quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Saiba como fazer perguntas poderosas

 Olá, tudo bem





O começo do ano é sempre bom porque já estabelecemos como momento de rever objetivos, traçar novas metas ou simplesmente corrigir as rotas. Ou seja, é a oportunidade de refazimento, porem, sugiro que façamos isso de modo positivo, com ações e com atitudes que nos tragam o resultado que queremos para nossa vida.

Você, não concorda comigo?


Por exemplo, pra mim teve muitas coisas que não deram tão certo no ano que passou. Não emplaquei aquele tão sonhado projeto, não comprei o tão sonhado carro, ainda não fiz a viagens dos sonhos com a família... De fato alguns objetivos não aconteceram. Ainda não!

O que penso e compartilhar dessas ideias pode acabar sendo de grande valor pra gente refletir e tomar mais ação,  é que devemos sim rever nossos projetos, parcerias e compreender porque eles não deram certo, mas já buscando colocar para nós mesmos – como podem dar certo futuramente.  

Falo isso, porque isso já aconteceu muito comigo e pode ter acontecido com você também, de olhar pra traz, buscando coisas erradas que a gente fez e ficar focado nelas.  Isso não ajuda muito. 

Contudo, podemos mudar esta atitude, usando duas ideias principais e que podem ser nossas aliadas principais.

Quer saber quais são?
Continue lendo o artigo, até o final.





Primeiro: Aprenda a fazer perguntas poderosas para você mesmo.   Atenção! Em vez de usar “por quê?”, que se trata de uma pergunta aberta, porem que estimula o nosso cérebro a ficar dando voltas e deixa a mente solta para voltar ao passado e trazer mil e uma justificativas para responder por que você falhou.  Imagine, você perguntando ao seu cérebro porque isso ou aquilo não deram certo. 
Aprendi que nosso cérebro é obediente e, que vai fazer de tudo para responder a sua pergunta. Ou seja, vai apontar mais do mesmo erro. 

Então, ao contrário de saber porque errou, use o “Como?”

O “Como?” é uma das perguntas mais poderosas que existem  para inspirar o cérebro, e vai ajudar na sua reflexão e a levantar pontos positivos, como pensar nas suas habilidades, recursos, potenciais e a criar ações que certamente vão te levar a alcançar novos resultados.

Incentive o seu lado criativo – Faça outras perguntas poderosas: “O que mais?”, “De que forma?” ou “Quando”. São perguntas que também ajudam na hora de rever as rotas, planejar e ponderar o melhor caminho a seguir.



Segundo: Trabalhe uma atitude fundamental – “Persistência”

Napoleon Hill, o autor extraordinário de livros sobre autoajuda, mudança de vida e sucesso pessoal conta no seu livro “Quem Pensa Enriquece”, a história verdadeira de R. U. Darby, com o tema “A menos de um metro do ouro” (2010, p.25), que enfatiza a necessidade de elegermos a persistência como atitude essencial para alcançarmos os nossos sonhos.  

Post relacionado:


A história conta que o referido rapaz – Darby - e seu tio perderam a chance de ficarem ricos depois que desistiram de perfurar uma mina de ouro. Conta, que outro homem que comprou a mina e solicitou a ajuda de uma especialista retomou as perfurações e não precisou de muito tempo para encontrar o tão sonhado ouro, que estava a menos de um metro, da onde Darby e seu tio haviam parado de perfurar.

Resumindo, que tal começar agora a revisar seus planos, fazendo a você mesmo perguntas poderosas e elegendo a persistência como fonte de energia para alcançar voos mais altos?  Só depende de você!

Veja se este texto faz algum sentido pra você. Comente com a gente e compartilhe

Forte abraço e sucesso. 


Vera Lucia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário