Olá, tubo bem
Já há muito tempo, que falar
sobre a questão emocional deixou de vez o espaço único dos analistas, psicanalistas e
psicólogos para adentrar definitivamente no mundo dos negócios, trouxe as pessoas para o centro e direcionou ações, também para o atendimento ao cliente.
Você já leu algo a respeito?
Depois do fantástico livro “Inteligência
Emocional” de Daniel Goleman, que em meados de 2005 vendeu cerca de seis
milhões de exemplares no mundo todo, tal conceito nos direcionou para a educação emocional, trazendo mais qualidade para os nossos relacionamentos interpessoais dentro das empresas.
Na outra ponta, outro livro que li, também muito interessante, ensina como tratar das emoções do cliente.
Para o autor David
Freemale “O que agrada aos clientes” (2001, pg.47) - uma das premissas é
que a empresa deve agregar valor emocional e positivo ao seu negócio. Podemos
refletir dessa ideia o tipo de relacionamento que a equipe linha de frente tem
com o cliente. O autor define que: “A
intensidade com que os clientes apreciam a sua empresa (e o seu pessoal) é uma
função de valor emocional que você agrega ao seu relacionamento”.
Daí que, separei quatro dicas, que podem podem ajudar o seu atendimento a crescer no conceito do cliente, melhorando
seu relacionamento e elevando o seu valor emocional:
1. Chame o cliente pelo nome: De imediato, no atendimento presencial, procure
saber o nome do cliente e chamá-lo pelo nome. Isso causa boa impressão, promove
a simpatia e acolhimento cordial na acolhida.
2. Acolha o cliente com um sorriso: Recepcionar o cliente com um sorriso é uma regra básica. Porém, incentive sua equipe de atendimento a sorrir de modo mais genuíno e
caloroso, que pode fazer uma grande diferença na hora do cliente ter que optar entre
comprar de você ou comprar do seu concorrente ao lado. Lembrando, que 70% da
satisfação do atendimento estão associados ao tratamento dispensado pelo
atendente. Ele, O atendente – certamente é o elo essencial entre a empresa e o
cliente.
3. Escute o cliente: Oriente sua equipe a escutar de fato as
manifestações dos clientes. Isso exige presença, interesse e mais que atenção,
exige acuidade na expressão, tonalidade de voz cordial, postura corporal atenciosa
e olhar sincero. Isso também significa respeito. Quando escutamos o cliente, podemos identificar outras necessidades dele e atende-las. Ponto pra sua equipe!
4. Agradeça pela preferência: Nunca é demais agradecer ao cliente por ter comprado
no seu estabelecimento e incentivá-lo a falar como recebeu os serviços. Um “Obrigada”,
“O Senhor ou Senhora foi bem atendido (a)?” ou “Volte sempre que precisar” pode
soar muito simples para pessoas que não sabem do verdadeiro significado na arte
de encantar o cliente”. Gestos simples criam percepção de boa acolhida e interesse
nas necessidades do cliente.
Portanto, colocando
essas dicas em prática e incentivando a participação dos próprios atendentes
com outras ideias, pode garantir um bom relacionamento com seu cliente no
atendimento, leva-los a sentirem-se mais satisfeitos e apreciarem muito mais seus
serviços e sua empresa. Quando eleva o
valor emocional do atendimento, conta ponto para todos – mais clientes, mais
lucratividade, empregos estabilizados e ciclo virtuoso nos negócios.
Que tal
começar a pensar sobre isso?
Espero que este post tenha ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe
Espero que este post tenha ajudado. Se você gostou, comente com a gente e compartilhe
Forte
abraço e sucesso.
Vera Lucia Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário