domingo, 10 de junho de 2018

O que você está fazendo com o seu Presente?

INSPIRACIONAL





A parábola dos Sábios

Um velho sábio vinha meditando por vinte anos sob uma macieira. Ele buscava a iluminação com muita persistência e um dia Deus passou por ali e disse:

— Tenho um recado para você!

— Um recado vindo de Deus é maravilhoso. Diga!

— Deus olhou para a copa da árvore e disse ao sábio: Você vai alcançar a iluminação em 3 anos, ou seja, o mesmo número de maçãs que há nesta árvore sob a qual está meditando.

— O sábio ficou furioso: Você quer dizer que não estou livre agora? Você veio aqui para me dizer que preciso esperar mais 3 anos, depois de vinte anos de treino? É isso? Ora, vá para o inferno com seu recado!

Nesse instante, a copa da árvore ficou repleta de maçãs! 

Deus seguiu viagem e viu outro sábio meditando sob uma frondosa árvore florescida pelo auge da primavera. Deus estava receoso de dar o recado àquele homem porque a reação do sábio anterior tinha sido tão frustrante. Deus se armou de coragem e decidiu dar o recado mesmo assim. E falou alto:

—Você pode diminuir o som dessa música e parar de dançar um pouco? Quero lhe dar um recado.
— Desculpa! — gritou o segundo buscador — Não posso parar de dançar, tudo aqui está me movendo. Estou arrebatado com minha própria dança, mas dê o seu recado mesmo assim e depois siga em frente...

Deus pensou por um minuto e disse:
—Bem, você alcançará a iluminação quando nascer tantas vezes quanto o número de folhas da árvore sob a qual está dançando.
— Não brinca!? — O homem estava incrédulo...

— Puxa vida, que sorte a minha! Porque há tantas árvores no mundo e você diz que apenas a minha é significante! Quer dizer então que posso continuar me divertindo? Isso é maravilhoso, porque eu estou realmente feliz, leve, apaixonado e isso move o meu ser. 

Obrigado pelo recado, fico contente em saber que vou poder continuar celebrando, rindo, brincando, dançando, correndo...

E naquele mesmo instante o sábio se iluminou. Aconteceu para ele naquele momento! Todas as folhas caíram da árvore como se o outono estivesse presente. Aquele buscador agora era um Buda — Completamente liberto e florescido...




Que tal,   aplicar esta parábola,  para refletir sobre suas atitudes e comportamentos, na vida pessoal e profissional? O que você está fazendo com o seu presente?





Botero disse uma frase, que me inspira muito e procuro lembrar dela sempre que necessito! 

"As telas nascem em branco, você decide com quais cores gostaria de pintá-las."



Compartilhe este artigo com seus amigos. 

Ajude alguém a pensar diferente!

Ajude alguém ser mais feliz hoje! Pois amanhã, ele irá colher os resultados :) 




Vera Lucia Silva 


domingo, 29 de abril de 2018

Três coisas que você pode fazer, para começar a priorizar a sua autoestima.


Quando somos melhores para nós mesmos, também nos tornamos melhores para o mundo.



Olá, tudo bem


Para este post, escolhi dar dicar de como você pode fazer para priorizar a sua autoestima. Afinal, a autoestima tem uma fundamental importância, visto que ela é a causa de todas as suas conquistas e realizações. E autoestima, é o quanto gostamos de nos mesmos.


Você, já sabia que a sua autoestima tinha esta importância toda?


Então, quando pensamos em prioridade,  como já sabemos, significa aquilo que vem em primeiro lugar.  

Algumas perguntinhas básicas, porém necessárias.... rsrrs

Será que você tem se colocado em primeiro lugar na sua vida? Quando no trabalho, na família, entre amigos e vida social, você realmente consegue fazer escolhas que leve em conta primeiro os seus sentimentos, crenças e valores? 

Afinal, como anda a sua autoestima? 

Está elevada? 

Está mais equilibrada? 


E por que a Sua autoestima é tão importante assim?

Porque, tudo, TUDO MESMO, que você deseja Fazer, Ser ou Ter na vida depende do nível da sua autoestima. Por isso também, que tudo que se refere a ela, precisa vir em primeiro lugar!


A autoestima é um conjunto de crenças e valores que você tem a respeito de si mesmo e quando este “conjunto” não está elevado, ou ajustado, as coisas não acontecem para você, do jeito que você gostaria que acontecesse.  




As coisas não acontecem, muitas vezes, porque não está priorizando comportamentos positivos, que te levam a boas escolhas,  dando a devida importância aos seus sentimentos e fazer realmente o que se quer. Você não está reafirmando os seus próprios valores!

Quando uma pessoa não prioriza a sua autoestima, ela costuma negar as coisas boas que as outras pessoas dizem a respeito dela e acredita que as pessoas se enganam, quando a elogiam. "Não fiz nada de mais";  "São seus olhos"; "Não precisa agradecer"; "Não se preocupe comigo, eu me sento onde der". 


Já ouviu alguém falar algo parecido?


...Está faltando torcer por você mesmo!  

Só para ilustrar. Em época de Copa do Mundo, a bola rola nos gramados de um país qualquer.  Com isso, tem um mundão de gente que assiste as partidas,  vestem a camisa amarela da seleção brasileira, se juntam a um grupo de amigos,  e torcem e vibram a cada jogo.  Assim que o juiz apita para iniciar o jogo, ouvimos um coro parecido: “Vamos lá Brasil!”, “Vai pra cima Neimar!”. Opiniões calorosas: “Não vai ter Alemanha, Argentina ou Espanha que nos segure”, “Temos o melhor técnico do mundo. Temos o Tite!”.

Isso que chamo de acreditar num time, que já  perdeu de 7 X 1 dentro da sua casa, com mais de 200 milhões de torcedores esperançosos. L 
  
Muito bem, nada contra, também visto a minha camisa amarela, imponho a minha bandeirinha na mão e torço como ninguém. \0/

Na verdade, o que quero dizer, é que parte dessas mesmas pessoas, assim que o time “Eu” entra em campo, a primeira coisa que começam a dizer para si mesmas é: “não vou conseguir”, “Eu não posso fazer”, “Tá muito difícil”, “não tenho conhecimento suficiente”, “Isso não é pra mim”, “não tenho tempo para estudar”, “Eu não tenho muita sorte”...

Se você conhece alguém que pensa e age desta forma, não aponte o dedo, pois é muito feio. Mas, se a carapuça serviu, vamos vesti-la! Eu já vesti a minha muitas vezes. 


A boa notícia é que você pode mudar tudo isso!


Basta começar a pensar nas suas próprias prioridades e saber que quando começar a dar verdadeira atenção a elas, vai estar se dando a oportunidade de reforçar o que acredita e colocar em foco os seus valores. 

Desta forma, começa a priorizar, também a sua autoestima. 


Sabe por que faz isso?

Porque, quando você começa a dar atenção as coisas que lhe são importantes, se dedica a realizá-las, cumprir prazos, metas e objetivos propostos, sua autoestima começa a elevar o nível dela. ;) 


Contudo, existem algumas coisas que pode fazer para priorizar mais e elevar a sua autoestima. 


Primeiro: Pare de tentar agradar o que está fora de você.

Ser gentil é importante, gera gentileza no mundo e tudo o mais, mas quando pensa somente em ser agradável aos olhos de outras pessoas, pode não estar levando em conta os seus sentimentos. Seja gentil primeiro com você. Se começar a agir assim, as pessoas não vão gostar menos de você, visto que elas vão ser o reflexo de como você se trata.


Segundo: Participe se estiver interessado (a) e for certo para você

Muitas vezes, somos levados a fazer coisas que não queremos fazer. Vamos a uma festa, porque uma grande amiga ou amigo nos convidou e vamos porque não queremos magoá-los. Ou mesmo, entramos em uma campanha de ação solidária, porque não queremos que as pessoas que nos convidou, pensem mal de nós. Francamente, como pretende elevar a sua autoestima, se não levar em conta o que é importante para você? Se não quer ir à festa, deve ser assertiva e falar francamente. Pare de inventar desculpas: estou indisposta, estou com dor de cabeça, tenho muito trabalho... ...se não quer ir, diga simplesmente verdade. Se eles forem realmente seus amigos, vão procurar compreender que é um direito seu, de fazer as suas escolhas, conforme o seu interesse.

No outro caso, se acabar participando de uma ação solidária, apenas para “não ficar mal na fita”, se sentirá péssimo (a) por isso. As pessoas sabem quando estamos fazendo as coisas espontaneamente, ou não.  Quando acreditamos nos propósitos, nos engajamos. Se não encontrar o porquê de fazer algo, não faça somente por causa dos outros. Lembre-se, priorize seus sentimentos e valorize o que acredita ser certo para você fazer. É sua energia que vai estar lá.


Terceiro: Você é a pessoa mais importante do mundo. Reconheça isso.

Quando reconhecer que você é importante, dará o primeiro passo na busca por realizar os seus objetivos! Com isso, aprenderá o que precisar ser aprendido.  Será uma pessoa muito mais automotivada, abrirá às expectativas e saudará a persistência e o otimismo para o que querer realizar. Começará a enxergar um potencial maior, não por causa de um otimismo tolo, mas porque _ simplesmente está começando a agir.  O tempo para tudo isso? Arranjará o suficiente, quando lembrar que o sonho é seu.

Resumindo, quando começar a priorizar e exercitar esses três comportamentos positivos: Deixando de querer agradar a todo mundo, colocando seus interesses no topo da lista e reconhecer que você é sim a pessoa mais importante da sua vida (porque é sua!), vai começar a elevar a sua autoestima e começará a se ver como uma pessoa melhor, que merece o que é saudável, o que é abundante e próspero! Sua autoestima elevada, com equilíbrio, te levará a  reconhecer e ver expressos seus próprios valores. Irá fortalecer crenças positivas sobre você mesmo! Agindo assim, começará a criar toda uma torcida "Interior", que não precisará de bandeiras, mas que certamente te levará a grandes vitórias!

Lembre-se! Quando somos melhores para nós mesmos, também nos tornamos melhores para o mundo

Priorize-se! 

Seus objetivos e a vida que almeja para você [Ser, ter e fazer o que quiser] , depende de quão elevada é a sua Autoestima!


Perguntas que te movem: 

O que você tem feito para colocar a sua autoestima em primeiro lugar? 


Pense sobre isso e compartilhe  conosco seus resultados. 


Você pode! :) 


Forte abraço, Saúde e Sucesso!


Vera Lucia Silva


domingo, 22 de abril de 2018

Vídeo "A resposta para absolutamente tudo" ! Sensacional!

Olá Amigos, tudo bem! Espero que sim.




      Recentemente,  recomendei o vídeo, “A resposta para absolutamente tudo” para uma amiga, que está buscando mudanças na área profissional e tem interesse no processo de coaching, com foco na formação. [Se ela ler o artigo saberá que estou falando dela]. O retorno foi muito positivo. 

Pra você entender um pouco mais do porque de citar este vídeo, eu tenho formação como Facilitadora Coach, e desenvolvo projetos de treinamento em grupo, trabalhando com ferramentas de coaching. Também, já há algum tempo venho desenvolvendo o autocoach, que tem me ajudado muito a ter um direcionamento mais tranquilo na vida, situando-me com mais equilíbrio em algumas áreas, seja no próprio relacionamento, família, trabalho e outras também importantes, que englobam a minha transformação pessoal e profissional. 

Então, este vídeo eu uso como ferramenta para os meus estudos, e, de tempos em tempos, quando tenho que rememorar algum princípio ou conceito de coaching, buscar mais entendimento, até para exercitar alguma técnica ou criar algum conteúdo mais específico, volto e assisto.

Por isso é válido a indicação e oportunidade de compartilhar com Você, que acompanha o nosso trabalho aqui pelo blog Atitude em Dia!


E sobre o que fala exatamente este vídeo Vera Lucia?

Então, é um vídeo com tema bem amplo para quem está buscando mudanças de atitudes e adotar novos comportamentos. Ensina como desenvolver o propósito, como identificar padrões de pensamento limitadores, te ajuda a definir prioridades pessoais e traçar objetivos para ser uma pessoa mais próspera, feliz e abundante!  Também, te mostra importância de trabalhar o seu autonhecimento...  .. Como já sabemos, tudo que pretendemos na vida começa por conhecer quem somos nós. Pelo nosso interior. Certo. :)

A parte essencial deste documentário, é que ele é totalmente feito por especialistas de relacionamento humano, _ coaches e mentores, que são profissionais muito bem preparados, com uma visão clara de como podemos provocar mudanças positivas em nós mesmos. Eles nos passam suas experiências e apresentam “cases” que podem ajudar no trabalho transformacional, integrando várias áreas da vida!

Tranquilo (a), que não vou contar tudo! (meus dedos estão coçando, claro!) J  

Sugiro, insisto e inspiro que você realmente assista ao vídeo (se já assistiu, assista novamente) e, a exemplo da minha amiga, se está ambicionando mudanças, novas atitudes, nova forma de pensar e agir no mundo - Este material é um excelente começo!  

Conheça agora os “4Ps”, quatro princípios da “Resposta para absolutamente tudo”.


        (Vídeo do You Tube  - A resposta para absolutamente tudo)


Lembre de compartilhar os seus resultados! Você pode muito mais!

Forte abraço e Sucesso!


Saiba mais:
Gênero: Documentário/Auto Ajuda.  Ano de Lançamento: 2007
https://www.youtube.com/watch?v=IsRBIDGqP5I

Vera Lucia Silva é Facilitadora Coach. Desenvolve Treinamento Comportamental Inspiracional. É Practitioner em PNL, pesquisadora do Comportamento Humano.  Como mentora da Modus Alternativa, a motivação é fazer parte do crescimento Pessoal e Profissional de um maior número possível de pessoas, inspirando o alcance de seus objetivos. 

O que Você pode ganhar ouvindo Você mesmo



Ganhar, Motivação, Ter Sucesso, Homem

Olá Amigos! tudo bem :)

Já faz tempo que tenho observado e venho pensando,  em como as pessoas desistem facilmente dos seus objetivos, quando perdem o foco e acabam colocando seus sonhos mais distantes de si mesmos. Isso ocorre, em parte porque colocam abertamente seus planos e ideias ao crivo de amigos, de familiares e até pessoas que não conhecem tão bem. Isso já aconteceu comigo, talvez com você ou com alguma pessoa próximo. 

Então, o que essas pessoas talvez não saibam, e Você também não, é que quando fazem isso, deixam-se influenciar por opiniões superficiais, muitas vezes negativas, de gente que não estão tão comprometidas e se sequer entendem, que para tudo o que nos propomos fazer, para mudar nossa vida, precisa começar por acreditar em nós mesmos!

Certamente, essas pessoas não fazem isso de propósito ou para impedi-lo de realizar o que está almejando. Não é bem assim! Mas, de forma inconsciente, opinam sem profundidade, sem entender o que você realmente deseja e precisa fazer para alcançar seus objetivos. Por isso, acabam falando qualquer coisa, colocando dúvidas, ou, afirmando que está no caminho certo, somente para te agradar. Quando isso ocorre, de certa forma, acabam por dispersar sua boa energia, desfoca seu alvo, diminui seu entusiasmo e vontade de seguir adiante.





Tem uma estória, que ilustra melhor o que estou querendo dizer... 
        .. O Sapinho que caiu num buraco.
 ...Um sapinho brincava num  pântano, e desavisado, acabou caindo dentro de um buraco. Ali, começou o seu dilema. Desesperado, o sapinho começou  a tentar de tudo para sair dali. Porem, quanto mais ele tentava se agarrar nos ramos que despontavam nas paredes do buraco, ele patinava, visto que havia muita lama ali dentro.

Logo, a  notícia de que um sapinho estava preso dentro de um buraco, se espalhou pelo pântano inteiro e começou a juntar sapos de tudo quanto foi lugar. Eles se postaram em volta  do buraco e preocupados..  .. Ansiosos e muitos começaram a se desesperar por verem a situação em que o sapinho estava (se debatendo lá em baixo). Foi um passo para prever pior: "isso não vai dar certo”, ”ele está se afundando mais ainda”, "esse sapinho está perdido, se continuar fazendo isso”. "ele tem que mudar sua estratégia, se quiser sair de lá são e salvo"...

..e outras opiniões surgiram nesta mesma linha. Como diz certo ditado popular: _ “de boas ideias o inferno está cheio".

Desta feita, lá de cima, todos começaram e gesticular e gritar em couro: "pare de pular  sapinho”, “não se mexe não”, "fique parado, daqui a pouco chove e você vai sair dai facilmente”, quanto mais você fazer o que tá fazendo,  se comportando dessa forma, você vai se afundar ainda mais".

Enquanto a sapaiada fazia a sua pregação rrsrrs..... eis que o sapinho deu um impulso, pulando o mais alto que podia, conseguindo assim,  sair do buraco 😀

Nossa, foi uma festa, uma verdadeira alegria verem o sapinho sair do buraco são e salvo!!!

Mas, havia o grupo dos incrédulos (das boas ideias superficiais, do acho isso, acho aquilo):_ Como você conseguiu sair? Afinal, nós pedimos para você não pular!

O que eles não sabiam, é que sapinho era completamente surdo!
Para sorte do sapinho! 


Moral da estória: nem sempre ouvir e seguir opiniões de outras pessoas é a melhor saída para os nossos problemas ou soluções que precisamos! 

Muitas vezes, ouvir o nosso coração e seguir com nossos projetos com pé no chão, de forma bem planejada, silenciosa, e com atitude persistente e determinada, pode trazer resultados muito mais positivos e te fazer saltar mais longe.

E você, será que tem dado muita atenção e ouvidos às opiniões alheias?

Como você tem feito para seguir em frente, buscando trabalhar nos seus objetivos e sonhos?

Lembre-se! Criar atitudes e comportamentos mais positivos e assertivos, que te potencialize a conquistar seus sonhos depende somente de Você!

Perguntas que te movem: 
Como você tem feito, para seguir caminhando com seus objetivos? 

Você pode! :) 

Forte abraço e Sucesso!

Vera Lucia Silva

sábado, 21 de abril de 2018

Motivação: Frank Zappa




"Nossa mente é como um para-quedas. Só funciona se abri-lo!

Frank Zappa
Cantor, guitarrista, produtor de gravação e realizador. 


segunda-feira, 2 de abril de 2018

Parte II - Quatro dicas praticas para receber o Feedback





"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
Eugène Delacroix

Dando continuidade no artigo “Afinal, o que é Feedback e qual a importância”, vamos partir para o lado prático.

E qual a postura adequada para receber o Feedback?
Existem várias formas de se preparar para receber o feedback.  Vamos sinalizar quatro dicas práticas:

1-Saiba escutar: Se preparar para ouvir é difícil para muitas pessoas. Temos uma necessidade fremente de falar e nos defender, principalmente quando somos criticados. Porem, para quem pretende aprimorar o seu trabalho, é essencial se preparar para escutar, procurando compreender o que está sendo dito pelo responsável pelo feedback.

2-Busque ter uma postura neutra: claro que não é tão simples assim. Falar acaba sendo mais fácil. Porem, se você praticar a postura neutra, pode ajudar a entender os pontos que estão sendo levantados pelo líder, no momento do feedback. Na Programação Neurolinguística tem uma técnica “Posições perceptivas na comunicação” que te ajuda a neutralizar emoções e pensamentos de defesa. Você pode utilizar a 3ª Posição perceptiva – Nesta posição você está desprovido de emoção (dissociado) com se você estivesse fora da experiência, como se fosse um simples expectador da experiência. Você apenas acompanha o que está sendo dito, como se fosse uma a história que está sendo contada naquele momento. Utilizando a 3ª Posição, você vai conseguir ouvir a crítica, seja positiva ou negativa a respeito da sua forma de condução no trabalho. Quando se da esta oportunidade, certamente conseguirá prestar atenção ao que for dito e conseguirá argumentar, quando for solicitado.

3-Demonstre confiança: O feedback para ser bem recebido pelo profissional, precisa ser gerado em uma relação de confiança. Demonstre primeiro que tem disposição para ouvir seus resultados. Em seguida, atente para o aconselhamento e os pontos de melhoria necessários. Confiança é a base de toda relação e certamente é um dos princípios do feedback. Agido assim, isso também ajudará o responsável a aprofundar sua análise, entendendo que está falando com uma pessoa madura e auto responsável.


4-Adote atitude positiva diante do feedback – Quando se propõe a receber uma critica, entendendo como um processo para o crescimento profissional, só irá ajudar a melhorar seus resultados lá na frente. Lembra-se? O Feedback retroalimenta. Ou seja, pode ajudar o profissional a perceber como está sendo enxergado pelas pessoas. No livro intitulado “Feedback 360 Graus”, do autor Eduardo Peixoto Rocha reforça este conceito,  de que a percepção do que o outro tem de nós, nos leva  corrigir nossas deficiências e mudar atitudes .  Naturalmente, a intenção positiva, inicialmente, o deixará mais espontâneo para assimilar mais informação sobre como está realizando o seu trabalho. Seu objetivo poderá ser alcançado com mais facilidade, quando souber o que é necessário fazer, como se comportar e agir.

Em resumo, todo o profissional só tem a ganhar, quando aprende mais sobre as ferramentas que dispõe para o seu crescimento no trabalho e, principalmente, quando alguém o ajuda a caminhar,  com comportamentos mais positivos para a excelência. Esse é o papel essencial do Feedback.

"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio."
(Eugène Delacroix)
A humildade,  tolerância e a paciência são atitudes que devem ser praticadas no momento de receber o Feedback. Como ensina a frase acima, precisamos nos dar a oportunidade de aprender como fazer.

Então, espero sinceramente que estes artigos possam te ajudar a se preparar para o próximo feedback e que a experiência seja realmente de crescimento profissional e pessoal.

Forte abraço! Desejo Sucesso e muitas alegrias no seu caminho! 

Lembre-se! Você pode muito mais! 

Ajude o nosso blog a crescer! Se gostou do nosso artigo, de um curtir, comente e  compartilhe este trabalho nas suas redes sociais e com seus amigos!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Carlos Hilsdorf  - Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.

Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto.  Feedback 360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002

Parte I - Afinal, o que é Feedback e qual a sua importância

Por que especialistas consideram o Feedback uma ferramenta fundamental para o aprimoramento profissional? De que forma o feedback pode te ajudar a mudar seu comportamento para alcançar seus objetivos? Você sabia que existe postura adequada para receber um feedback?
Continue lendo nosso artigo e Você vai ficar sabendo essas respostas, e muito mais dicas de como se sair bem na sua próxima avaliação de Feedback.


  
Quando o líder chega avisando que hoje é o dia do feedback, ou para programar a pausa do feedback, pode não parecer, mas muitos colaboradores se torcem em cólicas.  Alguns, se pudessem se esconderiam debaixo da mesa... Outros, já vão para a avaliação com ideias fixas e até podem pensar: “Já sei o que ele vai dizer” ou “lá vem mais cobrança”. 

Talvez, o que muitos profissionais não saibam, é que o feedback, quando bem aplicado, pode ajudar a alavancar novos resultados para o sucesso do seu trabalho.


E o que é o Feedback?

A  origem da palavra Feedback vem da língua inglesa, e tem o conceito traduzido para o português como retroalimentação ou realimentação.  Significa, que o feedback é uma resposta a um processo que foi feito, que nos ajuda a compreender como estamos desenvolvendo o nosso trabalho e o que podemos fazer para melhorar.  


Na linguagem mais usual na administração, o feedback é considerado justamente como provedor de informação, onde são analisados a conduta, comportamento e ação do colaborador. Para isso, o líder ou o responsável por aplicar o feedback, valida ou invalida as ações que são feitas em determinado período pelo colaborador.

Por que o Feedback é importante?

A importância do feedback nas organizações, é justamente por ser uma ferramenta de gestão, que tem por objetivo, ajudar a melhorar o desempenho do colaborador.  Para isso, o líder se mune de anotações técnicas, bem como dependendo do segmento e estrutura da empresa, são utilizados sistemas eletrônicos, que mantem dados atualizados sobre os resultados do colaborador e possam ser analisados a sua condução e evolução, - bem como a sua atividade e trabalho de modo geral.

O fundamento do Feedback está em ajudar no desenvolvimento e mudança comportamental do profissional.

Por exemplo, em uma área de Atendimento ao Cliente, podem ser analisados diversos fatores, como: o acolhimento ao cliente, empatia e nível de resolução.
Como já citamos em outro artigo, aqui em nosso blog,  Tratamento e Atendimento são conceitos distintos (Leia aqui).

Desta forma, o gestor que acompanha este trabalho, e pelo feedback, pode avaliar o nível de comprometimento do profissional atendente, levantar os pontos positivos e os pontos a melhorar.

O feedback, tanto pode ser aplicado individualmente, como também para grupo ou equipes. Pode ser informado sobre ações pontuais, como resultados de campanhas, com objetivo de motivar e também _ como propósito de melhorias. 



Para Carlos Hilsdorf (Imagem ao lado/Google), economista, consultor e pesquisador do comportamento humano, é importante que o feedback seja aplicado de forma constante, visto que a eficácia do processo é maior quando próximo do evento de origem. Há situação que quando corrigidas de imediato podem ajudar a comemorar melhores resultados.

Com efeito, o feedback transforma a atitude do profissional, visando o aperfeiçoamento comportamental para ações mais positivas, cujos resultados podem levar ao alcance de metas e objetivos.



Segundo a Supervisora Debora Cristiane, atuando na área de Telecomunicação em Call Center há mais de 12 anos, sendo desses aproximadamente 6 atuando como supervisora o “Feedback bem estruturado é uma ferramenta de trabalho poderosa, eficaz e essencial para o desenvolvimento de um colaborador. Através dele é possível alinhar as expectativas do líder para com o liderado e vice versa, ressaltar os pontos positivos , reforçar as oportunidades de melhoria sempre alinhando e deixando muito claro onde está e qual caminho percorrer para que consiga atingir as metas propostas. Compartilhar responsabilidades, ser transparente nas informações , saber ouvir e também sobretudo estar disponível  para receber um feedback, acredito ser essa a definição do quanto um feedback é  importante e contribui para a reversão de qualquer resultado ou comportamento. Ao longo de todos esses anos pude compartilhar de várias experiências com feedbacks de diversos assuntos, fica ate difícil de exemplificar, mas hoje vivi uma situação que me chamou muito atenção. Meu colaborador chegou atrasado e estava todo envergonhado em ter que se justificar, porque no inicio  do mês tínhamos alinhado um compromisso de melhoria o que ate então vinha sendo cumprido, quando o chamei para feedback ja veio todo sem jeito e de cabeça baixa, primeiramente perguntei se estava bem,  se a família estava bem e em seguida reforcei que isso era o importante. Em seguida reforcei o compromisso e relembrei o que havíamos alinhado no inicio do mês,  da importância do indicador para seu resultado,  da Equipe e da operação. Pois bem, após término do feedback me pediu desculpas e me agradeceu por ser supervisora dele. Resumindo ficou alem do seu horário para minimizar o impacto no seu resultado,  mas principalmente pra me ajudar, mesmo tendo um compromisso. No feedback ele entendeu, ficou claro o quanto ele é  importante pro meu time...porque eu não  tenho uma equipe e sim um time.”

        ...e como Você pode se preparar para receber o Feedback e fazer crescer a qualidade do seu trabalho? Quer alcançar mais diferencial nos seus resultados e trabalho? Confira as Quatrodicas praticas para receber o Feedback no nosso próximo artigo.

Forte abraço e Sucesso!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Carlos Hilsdorf  - Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade.
Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.
Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) foi um importante pintor (artista) francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
ROCHA, Eduardo Peixoto.  Feedback 360 Graus: Uma ferramenta para o Desenvolvimento Pessoal. Ed. Alinea. 2002

#Feedback     #Mudançacomportamental