quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O autoconhecimento é uma atitude


Olá, tudo bem ;)

Você já tentou se posicionar diante de um amigo, ou algum colega do trabalho, buscando ser mais assertivo (a), dando sua opinião ou fazendo uma escolha simples e na hora “H”, tudo foi por água a baixo?

Quem sabe, você tenha ficado com a sua opinião entravada na garganta e acabou, de novo, indo almoçar naquele restaurante que você tanto detesta?

Bom, se você já passou por isso, ou ainda passa por situações parecidas, saiba que você não está só.

Eu mesma já me peguei várias vezes chateada, pela falta de postura e decisão, que poderia tranquilamente tomar, sendo uma pessoa mais assertiva.

Foi somente depois que comecei a me estudar, me conhecer mais, que este comportamento ficou claro para mim e pude fazer algo a respeito.

Com mais autoconhecimento, também consegui me enxergar de outra maneira.

Como uma pessoa mais autoconfiante, que tem direito de se posicionar sobre algum assunto, manifestar o que penso, sinto ou, simplesmente escolher o que prefiro.

Depois disso, eu passei a sentir mais satisfação comigo mesma.

Quando ajo desta forma, é porque estou sendo uma pessoa assertiva e, ainda mantenho a minha autoestima elevada.

 

Assuntos relacionados:

 5 livros para investir no seu autoconhecimento 

Autoconhecimento: 5 dicas para ter mais sucesso e realização na sua vida

Autoestima: 5 dicas para potencializar seus resultados 


Meu objetivo ao escrever este post, é que você saiba o que é o autoconhecimento, compreenda de que forma esta ferramenta pode te ajudar a fazer mudanças positivas e poderosas para a sua vida e aprenda dicas de como exercitá-lo.

 


Autoconhecimento é uma atitude

Existem inúmeras pessoas, que vivem conflitos iguais ou parecidos com o que falei acima, pelo fato de não terem mais autoconhecimento e não buscarem saber com este processo funciona.

Pelo dicionário, o autoconhecimento é definido pelo conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc.

O autoconhecimento é uma atitude extremamente importante a se tomar, quando desejamos fazer mudanças em nós mesmos e transitar pela vida de modo mais tranquilo, confiante e feliz.

Com mais autoconhecimento, você deixa claro na sua mente quais são suas aptidões, seus hábitos (positivos e negativos), suas inclinações, tendências, padrões de pensamento, seus gostos, entre outros. Desse modo, você saberá o que pretende alterar.

O autoconhecimento é um caminho seguro, para encontrar com o que somos, nos aperfeiçoarmos, para então, irmos para onde queremos chegar.  

 

“Nada é mais confortante e libertador do que permitir-se ser você mesmo – e gostar disso.”

Lilian Seiko Kato

 

 Autoconhecimento: atitude de nos enxergar, verdadeiramente como somos

Geralmente, fazendo o autoconhecimento nem sempre encontramos só coisas positivas sobre nós. Ao contrário, podemos descobrir algumas características, que se uma outra pessoa dissesse para nós, primeiro não acreditaríamos e segundo, corremos o risco de parar de falar com a pessoa.

Contudo, conhecer certos aspectos íntimos, pode nos ajudar a compreender porque agimos desta ou daquela maneira e nos levar além da assertividade, com ganhos no lado pessoal e profissional. 

O autoconhecimento pode nos ajudar a ser pessoas melhores do que já somos, porque podemos aperfeiçoar nossos sentimentos (emoções), pensamentos e agir de modo mais adequado.  

Nossas metas e objetivos podem ser mais rapidamente alcançados, quando nos conhecemos e sabemos o que queremos realizar. Este é um exemplo que te falei, do poder que o autoconhecimento pode te dar. ;)

Lembrando, que só podemos mudar aquilo que sabemos e ou reconhecemos de nós mesmos.

Tá aí uma grande oportunidade de transformar aquilo que precisa ser transformado, ao contrário de passar a vida olhando para fora e reagindo ao que já está lá.

Aprenda a olhar para dentro de si mesmo. Este processo é o  autoconhecimento. 


