quarta-feira, 23 de março de 2022

Mindfulness: mais foco e atenção para alcance dos seus objetivos

 ESPIRITUALIDADE E AUTOCONHECIMENTO 

Imagem Pexels


Olá, tudo bem. Eu espero que sim 😊

Para este post eu resolvi falar de uma leitura bastante interessante e sugestiva, incluindo uma técnica de meditação, que cada vez mais tem sido indicada como ferramenta solucionadora para a falta de foco e atenção e para a melhora de sentimentos, que é o mindfulness.

Você já leu algum livro ou assistiu alguma palestra ou vídeo a respeito deste tema?

Se você ainda não viu nada, torço para que siga comigo até o final do texto e você vai saber o que é mindfulness, qual a importância, os benefícios e porque praticá-la, pode te ajudar com seus objetivos.

 

O que é Mindfulness?

Então,  “Mindfulness” é uma palavra que pode ser traduzida como “Atenção Plena”, que significa uma prática de concentração no momento presente.

Se a gente for pensar na importância e relevância desta prática para os nossos objetivos (pessoal e profissional) que a gente busca para a nossa vida, é só lembrarmos da correria estressante que é o nosso dia a dia. Uns mais e outros menos e por diferentes motivos, chegamos a momentos de sermos intolerantes por pequenas coisas, com a gente mesmo e com as outras pessoas ao nosso redor. Só que este comportamento não é nada bom.

Quer ver um exemplo, -  aquele colega que chega no local de trabalho, e quando você dá um bom dia, ele pergunta “Bom dia por que?”. Ainda não para por aí, ele ainda complementa: “Só se for bom dia pra você”.

Bom, se ele começa assim o seu dia, imagine como ele vai chegar no final dele.

O problema, é que andar pela vida dando patada em todo mundo e desforrando nossas raivas, isso só nos leva a afastarmos as pessoas do nosso convívio.

Da mesma forma, trazemos dificuldades para tratar com nossos clientes e ainda sujeitamos nossa família e amigos com os nossos descontroles.

Quem nunca conheceu alguém assim, ou também já agiu dessa forma em algum momento, que atire a primeira pedra.

Todos nós somos suscetíveis e tendenciosos a enxergar o lado mais difícil das coisas, seja no trabalho ou diante de nossos relacionamentos.

Porém, agindo assim, estamos colocando a perder muitas oportunidades a de sermos bem-vistos e quistos pelas outras pessoas.

Só por isso, já acredito que vale a pena a gente procurar conhecer, aprender sobre o mindfulness e como praticar em nossa vida.

Você não concorda comigo?

 



Mark Williams e Danny Penman

   Atenção plena – Mindfulness

Editora Sextante 


Quais os benefícios da prática da meditação de “Atenção Plena”?

Segundo os pesquisadores da atenção plena e autores do livro, Mark Williams e Danny Penman são inúmeros os benefícios desta prática em nossa vida. Podemos citar alguns:

ü A atenção plena nos encoraja a romper com os hábitos de pensamento e comportamento que nos impedem de aproveitar plenamente a vida;

ü A meditação da atenção plena ensina você a reconhecer lembranças e pensamentos prejudiciais assim que surgirem;

ü A meditação da atenção plena te ajuda a romper com hábitos danosos para sua vida;

ü A meditação de atenção plena melhora o funcionamento do cérebro, abrindo espaço de tempo para que você possa fazer escolhas melhores e solucionar seus problemas;

Separei um trecho do livro, que afirma: “Diversos centros de pesquisa ao redor do mundo continuam descobrindo os benefícios da meditação da atenção plena sobre a saúde física e mental.

Eis um deles: Atenção plena, ternura e positividade - A professora Barbara Fredrickson e seus colegas da Universidade da Carolina do Norte provaram que a meditação concentrada na ternura por si mesmo e pelos outros reforça as emoções positivas, levando a uma sensação de maior prazer pela vida. Após nove semanas de treinamento, os meditadores desenvolvem uma sensação de propósito e têm menos sentimentos de isolamento e alienação, além de apresentar menos sintomas de doenças como dores de cabeça, dor no peito, congestão e fraqueza.”

