INSPIRACIONAL
As “desculpites” que arranjamos, nos impedem de acreditar que nossos sonhos e expectativas são bons o suficiente e protelamos de alcançar nossos objetivos.
Você já parou pra pensar, em quantas coisas você tem deixado por fazer e por que as coisas que mais dedica energia não acontecem?
Então, talvez, não tenha conseguido um aumento de salário, porque simplesmente não teve coragem de pedir ao seu chefe. Mesmo avaliando positivamente os seus resultados e potenciais aplicados na empresa durante o ano todo.
Outra, a vaga na faculdade, tão sonhada terá que ficar o próximo ano, afinal, visto que você não conseguiu se preparar a tempo, como outros candidatos.
Você, já viveu experiências parecidas?
E por que isso pode estar acontecendo Vera Lucia?
Então, continue lendo o nosso post, até o final e você vai ficar sabendo o que acontece e sugestão de melhorias.
As desculpas nossa, de cada dia
Segundo especialistas que estudam o comportamento humano, quando as coisas não acontecem é porque estamos arranjando desculpas e não percebemos esta nossa atitude inconsciente.
Seja pela falta da automotivação, que não aparece, ou colocar para nos mesmos de que não somos proativos ou capazes, antecipamos os resultados, antes mesmo de tentá-los.
Quer ver uma coisa?
Pensamos no que queremos e, em seguida, já trazemos as respostas prontas, por exemplo: "O chefe não dará atenção a minha solicitação visto que estamos dentro de uma crise global" , "o curso que quero fazer é muito concorrido e não estou com tempo para estudar".
Chegamos mesmo a acreditar, que nossos sonhos e expectativas não são tão bons o suficiente e protelamos para uma próxima oportunidade. Quem sabe? Talvez um dia eu consiga...
Você, já leu algo a respeito da procrastinação?
Igualmente, este é um comportamento humano que podemos definir como procrastinação. Procrastinar significa adiar e deixar para fazer depois, mesmo as coisas que nos são importantes colocando-nos cada vez mais longe dos nossos objetivos. Procrastinar é irmã da desculpa.
Contudo, temos como mudar este comportamento.
Veja que interessante!
O escritor David J. Schwartz, autor do entusiasmante livro “A mágica de pensar Grande”, lançado pela editora Record, dedicou um capítulo inteiro do seu livro para falar como Vacinar-se contra a “Desculpite”, a Doença do Insucesso, um dos males que levam as pessoas ao encontro do fracasso em tudo que faz. Afirma Schawartz, que uma pessoa bem sucedida não tem inclinação para arranjar desculpas e descreve quatro atitudes para nos defendermos contra ela e darmos o primeiro passo rumo ao que queremos e alcançar nossas realizações.
Conheça agora, quais são as 4 atitudes para cessar com as "Desculpite"
- Para as pessoas que acreditam não terem saúde para continuar buscando seus sonhos: Pare de pensar na saúde ou se preocupar com ela, quanto mais foco dá para o problema, mais a tendência é aumentar. Seja grato à saúde, tal como ela é.
- Para as pessoas que acreditam que não têm inteligência e cabeça suficiente para alcançar o sucesso: Jamais subestime a sua própria inteligência e jamais superestime a dos outros. Repita varias vezes por dia: ”Minhas atitudes são mais importantes do que a minha inteligência”, quando isso acontece você está praticando atitudes positivas, seja no seu meio social ou profissional e use a mente da forma correta, criando e desenvolvendo ideias, para descobrir novas e melhores maneiras de realizar as coisas.
- Para as pessoas que se desculpam acreditando e afirmando serem velhos de mais para fazer mudanças em suas vidas: Sugere, em vez de dizer “Eu já sou muito velho”, ao contrário, diga “Eu ainda sou muito novo”, isso vai de encontro às mudanças que quer para si, como se fosse mágica, só pelo fato de adotarmos atitudes corretas.
- Para pessoas que acreditam serem diferentes, que atraem má sorte e que nada da certo em suas vidas: “Nada acontece sem uma causa” é preciso ficar atento às próprias emoções e aos pensamentos. “Aceite a lei de causa e efeito”, que certamente atrairá para você o que guarda no pensamento. Evite pensar de modo ansioso e de que somente a sorte é contribuidora do seu sucesso. O sucesso, passa por princípios que o conduzem, busque concentrar-se no planejamento realista, no preparo e, finalmente, no desenvolvimento da qualidade que você possui e que o farão vitorioso.
Portanto, se você se percebe dentro de uma dessas situações, reflita profundamente se não é hora de mudar, parar de arranjar desculpas para tudo e fazer as coisas acontecerem.
Tem uma frase de Gabriel O Pensador que acho que vale a pena complementar este post: “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!”.
Pense sobre isso e forte abraço.
Você pode mais do que você pensa!
Você pode mais do que você pensa!
Vera Lucia Silva