terça-feira, 5 de maio de 2020

Empatia: 5 dicas que diferencia você hoje e amanhã

Olá, tudo bem.


 
Fonte da Imagem: Pixabay

Talvez, você já deva ter ouvido falar ou lido algo sobre a empatia. 

Estou certa? 

E você sabe, por que a empatia está sendo considerada uma das habilidades mais poderosas hoje e tendência num futuro próximo? Afinal, uma pessoa empática é o mesmo que ser uma pessoa simpática?


Quer entender melhor sobre esta habilidade? 

Continue lendo nosso artigo!


Vamos começar pela origem da palavra – a empatia tem origem no termo grego empatheia, que significa “paixão” e ou, como também “Entrar no sentimento”, o que implica sermos capazes de fazer uma comunicação afetiva com o lado emocional da outra pessoa.

Ou seja, na visão da psicologia, empatia é a capacidade psicológica que nos leva a entender o que a outra pessoa sente em determinadas situações.



“A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos”.
Mark W. Baker



Quando sentimos empatia por outra pessoa, isso nos intui e facilita em como nos relacionar melhor com ela e ajudar, porque conseguimos compreender seus sentimentos e suas emoções. A empatia, primeiro nos capacita para relacionarmos com maestria, e segundo, nos leva, também a sermos mais altruístas, desenvolvendo a preocupação com outro ser humano, mesmo que não gostemos desta pessoa.  Isso ocorre de forma racional e intencional, quando buscamos, como se diz popularmente: “calçar os sapatos do outro” ou “Sentir na pele do outro”.

A empatia é uma das habilidades fundamentais, da inteligência emocional. 

Contudo, ainda ocorre uma certa confusão com algumas pessoas, que entendem que uma pessoa empática é o mesmo que ser simpática.

Vamos desmistificar isso.


Menina, Computador, Portátil, Pc


Estamos sendo empáticos, quando conseguimos manter uma percepção em comum com a outra pessoa. Compartilhamos de suas dores, alegrias, e de suas mágoas, muitas vezes, das mais profundas e íntimas.

Para demonstrar esta habilidade podemos usar frases, como exemplo: “Compreendo como se sente”, “Se tivesse no seu lugar, talvez me comportaria da mesma forma”, “É compreensível o que você está sentindo”, “Estou aqui pra te ouvir, se quiser conversar”.

Já a simpatia inspira um sentimento de estar bem ao lado da outra pessoa, o que significa que podemos desenvolver uma afinidade com a forma com que a outra pessoa compreende e vive a sua vida. Que muitas vezes, até pode parecer com a nossa maneira de enxergar o mundo. Logo, achamos que uma pessoa é simpática.



Liberdade, Feliz, Alegria, Sorte


A empatia tem sido considerada uma habilidade poderosa para o sucesso pessoa e profissional

Alguns especialistas do comportamento e desenvolvimento humano consideram, que as pessoas que desenvolvem e exercitam a empatia, seja no trabalho ou na sua vida pessoal, como pessoas mais propícias a serem bem-sucedidas. Isso significa, com maior probabilidade de alcançar sucesso nos seus relacionamentos, seja pessoal ou profissional.  Isso acontece, porque a empatia também é uma habilidade que propicia termos mais engajamento e excelência no nosso relacionamento social.  


Outros a consideram uma habilidade do futuro


Para Jaime Ribeiro, autor do fantástico livro Por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro?, temos um desafio, cada vez maior, diante de inovações e das novas tecnologias, por isso, as pessoas com habilidade da empatia serão aquelas que serão capazes de se colocar no lugar das outras pessoas, o que facilitará em muito, as tomadas de decisões e fazer escolhas assertivas. Ainda, compartilha Ribeiro no seu livro, a ideia de que as pessoas deixarão o centro egoísta dominar menos as suas vidas, e serão mais motivadas a contribuírem umas com as outras de forma realista e objetiva.  

Isso tudo é muito legal, né não? 😊  


Agora que você já sabe mais sobre o conceito da empatia, porque é uma habilidade importante para sua vida pessoal e profissional, vou te mostrar como você pode colocá-la na prática.  

Confira quais são as 5 dicas: 

1-   Esteja aberto para ouvir com atenção as outras pessoas;

2-   Mantenha contato de forma interessada nas pessoas;

3-   Crie o hábito de perguntar as pessoas como elas estão se sentindo;

4-   Evite usar da crítica ou fazer julgamentos sobre as pessoas. Isso dificulta que você desenvolva a capacidade da empatia; você acaba se fechando para este sentimento de querer compreender e, finalmente ajudar o outro.

5-   Busque estar com a mente aberta (reforçando o item anterior) e saiba, realmente, acolher o momento pelo qual a pessoa está passando.

Enfim, como vimos, existem inúmeras maneiras de você exercitar diariamente a empatia e alcançar sucesso nos seus relacionamentos, seja no trabalho ou na sua vida pessoal. Para isso basta usar da sua sensibilidade e vontade de ser útil ao seu próximo, estando aberto para ouvir as pessoas, manter interesse, perguntando para saber mais sobre os sentimentos do outro, deixando a crítica e julgamentos de lado e mantendo a sua mente aberta.  


Pense mais sobre isso. Invista no seu aperfeiçoamento pessoal e faça a diferença. Você pode!


Forte Abraço, Força, Luz e Sucesso!


Vera Lucia Silva


Saiba Mais:
RIBEIRO, Jaime. Por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro? Ed. Letra Mais, 2018.

#Empatiasucesso     #Aperfeiçoamentopessoal        #Habilidadepoderosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário