 




5 atitudes para levantar sua motivação.

1-  #Deixe claro na sua mente o que é importante pra você e planeje conquistar.

Crie o hábito de pensar nas coisas que faz e busque entender porque elas são importantes e devem ser feitas. 

Quando pensamos em nossa vida, separando por áreas (família, trabalho, relacionamento, outras) e conseguimos entender o que cada uma representa pra nós, começamos a querer extrair o melhor de cada uma delas. 

Começarmos a alinhar nossos sentimentos, pensamentos e partimos para ações mais concretas, para que as coisas comecem a acontecer, porque entendemos que são, realmente importantes. 

Pegue um papel em branco, uma caneta e comece a traçar tudo que é necessário para alcançar seu objetivo, em cada uma das áreas da sua vida. 

No começo pode parecer difícil, mas se você persistir, esta atitude te motiva a caminhar com mais firmeza, pois deixou claro em sua mente, aonde você quer chegar. E pode chegar, porque você deseja isso.

2-  #Aprenda coisas novas

Todos os dias é tempo de aprender algo novo. 

Muitas vezes, com as habilidades que já temos, percebemos que elas não nos levarão muito longe. 

Com isso, é hora de parar e olhar pra nós e se perguntar: O que posso aprender hoje, que me leve adiante? 

Lembre-se, não somos perfeitos, mas podemos aprender a ser melhores a cada dia.

Você também pode separar um tempo para fazer um curso, que tenha mais interesse. Os livros também podem ajudar muito, quando está buscando agregar valor a você mesmo. 

Você consegue levantar a sua motivação, quando começar a buscar aprender novas habilidades e melhorar as suas competências. Entende. 😉

3-  #Acredite que você pode e desenvolva mais autoconfiança

Somos seres, naturalmente inseguros para tomadas de decisões e embarcar nelas de cara, visto  que uma das partes do nosso cérebro, é muito primitiva e evita isso a todo custo.

Nossos ancestrais aprenderam a bater ou correr, e foram mantidos vivos por causa desse mesmo cérebro. 

Hoje, a grande maioria de nós, ainda age assim, deixando o sentimento de medo ou insegurança tomar conta, cada vez que nos deparamos com um cenário novo. 

Se nos deixarmos levar por esta parte mais antiga do cérebro, ela impedirá de avançarmos e  sairmos da nossa zona de conforto

Contudo, nós podemos aprender a ser mais autoconfiantes, treinando a nossa mente para enfrentar os desafios. Afirme pra você mesmo, que está aberto a tomar, cada vez mais decisões.

Acredite, que da mesma forma que outras pessoas alcançaram sucesso e grandes realizações na vida, enfrentando os medos e as dúvidas delas, você também pode. 

Quando começar a acreditar mais em você, a sua motivação fará o resto. 😉    

4- # Evite reclamar o tempo todo

Da mesma forma que nem tudo que a gente quer acontece, nem sempre acertamos fazer as coisas da primeira vez. 

Só que existem pessoas, que foram acostumadas a reclamar a cada momento, em que alguma coisa não sai como elas querem. 

Essas pessoas já estão programadas e reclamam de modo automático: “É assim mesmo, as coisas nunca dão certo pra mim”, "Só podia acontecer comigo mesmo". 

Se você já se observou e percebeu que tem este hábito também, cuidado, isso pode ser uma crença sua. 

A reclamação é uma das coisas que mais bloqueiam a sua motivação. 

Então, evite reclamar e coloque mais persistência e persevere nas suas ações. Agindo assim, irá levantar a sua motivação.  

 

Você pode gostar de ler este também :) 

         Serie Persistência I - Você se considera uma pessoa persistente?


5-  #Comemore suas vitórias e seja grato

Quando colocamos no papel o que queremos e como queremos que as coisas aconteçam, estamos trabalhando com metas e objetivos

Podemos em algum momento, ter que mudar de rota, pois o nosso planejamento foi feito para ser alterado, quando precisarmos. 

Contudo, algo tão importante quanto planejar o que gostaríamos que acontecesse em nossa vida, também é aprender a comemorar e sermos gratos pelos nossos feitos. 

Então, alcançou um passo significativo, chegou em algo que deu certo, como você desejou, tire um tempo para comemorar e ser grato pela conquista daquele pequeno passo. 

Agindo assim, vai levar sua motivação, cada vez mais para o alto. Com isso, você começará a entrar num círculo, que eu chamo de virtuoso: Quando mais eu comemoro e agradeço, mais o Universo me traz coisas para eu comemorar e agradecer. 😉

Conclusão

     Clareando suas ideias e planejando o que você gostaria de alcançar e aprendendo mais é uma oportunidade única de renovação. Desenvolva também a sua autoconfiança, encare seus desafios de frente e festeje, agradecendo por cada passo, que conseguiu dar. Dessa forma, sua motivação será elevada e trará mais realizações para sua vida.

      Veja o que pode funcionar pra você de tudo isso que eu falei.

 Se você gostou do artigo comente e compartilhe com seus amigos. 

Nos ajude a levar inspiração para mais pessoas.

 

Forte abraço e sucesso!

 

Vera Lucia Silva

Crédito de Imagem: Freepik 

sábado, 25 de julho de 2020

Motivação Pessoal: 3 erros que você pode estar cometendo

Retrato de uma menina muito pensativa, olhando para o espaço da câmera

 

Olá, tudo bem

Você já pensou no que te motiva a seguir no trabalho, nos seus projetos pessoais, de empreendedorismo e nos seus relacionamentos? 

Então, hoje nosso tema é sobre a motivação pessoal e chegando até o final do artigo, você fica sabendo o que é motivação e motivação pessoal. Porque a motivação pessoal é considerada extremamente importante para suas realizações e quais os três erros que você pode estar cometendo neste aspecto e com isso, barrando o alcance dos seus objetivos e sonhos. Também, aprenderá a aplicar uma técnica simples, "Encontre a sua motivação pessoal", que pode te ajudar a saber como anda a sua motivação pessoal. 


Você tem lido algo a respeito?

 

Então, a motivação, tem sido amplamente divulgada, muito já se falou, pesquisou e parece ser um assunto inesgotável!

De fato, a gente encontra muita coisa, abordando sobre a importância da motivação pra nossa vida.

Se você liga a TV, tem programas falando de motivação. Se você abre uma revista, encontra um artigo, que te ensina como ser uma pessoa mais motivada. E quando o ambiente é da empresa, também, lá estará o líder falando pra sua equipe sobre a motivação.

 

Quer ver uma coisa?

Faça o seguinte teste - acesse o Google e escreva a palavra “motivação”. Se você fizer isso, na sua busca, você vai encontrar, aproximadamente 44.800.000 (quarenta e quatro milhões e oitocentos mil) resultados para esta palavrinha. Em seguida, aproveitando a carona, se buscar pela “Motivação Pessoal”, ela também não fica atrás. São, aproximadamente, 39.800.000 (trinta e nove milhões e oitocentos mil) resultados para Motivação Pessoal!

Afinal, por que a motivação é considerada por muitos psicólogos, como comportamento importante de realização, seja no âmbito pessoal ou profissional?

E, mais, por que grandes especialistas motivacionais, como exemplo do palestrante americano do palestrante americano Zig Ziglair, a motivação é fator fundamental para o nosso sucesso!


Vem de Ziglair a seguinte frase pra gente refletir:

 

“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.”

 

 

E o que é motivação?

Pela psicologia e diversas outras ciências, que estudam o comportamento humano, a motivação é uma condição do nosso organismo, que influência nossa direção para um objetivo. 

A motivação é algo endógena, intrínseca, relativo a cada pessoa. Ou seja, a motivação existe dentro de cada uma de nós.

Quando analisamos a palavra MOTIVAÇÃO bem de perto - notamos que ela é a união de duas palavras: MOTIVO e AÇÃO. Ou seja, significa que através da motivação, nós geramos o movimento de agir em busca de algo, o qual  tenhamos interesse. Seja uma vaga de trabalho, ou pleitear ascensão na empresa, conquistar mais amigos, ou mesmo adquirir algo material, que você deseje. 

 

Olha só a importância deste aspecto humano!


Treinamento ativo da jovem mulher ao ar livre


Motivação = Energia?

Então, também podemos dizer, que a motivação é uma energia que, serve como combustível, que nos movimenta, levando a gente a ter ação, pra chegar, aonde a gente quer.

Venho aprendendo, nesses, quase dez anos de autodesenvolvimento,  que a nossa energia se movimenta, quando temos sonhos,metas e objetivos bem traçados. 

 

Hierarquia das necessidades de Maslow



O americano Abraham Maslow, foi um psicólogo fantástico, humanista e uma referência, até hoje muito considerado, quando o assunto é motivação.

Para Maslow, nossa motivação é feita por base em uma hierarquia de necessidades. Pela Teoria de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, nossas necessidades começam lá na base, pelas necessidades Para Maslow, nossa motivação é feita por base em uma hierarquia de necessidades. Pela Teoria de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, nossas necessidades começam lá na base, pelas necessidades Fisiológicas (comer quando tenho fome, dormir, quando estou com sono) , seguindo para Segurança Física/Psíquica (sinto-me segura em relação a minha empresa, ou quando estou em minha casa) , Amor/Relacionamento (sou amada e acolhida pelos amigos) , Autoestima (gosto de mim mesma, me aprovo, me apoio e sou autoconfiante) e chegando em autorrealização (carreira, formação, sonhos...Enfim, fazer qualquer coisa, que te faz sentir uma pessoa completa e feliz!).

Então, pela teoria de Maslow, além das necessidades físicas, o ser humano, também quer crescer e desenvolver. ;)


 

E motivação pessoal, o que é Vera Lucia?

A motivação pessoal é um desejo de automelhora e desenvolvimento, que você pode trabalhar, justamente, fazendo o seu Desenvolvimento Pessoal. 

Existem inúmeras ferramentas, livros, técnicas e outros processos, como o próprio coaching, que pode te ajudar também a trabalhar isso em você, de acordo com o que você está almejando.


Mulher sorridente com aparelho mostra vitória cantar nas duas mãos


Então, quer maior importância, do que falar de algo, que é seu, que é gerado no seu íntimo, fruto dos seus sentimentos e pensamentos e, que pode te ajudar a construir uma atitude poderosa, te levando a realizar os seus objetivos e seus sonhos?


Mas, afinal, o que é que tá faltando pra gente pegar esse touro a unha?

 

Desculpa a redundância, mas, qual motivação tá faltando aí?



Menina engraçada celebrar uma vitória

 

Então, bora saber quais são erros, que você pode estar cometendo, ao colocar a sua motivação pessoal em ação e uma técnica simples: Encontre a sua motivação pessoal

 

1-  O primeiro erro - Não saber o que te motiva a fazer as coisas que você faz

    Vou tentar explicar bem este primeiro item.

Muitas pessoas levantam todos os dias, alguns sai pra trabalhar, outros fazem seus afazeres em casa, mas parte delas, só acordam depois de tomar um banho ou um cafezinho. Eu mesma já trabalhei com uma líder em Call Center, na minha última empresa, que ela vivia dizendo, que só acordava depois de tomar um café, mesmo, já estando dentro da empresa. Então, a gente já sabia, que falar com (Tereza, vou chama-la assim) ou se precisássemos de alguma coisa dela... ...Só depois, dela ter tomado, pelo menos um cafezinho.

Isto posto, se a gente pegar este exemplo, ou inúmeros outros que a gente possa pensar, a gente levanta da cama, sai pra nossas atividades, quase que dormindo, e nem sequer pensamos, no que está nos motivando a levantar sedo da cama.

É bem básico esse exemplo, eu sei, mas é bem desse jeito que funciona a motivação pessoal de algumas pessoas.

Será que a sua, também é assim?

Só que se você não parar, tirar um tempo pra você, refletir e tentar entender o que te motiva  a fazer o que você faz – você vai continuar agindo na sua vida, igualzinho a uma locomotiva, quando ocorre dela sair dos trilhos e com isso, nunca saberá a quantas anda a sua motivação pessoal.

Você já viu em algum filme, quando acontece de um vagão ou uma locomotiva inteira descarrilhar?

É bem parecido e você só vai conseguir parar, quando dar de cara com algum obstáculo, só que este pode ser maior, do aquilo que você “acha” que tá te motivando. Isso trunca suas ações.

Lembra? Motivo para ação. Qual seria o seu?

Para que você possa caminhar, assumindo seus desafios e conquistando, cada vez mais, as coisas que deseja – seja pessoal ou profissional, é necessário entender os seus motivos. Conhecer a fundo dos seus sentimentos e do nível da sua força! O que te impulsiona? O que te estimula? O que te empurra pra frente?

Técnica simples: Encontre a sua motivação pessoal

Sugiro que arranje um tempo pra você, se acolha, desligue o seu celular e pegue papel e caneta e faça esta pergunta simples pra você mesmo: “O que me motiva a levantar, todos os dias, da minha cama?”. Escreva, deixe fluir todas as ideias. Não descarte nada. Em seguida, leia com calma, separe aquelas ideias, que tem mais significado pra você. Vá filtrando as respostas, até deixar claro em sua mente, o que te motiva a fazer o que você faz. Não precisa ser, necessariamente uma resposta. Pelo contrário, pode ser que pra você, muitas coisas estejam te impactando positivamente neste momento e contribuindo pra ser uma pessoa mais motivada. 

Quando você vê revelado, encontrar o que está te movendo, ou as coisas que estão te movimentando a fazer o que você faz, dessa ou daquela maneira e , entendendo, o que realmente importa pra você, muito possivelmente começará a exercitar a sua energia e, acabará movendo céus e terras pra alcançar o que você quer. Seus objetivos!Seus sonhos! Seus desejos!

 

   2-  O segundo erro, pare de terceirizar a sua motivação pessoal: 

    Já sabemos que a motivação é nossa, muito relativo, só diz respeito a cada um de nós, conforme os nossos objetivos, sonhos e querer.

Certo?

Contudo, o que acontece, é que tem muita gente, que já criou o hábito de aceitar tudo que vem do externo e nem sequer pensa nos seus motivos pessoais. Essa pessoa acaba transferindo, delegando sua motivação para outra pessoa cuidar. 

Sabe aquela coisa de ir pra praia sem ter vontade e nem saber porque tá indo?  Eu adoro praia, mas não é todos os dias que estou disposta pra isso. Ou, sentar num cinema e assistir um filme, durante quase duas horas, sem sequer se sentir motivado pra isso? Outra, pensar nas próximas férias e deixar que a esposa ou o marido, a namorada, ou o namorado tome conta de tudo, tudo mesmo! Escolha o lugar do passeio, os locais turísticos que vão visitar, a comida típica que vão experimentar. Caramba! Nem a self para o Facebook, a pessoa faz questão de escolher como ela gostaria de sair na foto. ;(

Só, que quando a pessoa começa a agir assim, sem se interessar e compreender a sua motivação pessoal, a sua autoestima, aos poucos vai fugir pela janela.

Quando a pessoa percebe, o autoconceito dela, que é como ela se vê e se percebe junto das outras pessoas, está no negativo. Claro, ela faz as coisas, mas não se percebe fazendo e nem sabe porque faz. 

Ela acaba não apreciando ela mesma e dessa forma, o lado crítico interno dela ganha mais espaço e aumenta os julgamentos de não aprovação ao que ela faz.  Não demora muito tempo, pra que ela mesmo comece a ser autossabotadora das suas próprias investidas e comportamentos.

Também, agindo assim a sua autoimagem é prejudicada, visto que ela também não tem uma boa ideia sobre ela mesma.

Então, quando você não cuida da sua motivação pessoal, que é sua - não percebe como está se sentindo lá dentro de você mesmo, a sua autoestima abaixa e pula fora.

Com isso, as coisas que você mais quer e gostaria de ser, ter e fazer na vida, podem até acontecer, mas vai demorar pra surgir em sua vida. :( 

Então, pare de terceirizar a sua motivação pessoal. Pode ser a pessoa que você mais ama no mundo. É você quem tem que tomar conta da sua motivação pessoal, elevar a sua autoestima e conquistar!

Post Relacionado: 

Auto-estima: Porque é fundamental você saber o que é (parte 1)

 

3-  O terceiro erro, é aceitar que a sua motivação pessoal fraqueje por causa das circunstâncias e não pensar no seu objetivo: Gente, tá claro que não temos como permanecer motivado o tempo todo. A nossa vida trás desafios, atrás de desafios e lidamos com coisas que fogem, em algum momento, da nossa alçada de ação e resolução. Tipo, você até sai adiantado de casa, para ir para o seu trabalho, porém, o pneu do carro fura e você está sem o estepe e parado no meio do trânsito. São situações que acontecem, com qualquer pessoa. Só que se você começar a chutar o seu carro, sair gritando feito um louco, ou louca pela rua, você vai estar a caminho da estagnação. (Lembra da locomotiva, o obstáculo, que falei lá em cima?) 

    Não pensar no seu objetivo, você, além de chegar atrasado para o compromisso, passará a visão de ser um profissional desleixado ou uma profissional desorganizada e, pior, sem interesse de resolver os problemas, quando eles surgem.

Caiu a motivação, busque, imediatamente focar no seu objetivo. Isso vai te ajudar a entender o que é importante pra você, naquele momento e porque deveria agir, de alguma forma, para não se deixar levar pela situação, que pode até ser breve.

 

Resumindo, a motivação pessoal é sua, interna, não tem como alguém ativar, além de você mesmo.  Só você pode descobrir, o que te leva a agir dessa,  daquela ou de outra maneira. Em todas as áreas da sua vida, é assim.  Pare de cometer esses três erros, que só trarão prejuízos pra você mesmo. Aprenda a pensar no que te motiva a fazer, realmente as coisas. Descubra, o que tá motivando você a pular da sua cama, pela manhã. Com todo respeito a minha ex-líder, que é uma pessoa sensacional, mas acordar só depois do cafezinho, aqui não seria uma boa opção.  Pare de deixar, agora, os seus motivos a cargo de outra pessoa, eleve a sua autoestima e aprenda a focar no seu objetivo, pra sua motivação pessoal continuar em equilíbrio e sempre em alta. 

Essas sim, são atitudes pra você manter em dia!

A motivação pessoal é importante por isso – ela te leva para suas realizações, para alcançar sucesso no que você buscando. Te move, até alcançar os seus sonhos! 

 

Que tal pensar sobre isso? 


Se você gostou do nosso artigo comente e compartilhe com seus amigos. 

Ajude a gente a levar este conteúdo para mais pessoas, que podem estar precisando dar um up na motivação pessoal. 

 

Espero que este post possa te ajudar e te inspirar a seguir motivado! 😉

 

Forte abraço! Você pode mais do que você pensa!

 

Vera Lucia Silva

 

Saiba mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o#:~:text=Motiva%C3%A7%C3%A3o%20(do%20Latim%20movere%2C%20mover,interno%20que%20leva%20%C3%A0%20a%C3%A7%C3%A3o.

Imagens Freepik e Google

#Motivação  #Motivaçãopessoal   #Desenvolvimentopessoal

quinta-feira, 9 de julho de 2020

A história de Sísifo

                            116072136

Olá, tudo bem.

Pode ser que, lendo a história de Sísifo, algumas ideias brotem e algumas experiências suas possam ser confrontadas, metaforicamente com o que acontece com o ator mitológico principal. 

Vamos ler? 

Sísifo, rei Corinto, tinha a reputação de ser o mais habilidoso e esperto dos homens e por esta razão dizia-se que era pai de Ulisses.

Apesar de toda a astúcia, ou, talvez, por causa dela, Sísifo vivia entrando em encrencas. 


Foi assim que ele despertou a ira de Zeus quando contou ao deus dos rios, Asopo, que Zeus tinha sequestrado a sua filha Egina. Zeus mandou o deus da morte, Tanatos, perseguir Sísifo, mas este conseguiu enganá-lo e prender Tanatos. Sísifo confiante, conseguiu seduzir Tanato, dizendo que ela era muito bonita. Desejou lhe dar um colocar, para adornar tamanha beleza. Tanato concordou, envaidecida e foi presa por Sísifo por uma coleira no pescoço.  A prisão de Tanatos impedia que os mortos pudessem alcançar o Reino das Trevas, tendo sido necessário que fosse libertado por Ares.  Foi então que Sísifo, não podendo escapar ao seu destino de morte, instruiu a sua mulher a não lhe enterrar o corpo dele.

Quando chegou ao mundo dos mortos, queixou-se a Hades, soberano do reino das sombras, da negligência da sua mulher e pediu-lhe para voltar ao mundo dos vivos apenas por um curto período, para a castigar. Hades deu-lhe permissão para regressar, mas quando Sísifo voltou ao mundo dos vivos, não quis mais voltar ao mundo dos mortos. Mais uma vez Sísifo escapou. Mas, chegou o dia em que Sísifo morreu e Hermes, o deus mensageiro e condutor das almas para o Além, decidiu então castigá-lo pessoalmente, infligindo lhe um duro castigo, pior do que a morte.

Sísifo foi condenado para todo o sempre a empurrar uma pedra até ao cimo de um monte, caindo a pedra invariavelmente da montanha sempre que o topo era atingido. Este processo seria sempre repetido até à eternidade.


Então, o que será que podemos tirar como lição da história do Sísifo?

Será, que algum aspecto da nossa vida, minha, sua e de muitas pessoas, não estamos fazendo as mesmas tentativas do Sísifo para resolvermos nossos problemas pessoais ou profissionais? 

Em qual área da vida estamos guardando um Sísifo e empurrando pedras morro acima? 

Pense sobre isso. 


Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva


Imagem: Freepik  


quinta-feira, 2 de julho de 2020

Sabedoria de George B. Shaw


 

“Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.”   

 

George Bernard Shaw

(1856 – 1950)

 Filósofo, dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e 

jornalista irlandês.


4 atitudes para você usar contra as desculpas

                                      Por favor, querida, eu quero tocar. mulher caucasiana bonita camisola solta vermelha, de mãos dadas em rezar e levantar as sobrancelhas, pedindo desculpas ou pedindo ajuda com expressão de anjo e olhos de cachorrinho

 

“Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!”.

        Gabriel - O pensador 



Olá, tudo bem

Existem inúmeras pessoas,  que elas não percebem o comportamento delas mesmas. Com isso,  muitas vezes, elas estão usando das famosas desculpas, para não implementar suas ideias, não dar andamento em tarefas, ou terminar projetos, que ficam por anos a fio engavetados. 

Quando elas agem assim, acabam travando o próprio desenvolvimento e crescimento pessoal e  isso,  com certeza, impedem novos resultados e até para alcançar sucesso pra sua vida.

Essas mesmas pessoas, elas não notam, mas elas dizem o tempo pra elas mesmas: “amanhã eu termino este trabalho”, “daqui há pouco eu resolvo esta situação” ou “Depois eu vejo isso”?

Então, na psicologia é explicado, que quando nos habituamos a usar muitas vezes frases parecidas com essas acima, é porque já estamos procrastinando (deixando pra fazer depois), o que é necessário e, já entramos numa zona de conforto.


Posts relacionados:

Como saber se você está na zona de conforto

6 dicas pra treinar e deixar deprocrastinar já

Você se considera uma pessoa persistente? 

  

Da mesma forma,  quando surge este tipo comportamento, seja pela falta da motivação, que não estamos sentindo (Isso acontece com todo mundo, inclusive comigo rrsr), ou, até mesmo quando pinta aquela indecisão, pra terminar o que iniciamos lá atrás, começamos a acreditar que nossos objetivos, sonhos e expectativas não são tão bons assim e, com isso, nós arranjamos, cada vez mais,  as famosas desculpas, pra continuar no mesmo barco. Não fazer nada e não mudar nada!

 

Você se vê assim, arranjando desculpas para suas ideias, que não foram adiante?

 

Então, este assunto sempre me interessou e já li vários livros, vídeos e palestras a respeito, buscando me aprofundar mais nas minhas pesquisas, buscando compreender por que isso acontecia com as pessoas.  

O  que aprendi é que,  dar desculpas, entrar na onda das “desculpites” para não fazer as coisas, é parte do ser humano, e quando agimos desta forma é porque estamos tentando proteger o nosso ego. Ou seja, estamos evitando que a nossa personalidade sofra qualquer dano...

...E que aprendi também, é que não basta apenas ficar bem informados sobre este assunto. É necessário termos uma ação concreta.

E por que Vera Lucia? Você pode estar de perguntando. 

Porque, dar desculpas o tempo todo pode acarretar sérios problemas pra gente mesmo, como: a baixa da nossa autoestima, perda de autoconfiança, estimula o descaso com nossos objetivos, perdemos o foco para o que queremos fazer, aprender, e tudo isso acaba nos impedindo de realizar as nossas conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais.

 

As desculpas, com certeza nos impedem de trazer novos resultados para nossa vida, porque, quando agirmos assim, nós travamos o nosso próprio desenvolvimento e crescimento pessoal. 

 

E este comportamento, não é nada bom. 

 

Você concorda comigo?

 

Então, veja que interessante, é possível mudar  este COMPORTAMENTO com NOVAS ATITUDES!


 


O escritor motivacional americano David J. Schwartz, autor de um livro muito bacana: “A mágica de pensar Grande”, lançado pela editora Record, em 2010, dedicou um capítulo inteirinho, só pra falar como podemos dar um ponta pé nas desculpas. “Vacine-se contra a “Desculpite”, a Doença do Insucesso”, um dos males que levam as pessoas ao encontro do fracasso em tudo que faz.  

 

Para o autor, uma pessoa bem sucedida não tem inclinação para arranjar desculpas e descreve quatro atitudes para nos defendermos contra ela e darmos o primeiro passo rumo ao que queremos alcançar e realizar.  


Que tal conferir abaixo, quais são as 4 atitudes de Schwartz, de defesa contra as desculpas?

Vejamos...

 

  1. Para as pessoas que acreditam não terem saúde para continuar buscando seus sonhos: Pare de pensar na saúde ou se preocupar com ela, quanto mais foco dá para o problema, mais a tendência é aumentar. Seja grato à saúde, tal como ela é. Ser grato é pensar nas coisas boas e positivas, que você consegue fazer com a saúde que você tem. Você consegue dar atenção, quando a sua esposa ou algum amigo precisa? Se sim, então seja grato por isso! Você consegue, mesmo chegando cansada do trabalho, ajudar o seu filho em alguma tarefa da escola? Ainda que, de cabeça cheia de problemas pra resolver, você, mesmo assim,  consegue atender bem  ao seu cliente e você se preenche de uma tal energia pra fazer isso, que acaba se esmerando, que ele antes de ir embora faz questão de te agradecer.  Isso e focar na saúde de modo a ser grato ou grata. 😉 

 

  1. Para as pessoas que acreditam que não têm inteligência e cabeça suficiente para alcançar o sucesso: Jamais subestime a sua própria inteligência e jamais superestime a dos outros. Repita varias vezes por dia: ”Minhas atitudes são mais importantes do que a minha inteligência”, quando isso acontece você está praticando atitudes positivas, seja no seu meio social ou profissional e use a mente da forma correta, criando e desenvolvendo ideias, para descobrir novas e melhores maneiras de realizar as coisas.

 

  1. Para as pessoas que se desculpam acreditando e afirmando serem velhos de mais para fazer mudanças em suas vidas: Sugere, em vez de dizer “Eu já sou muito velho”, ao contrário, diga “Eu ainda sou muito novo”, isso vai de encontro às mudanças que quer para si, como se fosse mágica, só pelo fato de adotarmos atitudes corretas.

 

  1. Para pessoas que acreditam serem diferentes, que atraem má sorte e que nada dá certo em suas vidas: “Nada acontece sem uma causa” é preciso ficar atento às próprias emoções e aos pensamentos. “Aceite a lei de causa e efeito”, que certamente atrairá para você o que guarda no pensamento. Evite pensar de modo ansioso e de que somente a sorte é contribuidora do seu sucesso. O sucesso, passa por princípios que o conduzem, busque concentrar-se no planejamento realista, no preparo e, finalmente, no desenvolvimento da qualidade que você precisa e que o farão vitorioso.    


Conclusão

Se você se percebe dentro de uma dessas situações, reflita profundamente se não está na hora de mudar, parar de arranjar desculpas para tudo e fazer as coisas acontecerem. Quantas as dicas, reforço que não basta conhecer, é necessário praticar com persistência e determinação, se não, nada feito. 

 

Tem uma frase de Gabriel O Pensador,  que gosto muito e acho que vale a pena complementar este post: “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!”.

 

Espero que este artigo seja útil. 

Se você gostou, comente com a gente e compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar mais pessoas a deixar de lado as desculpas e serem mais realizadoras! ;)


Forte abraço e sucesso!


Vera Lucia Silva


Saiba mais: 

Schwartz, David Joseph. A mágica de pensar grande/ Tradução de Miécio Araújo Honkis. – 30ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010

Imagem da Freepik


#Atitudescorretas   #Desculpas    #procrastinaçãozonadeconforto      #Persistênciaedeterminação