Dicas: #Conheça a seguir alguns exercícios para embarcar no seu Autoconhecimento 

1- #A meditação : A meditação é um processo de silenciar e esvaziar a mente, embora existam discordâncias entre praticantes e especialistas, de que isso, realmente seja possível e que seja o único objetivo. Existem inúmeras filosofias e tradições das escolas da meditação, que podem nos ajudar a conhecer mais sobre esta técnica, saber dos seus benefícios e ensinar suas práticas. (Confira a  sugestão do site  Portal Iluminação). Fato é que a meditação, pode ser  uma grande aliada, te ajudando a ser mais seletivo (a) com seus próprios pensamentos e atentar aos sentimentos, que lhe afloram. A sua atitude sempre é baseada nesses dois elementos, que são importantes: sentimentos e pensamentos, que geram o seu comportamento.   

2- #Pratique a auto-avaliação: para isso mantenha um caderninho sempre a mão, onde possa anotar diariamente seus resultados. Seja observar suas ações e/ou reações, quando lhe chega um pensamento, ou quando no relacionamento com outras pessoas. A auto-avaliação é um processo amoroso, que te ajuda a se conhecer mais. 

3- #Abra-se para o auto-questionamento: Fazer perguntas para si mesmo (a) e tornando isso um hábito, com o tempo, esta prática te levará a ter mais flexibilidade consigo mesmo. A ideia é questionar e responder sem o senso repressor (do que está fazendo de certo ou  de errado). Apenas questione e deixe vir a resposta. Aceite o que está vindo, sendo que parte das respostas, muitas delas virão do seu profundo inconsciente. Também é uma oportunidade de construir mais amorosidade consigo mesmo.;)

4- #Registre suas crenças e valores: Nós lidamos com a vida de acordo com nossas crenças e valores, que são nossos filtros. Parte desses sentimentos e o que entendemos como verdades foram aprendidas enquanto éramos muito crianças. Dependendo do que aprendemos e da forma como absorvemos as lições (família, escola, na rua com amigos, cultura, tradições etc), se não foram tão positivas, hoje pode estar impactando negativamente, em algum aspecto da nossa vida, seja em nossos relacionamentos, trabalho ou na vida pessoal. Este exercício de anotar o que acredita e porque toma suas decisões, pode te ajudar, com o tempo a reprogramar suas crenças. Primeiro, você vai aprendendo mais sobre você, no que tange as crenças e a seguir, você vai descartando aquelas que não te servem mais. Também, aos poucos, poderá modificar seus valores ou firmá-los. Não me lembro quem, exatamente, disse esta frase, mas acho interessante para esta questão do nosso autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: "Nós não somos uma árvore". 

Lembrando que, qualquer prática ou exercício que você venha a adotar para o seu autoconhecimento, é fundamental que faça com total franqueza, sem medos e com coragem para poder lidar com uma parte de você, que por não pensar a respeito, acabou ficando por muito tempo guardado e adormecido. No entanto, esta parte singular, que é só sua, ao revisá-la e colocá-la em ordem, pode fazer uma grande diferença, para que outras transformações poderosas ocorram em sua vida. 

O autoconhecimento te ajuda a ter mais auto-consciência

 

Conclusão

Com a atitude do autoconhecimento, você pode se tornar uma pessoa mais assertiva, desenvolver outras áreas da sua vida para sentir, cada vez mais, satisfação em ser você mesmo. 

Suas conquistas e realizações sempre começam, quando você toma uma atitude de ser mais feliz!

Pense sobre isso.

Se você curtiu ou gostou deste post, deixe um comentário e compartilhe. 

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

Saiba Mais: 

http://www.portalcmc.com.br/equilibrio03.htm

Imagens da Freepik

 #autoconhecimento     #assertividade    #sermelhor    #serfeliz

2 comentários:

  1. Obrigada pelo prestígio da frase. Abraços
    Lilian Seiko Kato

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian, eu quem agradeço por me inspirar. Sua frase me fez mergulhar em mim mesma e me ajudou a criar o texto. Abraços ;)

    ResponderExcluir