Isso é bastante importante, né não!


Práticas do Mindfulness – Atenção Plena

No livro - Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar paz num mundo frenético, traz diversas práticas meditativas para a atenção plena, que são ensinadas pelos autores, inclusive com um programa para quem quiser seguir e receber mais resultados para a saúde mental, emocional e na sua vida física.

 Um exemplo é a Prática de Felicidade

Respiração com atenção Plena

Tempo necessário:

15 minutos por dia por, pelo menos 1semana (Mas as evidências mostram que a atenção plena aumenta mais, quanto mais você prática).

Confira no Saiba Mais, o link que te dá acesso a 8 áudios, para acompanhar o programa indicado pelos autores.

 

Imagem Pexels


Meditação Vipassana (Meditação de Insight)  

Minha experiência com a meditação de atenção plena “Mindfulness”, já há algum tempo tem sido a “Meditação Vipassana”. Esta prática tem me ajudado a ser uma pessoa mais positiva, carinhosa comigo e me estimula a lidar da mesma forma com as pessoas.

O objetivo principal da meditação Vipassana é purificar a nossa mente, enquanto praticada, ela vai eliminando o sofrimento, tirando a ansiedade e o estresse. Tudo isso nos ajuda a trazer mais foco e atenção para os sentimentos que realmente importam para nós.

Com a meditação vipassana, ela ajuda você a trazer mais compaixão, benevolência e gratidão para a sua vida.

Para esta meditação existem alguns estágios, os quais a pessoa praticante deverá progredir: 1-desapego, 2-concentração, 3- alcançar mais tranquilidade e 4- autocontrole.  

Para mim, este tipo de meditação, além de outras técnicas que faço normalmente, tem me ajudado a estar mais presente, mais consciente das minhas emoções, o que me ajuda a controlá-las. Este exercício, também vem contribuindo para que eu diminua a reclamação, sendo menos reativa, e tecendo menos julgamento (Percebo que este aspecto meu, ainda é bem forte srsr)... Mas certamente, quanto mais eu praticar a atenção plena, mais isso vem me ajudando a melhorar e reprogramar a qualidade da minha mente. Estou apostando nisso! 😉

A prática da meditação vipassana é bastante simples, na qual eu dedico alguns minutos por dia, normalmente à noite, antes de dormir.

Técnica da Meditação Vipassana:

Reservar um tempo, 5 a 6 minutos, até mais. Depende muito de você;

A ideia é trabalhar a concentração no envio de benevolência para pessoas específicas, começando por si mesmo, em seguida um mentor espiritual, uma pessoa amada, uma pessoa neutra e a última, uma pessoa hostil.

Você pode acessar um artigo completo, que fala sobre como fazer esta técnica da Meditação Vipassana, pelo site Luz da Serra, do Bruno Gimenez, por aqui.

 

Conclusão

Como vimos, podemos ganhar mais foco e atenção, alcançar mais qualidade mental e emocional, cultivando sentimentos mais felizes com a prática do mindfulness – atenção plena e isso pode ajudar, ampliando o nosso equilíbrio, tratando das coisas que nos são importantes com bastante positividade e ternura, começando por nós mesmos. Você consegue melhorar os seus relacionamentos com esta prática e, consequentemente, os seus objetivos. Mas você consegue isso estudando mais sobre a atenção plena e começando a praticar.  

Que bom que você conseguiu chegar até aqui comigo!  Isso só demonstra o quanto você quer melhorar a si mesmo e seguir em frente. Meus parabéns! 

Veja o que te faz sentido, avalie seu propósito e como esta dica pode te ajudar.

Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

Williams, Mark; Penman, Danny. Atenção plena – Mindfulness (p. 11). Sextante. Edição do Kindle.

www.esextante.com.br/atencaoplena/ - Para acessar os áudios indicados no programa do livro.

Meditação Vipassana: https://www.luzdaserra.com.br/meditacao-vipassana/

#Mindfulness  #Atençãoplena   #Focoeatenção   #Saúde  #Melhoradossentimentos    #Meditação    #Vipassana  #Alcancedeobjetivos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário