quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

5 erros que você deve evitar ao fazer o seu desenvolvimento pessoal

 DESENVOLVIMENTO PESSOAL



                                                                                            Imagem Pexels


Olá, tudo bem? Espero que sim 😊

 

“Reserve algum tempo de seu dia, pare e pense em suas prioridades, assegurando-se que está usando bem cada minuto.

Brian Tracy

Terminando o ano e olhando pra trás vimos que não foi nada fácil chegar até aqui. Não é verdade? Tivemos momentos de grandes desafios e muitos deles conseguimos superar. Foi necessário nos reinventar e criar novas atitudes para continuar caminhando bem em nosso trabalho, em nossos estudos e com nossos relacionamentos. E, em meio a tudo isso, continuar perseguindo nossos objetivos. Sejam eles pessoais ou profissionais.

E você sabia que o seu desenvolvimento pessoal tem fortes implicações e cria um verdadeiro impacto no resultado que está buscando para sua vida?

Eu acredito que você já sabe disso e foi com a ideia de te ajudar a refletir melhor sobre este tema, que escrevi este post.

 

Posts relacionados:

Desenvolvimento pessoal: 6 passos para começar o seu  

Inteligência Emocional: 4 atitudes para alavancar o seu desenvolvimento pessoal

5 livros para investir no seu autoconhecimento 

Autorresponsabilidade: as 6 leis para aplicar na sua vida 

Inteligência Emocional: 4 atitudes para alavancar o seu desenvolvimento pessoal 


Confira abaixo os cinco erros, que você deve evitar na hora de colocar o seu desenvolvimento pessoal inteiramente a seu favor:

Primeiro Erro- Deixar de registrar seus objetivos e metas: Este é um erro muito comum e, eu mesma já fiz isso várias vezes. Queremos que as coisas aconteçam em nossa vida, mas não lembramos que as avaliar, registrá-las, elencar prioridades e definir prazos são importantes. Segundo Brian Tracy, considerado um dos maiores Coach do mundo ensina que, é necessário reservar algum tempo do nosso dia, para pensar em nossas prioridades, o que nos ajudará a assegurar que estamos usando bem o nosso tempo. Por isso, deixar de colocar no papel seus objetivos e metas pode ser um erro, que mais para frente lhe trará graves consequências. Anotar seus objetivos te ajudará a pensar mais sobre eles,  criar suas metas e cuidar do tempo e dedicação a cada etapa.

Segundo Erro - Não se dedicar a leitura e estudos de livros, sejam específicos ou não: Várias vezes coloquei abertamente, aqui pelo meu blog, que já fui uma leitora extremamente assídua e implacável neste hábito. Hoje, por força de outras necessidades minhas, leio bem pouco, contudo, busco separar ao menos dois livros mensais com temas diversos, entre eles: espiritualidade, bem-estar, psicologia, neurociências, inteligência emocional, qualidade da mente e outros assuntos, que me dão muito prazer, me garantem atualização e me ajudam a manter um direcionamento no meu autodesenvolvimento. Não se propor a ler e a estudar é um equívoco, quando almejamos nosso desenvolvimento pessoal.

Terceiro Erro – Não criar uma estratégia de ação para se desenvolver: Da mesma forma que ler e estudar são essenciais para o seu desenvolvimento pessoal, criar ações bem direcionadas, desenhar um mapa de crescimento também o são. Existem várias formas de você fazer isso. Uma delas é criar uma agenda de estudos simples, pode ser no computador ou anotar num caderno. Pode iniciar, dividindo pelas áreas da sua vida, escolher uma ou duas as quais irá se dedicar e focar em melhorias, na ampliação de conhecimento e novas atitudes. Especialistas que falam sobre mudanças de comportamento indicam que duas áreas já são suficientes para começar, nas quais possa ter mais foco. [O que fazer, como fazer e quando fazer]. Se você ainda não definiu uma estratégia de ação para o seu desenvolvimento pessoal, já é um sinal de que pode estar caminhando a esmo e chegará a qualquer lugar, menos aonde você, realmente quer e gostaria. Nos seus objetivos ;)   

Quarto Erro – Não assumir a responsabilidade pelas coisas que acontecem em sua vida: Tá, com certeza este tem sido um grande desafio para a grande maioria das pessoas. Afinal, é muito tranquilo e confortante colocar a culpa no governo, no marido, na esposa, no chefe e na família, quando as coisas não saem como a gente quer. Eu mesma já usei de desculpas parecidas pelos meus fracassos, e coitado do ouvido do meu esposo, que se injuriava com as pessoas do meu trabalho e colegas invejosos. Errar é humano e eu assumo isso, mas te falando de coração, não faça isso! Não vá por este caminho! Não cometa este mesmo erro! Aprendi, que todas as vezes em que apontei um dedo para o lado, haviam dois apontando diretamente para mim. Depois, quanto mais eu me comportava desta forma, mais eu dava poder ao outro de decidir sobre a minha vida. Eu também criei um ou outro problema - Eu comecei a acreditar que não poderia, jamais, mudar nada em meu trabalho e em minha vida. Sabe aquela coisa de ficar na zona de conforto? Então, ela existe e pode causar a desmotivação. Esta experiência foi durante um bom tempo, triste e dolorosa, já que eu pensava que não tinha capacidade de cuidar de mim mesma. Assumir meus fracassos como resultados das coisas que eu mesma fazia foi o pontapé inicial e uma virada para uma mudança positiva e libertadora. Deixar de assumir a responsabilidade pelas coisas da sua vida é praticar o não desenvolvimento, que só acontece quando resolve criar uma atitude. Veja aí, se este erro também não está emperrando o seu sucesso.

Quinto Erro – Não investir no seu desenvolvimento emocional: Você já leu ou ouviu falar em algum lugar sobre esta frase? “Somos contratados pelas nossas competências técnicas, porém somos desligados do trabalho pela falta da inteligência emocional”. Então, existem estatísticas sérias e comprovadas de que pessoas por mais talentosas que sejam, se não tiverem um bom domínio emocional, não prevalecem em suas carreiras. Você pode conferir na matéria, que saiu no G1 da Globo (2018 atualíssima), com o título: “9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental”. Acesse o link no Saiba mais. E esse é um dos erros graves para quem busca apenas a capacitação técnica ou mesmo fazer uma boa faculdade, sem, contudo, ter um olhar para o seu autoconhecimento e entendimento do quão resiliente são suas bases para o equilíbrio emocional. Erradíssimo não procurar saber, se informar e aprender a fazer práticas, ou dominar técnicas, que te levem a ter mais inteligência emocional na vida. De pouco ou nada servirá o seu desenvolvimento pessoal, sem este conhecimento real.

Conclusão

Se não foi nada fácil chegar até aqui e se você deseja alcançar melhores resultados em seu trabalho, nos seus relacionamentos e na sua vida, é necessário agir e evitar a todo custo estes cinco erros ao fazer o seu desenvolvimento pessoal.

Pense sobre isso, mude suas atitudes, aja e seja feliz!

Você pode ir mais além.

Quer ajudar mais pessoas a refletirem sobre este tema? É só compartilhar nas suas redes sociais. 

Forte abraço.

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2018/09/18/9-em-cada-10-profissionais-sao-contratados-pelo-perfil-tecnico-e-demitidos-pelo-comportamental.ghtml - Acesso 10/02/2021

#Errosqueimpactamoseudesenvolvimentopessoal   #Nãoregistrarmetaseobjetivos    #Nãoinvestiremleitura  #Nãocriarestratégiasdeação   #Nãoassumirresponsabilidades  #Nãoterequilíbrioemocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário