quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como elevar o valor emocional do seu atendimento


Olá, tubo bem

Já há muito tempo,  que falar sobre a questão emocional deixou de vez o espaço único dos analistas, psicanalistas e psicólogos para adentrar definitivamente no mundo dos negócios, trouxe as pessoas para o centro e direcionou ações, também para o atendimento ao cliente. 

Você já leu algo a respeito? 

Depois do fantástico  livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, que em meados de 2005 vendeu cerca de seis milhões de exemplares no mundo todo, tal conceito nos direcionou para a educação emocional,  trazendo mais qualidade para os nossos relacionamentos interpessoais dentro das empresas. 






Na outra ponta, outro livro que li, também muito interessante,  ensina como tratar das emoções do cliente. 


Para o autor  David Freemale “O que agrada aos clientes” (2001, pg.47) - uma das premissas é que a empresa deve agregar valor emocional e positivo ao seu negócio. Podemos refletir dessa ideia o tipo de relacionamento que a equipe linha de frente tem com o cliente. O autor define que: “A intensidade com que os clientes apreciam a sua empresa (e o seu pessoal) é uma função de valor emocional que você agrega ao seu relacionamento”.




Daí que, separei quatro dicas, que podem podem ajudar o seu atendimento a crescer no conceito do cliente, melhorando seu relacionamento e elevando o seu valor emocional:

1.  Chame o cliente pelo nome:  De imediato, no atendimento presencial, procure saber o nome do cliente e chamá-lo pelo nome. Isso causa boa impressão, promove a simpatia e acolhimento cordial na acolhida.   

2.    Acolha o cliente com um sorriso: Recepcionar o cliente com um sorriso  é uma regra básica. Porém, incentive sua equipe de atendimento a sorrir de modo mais genuíno e caloroso, que pode fazer uma grande diferença na hora do cliente ter que optar entre comprar de você ou comprar do seu concorrente ao lado. Lembrando,  que 70% da satisfação do atendimento estão associados ao tratamento dispensado pelo atendente. Ele, O atendente – certamente é o elo essencial entre a empresa e o cliente.

3.  Escute o cliente:   Oriente  sua equipe a escutar de fato as manifestações dos clientes. Isso exige presença, interesse e mais que atenção, exige acuidade na expressão, tonalidade de voz cordial, postura corporal atenciosa e olhar sincero. Isso também significa respeito. Quando escutamos o cliente, podemos identificar outras necessidades dele e atende-las. Ponto pra sua equipe!

4.   Agradeça pela preferência: Nunca é demais agradecer ao cliente por ter comprado no seu estabelecimento e incentivá-lo a falar  como recebeu os  serviços.  Um  “Obrigada”, “O Senhor ou Senhora foi bem atendido (a)?” ou “Volte sempre que precisar” pode soar muito simples para pessoas que não sabem do verdadeiro significado na arte de encantar o cliente”. Gestos simples criam percepção de boa acolhida e interesse nas necessidades do cliente.

Portanto, colocando essas dicas em prática e incentivando a participação dos próprios atendentes com outras ideias, pode garantir um bom relacionamento com seu cliente no atendimento, leva-los a sentirem-se mais satisfeitos e apreciarem muito mais seus serviços e sua empresa. Quando eleva o valor emocional do atendimento, conta ponto para todos – mais clientes, mais lucratividade, empregos estabilizados e ciclo virtuoso nos negócios.  

Que tal começar a pensar sobre isso?

Espero que este post tenha ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe

Forte abraço e sucesso.

Vera Lucia Silva

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