sexta-feira, 10 de maio de 2019

Efeito borboleta – PARTE 2 atitudes simples que causam efeitos fantásticos!

Olá,  tudo bem. 

(Imagem Pixabay)


“As pessoas que mudaram o mundo optaram por focar as mudanças nas circunstâncias em que estavam, traduzindo grandes sonhos em ações rotineiras”.
Glenn Packiam


...Continuando na PARTE 2 - atitudes simples que causam efeitos fantásticos!. (leia aqui a PARTE 1) 



Para criar o efeito da borboleta, ressalta Packiam, é necessário mantermos firmes, permanecendo no rumo, com nosso objetivo. Com isso, a determinação, também é uma daquelas atitudes e comportamentos simples, que motivados por Deus, ou de acordo com a sua crença e fé, como quiser refletir – pode te levar a realizar grandes coisas.

Assim como, cada uma das pessoas citadas no livro provocaram, por meio de simples gestos, grandes mudanças, que refletiram um tempo depois em algo que sequer imaginaram. 

Entre outras frases interessantes do livro, de modo a reforçar que tudo é possível, diante da Teoria do Efeito Borboleta, encontrei uma que para mim, refletiu profundamente a concepção da “Sensibilidade às condições iniciais”. A frase cita o seguinte: “As pessoas que mudaram o mundo optaram por focar as mudanças nas circunstâncias em que estavam, traduzindo grandes sonhos em ações rotineiras”.

Naturalmente, o autor resume com esta frase, que não precisamos esperar terminar a faculdade, para sermos um profissional com titulação, capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, independente em qual área atuemos. Ou, que não possamos, por meio de um trabalho simples, porem digno e necessário na vida de todos nós, cumprir corretamente a função como um coletor de lixo. Outro exemplo, ser mãe, funcionária do lar ou apenas ajudar seu filho nas tarefas da escola, de modo a incentivá-lo como melhorar sua atenção. Como também, aquele funcionário que atende ao cliente, em um humilde estabelecimento. Não importa onde estejamos ou o que façamos, se ocupamos cargo de direção, intermediário ou operação!

Todos nós podemos – fazer a coisa certa todos os dias, criando um efeito borboleta- e, como também, melhorar a vida das pessoas a nossa volta, dando exemplos de profissionalismo, consciência de cidadania, sendo referência nas pequenas coisas, sem necessariamente ser o funcionário do mês. Ainda assim, sabendo que exercitar seus afazeres e trabalho de modo positivo, da melhor maneira possível e com determinação, pode significar um trabalho de uma abelhinha (só para ilustrar), que nem sequer sabe ou sonha que está produzindo um dos melhores sabores da natureza: O mel.

Agindo dessa forma, desenvolvendo atitudes como a pro atividade, assertividade e determinação, certamente refletirão um resultado bem maior lá na frente. 

Por tudo isso, acredite que tal modo de agir, só te trará melhores oportunidades onde você está. Além disso, você pode estar sendo um belíssimo exemplo para outra pessoa, que pode estar ai bem ao seu lado. Seja seu filho, filha, esposo, esposa ou um amigo. Não importa quem seja esta pessoa. O que verdadeiramente importa, é refletir que isso é possível, que batendo suas asas, a sua maneira, amanhã o efeito possa ser bem maior do que você imagina. 

Que tal pensar nisso?

Quais atitudes observa em você, que tem provocado um efeito borboleta – seja no campo pessoal ou profissional – de modo simples, expansivo e positivo? 

Você já pensou em quais atitudes possa desenvolver hoje, no seu dia-dia, que podem te levar a criar comportamentos fantásticos, que te tragam mais alegria, amor, amigos e relacionamentos de sucesso?

Forte abraço e lembre-se de ler o livro, na melhor oportunidade. Tenho certeza, de que você vai gostar e pode te ajudar muito! :) 

Ajude o nosso blog a crescer, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.  

Vera Lucia Silva 

Saiba mais: 
Efeito borboleta: um simples gesto: um mundo de diferença/Glenn Packiam;tradução de Roselene Sant’Anna da Silva. – São Paulo: Garimpo Editorial, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário