terça-feira, 31 de março de 2020

Sabedoria de Brené Brown


Inspiracional 



Paisagem, Neve, Gelo, Geada, Bicicleta
(Imagem: Pixabay) 




“A verdade é que cair dói.

O desafio é manter a coragem e

Descobrir como se levantar.”




Brené Brown 

Nascida em 18/11/1965

 PhD, Professora, conferencista, autora cinco best-sellers (entre eles “A coragem de ser imperfeita” , "Mais forte do que nunca) e "Eu pensei que fosse apenas eu (mas não é)".

 Passou os últimos treze anos estudando a vulnerabilidade, coragem, empatia, dignidade e vergonha do ser humano.


domingo, 22 de março de 2020

Inspire-se! Seja o capitão da sua alma


INSPIRACIONAL
Grand Canyon, Natureza, Feminino, Divina
Olá Amigos, tudo bem!
Em tempos como este, quando muitas coisas estão jogo, a nossa paz, harmonia, alegria e outros sentimentos, sendo necessidades tão pessoais, tão íntimo de cada um, vale a pena a gente buscar inspiração pra continuar seguindo em frente.
Você concorda comigo?
Então, com este intuito fui buscar algo diferente para este post, que passasse um pouco dos meus sentimentos e, ao mesmo tempo, pudesse solidarizar ao seus, na busca por atitudes que nos propicie mais calmaria, equilíbrio emocional e compreensão pelo que todos nós estamos vivendo neste exato momento.
Olha que inspirador, encontrei na internet, lá no site da Fabíola Simões – A soma de todos os afetos - este lindo poema “Seja o capitão da sua alma”, que achei muito oportuno pra gente refletir juntos. Já conhecia este poema, ouvi em vídeos de treinamentos motivacionais, de coachs e lideranças. Talvez, você também já tenha lido ou ouvido em algum lugar.
Mantive o texto íntegra, pois gostei muito da interpretação da colaboradora do site, a Cristiane Mendonça.
Vamos ler juntos...
Pôr Do Sol, Barco À Vela, Barco, Mar
Seja o capitão da sua alma
“Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino;
Eu sou o capitão da minha alma.”
O trecho do poema Invictus do escritor britânico, William Ernest Henley, falecido em 1903, traduz a perfeita oração de quem passa por um momento de dificuldade na vida. Afinal, quem nunca? Mas, o que chama a atenção nesses versos não é a angústia de quem os vive, mas a grandeza e a coragem que eles evocam. Não por acaso, esse poema inspirou um dos maiores líderes da história: Nelson Mandela. Um homem que lutou contra a segregação racial na África do Sul e foi preso durante longos 27 anos por isso. Quando saiu da prisão, Mandela não foi em busca de vingança ou amargura. Mas, continuou pregando a igualdade racial. Em 1993 recebeu o Nobel da Paz e continuou escrevendo sua própria história como um homem a serviço do bem.
Por isso, “Eu sou o mestre do meu destino” é um ensinamento valioso! Por que deixarmos nas mãos dos outros a opinião sobre nós mesmos? Por que desperdiçarmos na angústia do amanhã o nosso momento presente? Por que? Se somos os capitães de nossas almas, quem poderá guiar esse barco a não ser nós mesmos?
Ainda há tempo para aprender andar de bicicleta, mesmo que com 47 anos. É possível pedir perdão ao irmão que mora longe, mesmo que tenha passado dez anos. Você pode trabalhar naquilo que acredita, mesmo que não seja o dono das “cinco melhores empresas do país”.
Somos exatamente aquilo que acreditamos ser! Então, acredite que você possa ser simplesmente o que deseja. Onde mora sua criança interior? Aquele menino de pés descalços que subia em árvores e pulava destemido no rio?
Entender quem somos e onde desejamos (verdadeiramente) chegar na vida ajuda a guiar nossos passos. Não se perca no caminho! Não se abandone! Sua história é você quem escreve. Somente você!
Enfim, quais lições que a gente pode tirar deste poema? 
Fonte de Crédito:
Gratidão Fabiane e Cristiane! O site A soma de todos os afetos, está de parabéns! Eu recomendo. 😉

Quanto ao poema,  é realmente maravilhoso, fez um grande sentido pra mim e espero sinceramente, que também possa inspirar você,  leitor do Atitude e Relacionamento em Dia.


Abraços, Força, Luz e Sucesso para todos!



Vera Lucia Silva   



Saiba mais:

Conheça o site da Fabiana - A soma de todos os afetos https://www.asomadetodosafetos.com/2018/05/seja-o-capitao-da-sua-alma.html


Fotos da Pixabay 

sexta-feira, 20 de março de 2020

PARTE 2: Autoestima: Seis dicas para potencializar seus resultados



Natureza, Mundo Animal


“O amor é a grande cura milagrosa. Amar a nós mesmos faz grandes milagres.”

Louise Hay


Olá amigo, amiga

Tudo bem

Continuando a segunda parte sobre o tema da autoestima, se você já leu a primeira parte, já ficou sabendo porque ela é importante para potencializar os seus resultados. Certo

Se ainda não leu, sugiro que comece por aqui.

Quando a nossa autoestima está elevada, além fazer a diferença internamente, pra você, ela também te faz ter uma releitura mais empática do mundo exterior.

Segundo Nathaniel Branden, autor do livro Autoestima: Como aprender a gostar de si mesmo, “quanto maior a nossa autoestima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade”. Ainda para o mesmo autor, “Quanto maior a nossa autoestima, mais alegria teremos pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de viver dentro dos nossos próprios corpos.”

Então, existem inúmeras atitudes, que pode levar você, eu e muitas outras pessoas a cuidar da autoestima, fortalece-la e mantê-la elevada, para desta forma potencializar os nossos resultados.  




Vamos conferir as seis dicas,  pra gente colocar tudo isso em ação...



1-  Busque ser uma pessoa mais congruente

Mulher, Pensativo, Jovem, RostoNa Programação Neurolinguística – PNL, ser uma pessoa congruente significa pensar uma coisa e fazer exatamente esta coisa. Se comprometer com algo que esteja no seu alcance por fazer. Ou seja, evite demonstrar para o mundo que o que você não é. Isso é ser incongruente com o que pensa e sente.  Quando age assim, sua autoestima tem a tendência de baixar, porque seu interior (autoconsciência) sabe do que você é ou não capaz de fazer. Agindo assim, é como se não se aceitasse o que você é. (lembra da Violet, que quase estava deixando sua felicidade escapar?) Seja mais congruente.



2-   Faça um memorando das suas pequenas conquistas e realizações
  
Pôr Do Sol, Dia, Verão, Céu, Beleza    Por mais simples que sua vida possa parecer, sempre tem alguma coisa que conseguiu fazer corretamente, com atenção e alcançou um bom resultado. Por exemplo: como preparar um jantar especial para toda a família; talvez, você tenha terminado um curso importante, que inicialmente lhe parecera difícil de acompanhar, ou, quem sabe, recebeu o boletim do seu filho no final do semestre e lembrou que dedicou parte do seu tempo para ajuda-lo nos estudos e exercícios de casa e você se sentiu feliz por isso. Nos dias de hoje e cada vez mais, levamos uma vida muito trabalhosa, cheia de desafios e coisas por resolver. No momento em que acordamos, corremos de um lado para outro, como se fossemos um bombeiro, apagando cada foco de incêndio que surge e, quando chegamos no final do dia, ainda nos lembramos e nos cobramos de coisas que não conseguimos fazer. Parece que não, mas a nossa autoestima também é feita de pequenos detalhes e é importante sabermos rever esses pequenos gestos e atitudes nossas como vitorias e nos sentirmos satisfeitos com isso.


3-   Crie nova forma de olhar especialmente pra você - positivamente e persista nisso

Trabalho Em Equipe, Formação, Registo     Quando a nossa autoestima está em baixa, por inúmeros motivos e situações, não conseguimos olhar pra nós e dar um simples parabéns: “você mandou super bem!” , ou sequer nos motivar para seguir em frente, quando algo não foi tão bom.  Pode ser que neste momento, quando olha para sua imagem refletida no espelho, você, inconscientemente, deixe vir carregado em sua expressão todo o pesar e contrariedade consigo mesmo, por resultados e planejamento não cumpridos. Não sei se você já leu algo a respeito, mas o nosso cérebro é tendencioso a ser negativo, na maioria do tempo e agir assim, acaba sendo algo natural.  Só que esta atitude, não vai te ajudar a melhorar a sua autoestima.  Mas, se criar o hábito de todas as vezes em que olhar para o espelho, você começar a sorrir pra você mesmo, fazer um sinal de positivo, ou dar uma piscada de leve, pode surgir coisas bem interessantes daí. Eu chamo isso de aprender a autoenamorar, ou seja, buscar se encantar consigo mesmo, de forma bem humorada.  Enquanto faz isso, vai aprendendo a apreciar cada traço do seu rosto, do seu corpo e se autoafirmar positivamente perante a sua imagem. Isso seria como construir uma dose de resiliência, para aqueles dias não tão felizes. Entende. Estamos mal-acostumados a olhar o tempo todo pra fora, e procurando coisas erradas em nós mesmos e nas outras pessoas. Mude este comportamento e persista em cultivar uma imagem de uma pessoa mais alegre, vivaz, merecedora, bem humorada e que sabe levar a vida com leveza.

Também, pela PNL, temos um pressuposto que ensina a nossa mente a “agir como se”.  

O que isso quer dizer exatamente Vera Lucia?

Quer dizer, que por este pressuposto, se passar a agir como se estivesse feliz, contente com você e que está com expectativas positivas sobre seus projetos e ideias, este comportamento vai começar a influenciar seus estados emocionais, atuando diretamente para uma mudança neurológica. Então, coloque um sorriso em seu rosto, mude a postura do seu corpo e se quiser imitar o super-homem ou a mulher maravilha, por exemplo, isso vai, aos poucos mudando a sua fisiologia – Persista nesta atitude! Quer saber como fazer isso e porque isso pode te ajudar a elevar a, sua autoestima? Leia aqui o post “Saiba como usar o seu corpo e mente para ter mais saúde e autoconfiança”. 😉  


4- Aprenda a cessar o julgamento sobre você e a aceitar as outras pessoas como elas são

Mulher, Silenciado, Silêncio, Sem FalarEntão, como falei lá em cima, se a nossa mente é tendenciosa a ser negativa, ela também tem outra característica que não é tão bom -  a nossa mente constrói julgamentos o tempo todo. Infelizmente, esta é uma herança do nosso cérebro reptiliano, que já teve papel preponderante para a nossa sobrevivência, nos tempos antigos, quando o homem teve que lutar incessantemente pela vida, contra os animais selvagens. Esta mente continua ativa até os dias de hoje, e uma das coisas que ela faz é julgar o tempo todo. Julga você, tudo o que você faz e tudo o que você já fez. Lembrando, que todas as nossas ações tem sempre algo de positivo por detrás, que é manter a nossa integridade e preservação da vida. Tá. Mas, faça um esforço para julgar, cada vez menos. Como diz o coach Paulo Vieira, no seu livro Poder e Alta Performance, pág. 54 – Na 6ª Lei para conquistar a autorresponsabilidade “Se for julgar alguém, julgue a atitude da pessoa”. Da mesma forma, aprenda a aceitar as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. Passando a agir assim, também ajudará a subir o nível da sua autoestima.


5-  Aprenda como ser uma pessoa mais assertiva

Eu já tive grandes dificuldades nos meus relacionamentos, de trabalho e pessoal. Meu comportamento foi mais agressivo e passivo porque não sabia manifestar os meus sentimentos e meus valores, ou dar uma simples opinião e isso, com certeza não me deixava ter uma autoimagem ou autoconceito positivo sobre mim mesma.  O que aprendi, depois de começar a fazer o meu autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e trabalhar a minha reforma íntima é que todos nós temos capacidades e recursos internos, capaz de mudar comportamentos não-assertivos, e passar a ser uma pessoa mais assertiva. Aprendendo a dizer sim, quando quisermos realmente dizer “sim” e “não”, quando for o caso. Se eu consegui dar este passo, você também pode fazer melhor do eu e ir muito mais além. Acredite nisso! Sermos assertivos, com certeza ajuda a equilibrar e elevar a nossa autoestima.  Como sugestão de leitura, tem um livro interessante de Robert Alberti e Michael L. Emmons, como se tornar mais confiante e assertivo. Também, já postei aqui em nosso blog sobre os benefícios de ser mais assertivo, e inclui melhorar a nossa autoestima. Você pode ler por aqui.


6-  Crie um diário de Gratidão 

Adulto, Diário, Jornal, Notebook, LivroAmigo ou amiga, não menos importante para cultivar a sua autoestima é a atitude de agradecer sempre que possível. Segundo o psicólogo Ph. d Robert Emmons, uns dos entusiastas desta ciência, a gratidão traz uma energia magnética, que atrai a felicidade. Ser uma pessoa feliz e cultivar o estado da felicidade traz consigo o significado da alegria, fortuna, sorte, prosperidade, beleza, entre outros. Então, comprar um diário, um caderninho simples que seja e exercitar a gratidão em sua vida, também te ajudará e cuidar e valorizar a sua autoestima. Você pode ler aqui, sobre este livro fantástico – Agradeça e seja feliz.

Resumindo, tire um tempo só pra você, busque o autoconhecimento, respondendo as perguntas que vão te trazer informação nova de como anda a sua autoestima.

Se você conseguiu responder positivamente para todas as questões que coloquei – parabéns, você está indo muito bem e o caminho deve ser, de muitas realizações. Ebaa \0/  

Porém, contudo, se algumas coisas na sua vida parecem meio que estagnadas, deixadas de lado, se os diálogos internos não tem sido tão parceiros de você mesmo, ou se tem sido constantemente algo de passividade ou agressividade, talvez, se isso tudo lhe fizer algum sentido, esteja na hora de aprender mais sobre a congruência, enumerar os seus feitos, passar a olhar pra você de uma forma mais positiva, parar de olhar pra fora julgando as atitudes alheias e agradecer por tudo que você já é, tem recebido e por tudo aquilo de bom,  que já está entrando em sua vida. Ou seja, busque com essas seis dicas cuidar com carinho da sua autoestima, visto que ela é a ponte para suas realizações, sucesso e felicidade! Lembre-se, autoestima elevada irá potencializar a sua vida!

Você pode mais do que você pensa que pode! Mas tem que começar a agir. Sem ação, sem resultados.

Nós não precisamos esperar cair numa piscina pra dar uma virada em nossa vida, nós precisamos começar a nos amar mais e aprender a receber da vida, tudo o que ela tem de melhor.

“O amor é a grande cura milagrosa. Amar a nós mesmos faz grandes milagres.”

Louise Hay


Gostaria de ajudar também um amigo a cuidar da autoestima, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais. Vamos multiplicar as ações positivas para nossas vidas e sermos o nosso milagre! Deus já nos seu este livre-arbítrio!


Forte Abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

Crédito de imagens: Pixabay 

Saiba mais:
AUTO-ESTIMA: Como aprender a gostar de si mesmo - autor Nathaniel Branden  
Alberti, Robert E. Como se tornar mais confiante e assertivo/Robert Alberti e Michael Emmons [tradução de Marcos Santarrita]. - Rio de Janeiro: Sextante,2008. 
Viera, Paulo. Poder e alta performance: o manual pratico para reprogramar hábitos e promover mudanças profundas em sua vida/ Paulo Vieira. São Paulo: Editora Gente, 2017.
FELIZ, Agradeça e seja. EMMONS, Robert PH. D., editora Best Sellers,2009 



PARTE 1: Autoestima: porque é fundamental você saber o que é






Resultado de imagem para filme amor por um fio


Olá, tudo bem. 

Em “Felicidade por um fio”, filme dirigido por Haifaa Al-Mansour, em 2018 e que tem como protagonista a bela Sanaa Lathan, que faz o papel da Violet Jones,  retrata a vida de uma jovem mulher negra, que vive a sombra da mãe, cumprindo a ideia de parecer  uma mulher perfeita diante da vida. Para isso, Violet aparece sempre com uma aparência impecável, roupas bem alinhadas, sustenta posição de destaque na empresa, onde trabalha, cotada para o casamento do ano, com um homem escolhido a dedo pela mãe e, ainda, mantém, rigorosamente, os cabelos lisos a chapinha e com todos os fios no lugar.

Contudo, a vida dá um jeito de acordar Violet, que após um incidente em uma piscina, molha seus cabelos e se vê as voltas com uma nova mulher, que começa buscar a sua verdadeira essência – resgatar a sua autoestima, que há muito tempo esteve em jogo, sem que ela percebesse. Ela começa a entender, que a vida é muito mais do que ter uma aparência bonita. Assim, começa a ir atrás da sua felicidade, que estava por um fio.

Da mesma forma, na realidade e longe da ficção, quantas pessoas, homens e mulheres, também não estão sustentando a duras penas uma postura – falseada de força e poder, apenas para manter a aparência de bem sucedidos, garantir status e de que suas vidas também são maravilhosas? Pior, quantas pessoas desconhecem o que é e qual o verdadeiro valor da autoestima?



Menina, Pessoas, Durão, EquipamentoA autoestima é como se fosse uma ponte estreita, que faz a grande diferença, entre atravessá-la para encontrar a felicidade e sucesso ou ficar estagnado no mesmo lugar.  


O que é autoestima, como ela é constituída e qual a sua importância

A autoestima significa o quanto gostamos de nós mesmos e o quanto valorizamos as nossas atitudes, comportamentos e nossas conquistas.

Quando nossa autoestima é baixa (pensamos de forma negativa sobre nós mesmos), fazemos um esforço sobre humano para agradar o que está fora de nós e sermos reconhecidos. Estamos constantemente nos cobrando e exigindo perfeição. A exemplo da Violet.

Além disso, não enxergamos as coisas que fazemos com satisfação e alegria, mesmo que elas sejam frutos do nosso empenho.  
É dureza isso, né não?

A nossa autoestima foi constituída durante a nossa infância, em meio a qualidade e nível da nossa convivência familiar (pais, tutores e responsáveis), ambiente escolar, com professores, amigos e a outras atmosferas sociais. Vem daí, a nossa baixa autoestima, de acordo como fomos criados, - se recebemos mais amor, atenção e cuidados ou se tivemos parte desses aspectos importantes, negligenciados.

Estudiosos do comportamento e psicólogos diferem sobre a idade exata, em que nossa autoestima foi formada. Alguns, acreditam que ao logo do período de toda a nossa infância, outros, que os primeiros oito anos foram fundamentais para ela ser sedimentada.


Espelho, O Reflexo No Espelho


A importância de conhecermos mais a  fundo a nossa autoestima e mantê-la elevada, em equilíbrio, é que ela avalia outros dois conceitos, também, fundamentais sobre cada um de nós, que são: a nossa autoimagem e autoconceito.

A autoimagem, segundo William James (um dos fundadores da psicologia), é como descrevemos a nós mesmos, para nós e para as outras pessoas. Tem a ver com o nosso valor.

Já o autoconceito, é constituído do que pensamos sobre nós mesmos – ou seja, é o conjunto das nossas crenças, atitudes, sentimentos e opiniões sobre nós mesmos.

Por tudo isso, quando não buscamos manter uma autoestima em equilíbrio e elevada, ou pelo fato de não saber que ela influencia, diretamente, os aspectos da nossa experiência e nosso desenvolvimento profissional e pessoal, vamos deixando passar oportunidades de sermos pessoas mais seguras, confiantes, realizadoras e mais felizes.



Mulher, Oceano, Visualização, Pensamento

É necessário buscar autoconhecimento, identificando as pistas que a sua autoestima tem deixado pra você. O que você tem falado de você pra você mesmo? O teor do seu diálogo interno é mais positivo ou negativo sobre as suas decisões e escolhas? O que você tem feito pra mostrar pra vida, que você é o seu maior torcedor? Quais tem sido os resultados das suas realizações, objetivos? Você é daquelas pessoas que termina o que começa, ou tem o hábito de iniciar algo e no menor obstáculo, deixa de lado, para algum dia pensar melhor? Como você percebe seus relacionamentos, com as pessoas a sua volta? Você é respeitado em suas opiniões e posições? Você consegue dizer não para os seus amigos, quando realmente não quer ir a uma festa e, ainda assim, ficar de boa? Como você se sente, quando fica sozinho consigo mesmo?  Quando se olha no espelho, se encara de frente, o que você realmente enxerga? Quais afirmações pessoais estão presentes ali?  

Lembrando, que são as perguntas que movem o seu mundo.

Se alguma dessas perguntas deixou você com dúvidas, ou se não conseguiu responder positivamente para, pelo menos duas ou três delas, pode ter certeza, você está lendo o artigo certo e, que pode te ajudar a questionar e refletir mais profundamente sobre a sua autoestima.

Gostaria de saber como fazer algo positivo e prático, pra elevar e potencializar a sua autoestima? Então, continue lendo aqui, a segunda e última parte deste artigo. 😉

Se este texto te ajudou de alguma maneira, comente e compartilhe nas suas redes sociais. :)

Forte Abraço.

Vera Lucia Silva

Crédito de imagens: Pixabay 

Saiba mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoimagem
Livro: Metas  de Brian Tracy – fonte www.curaeascensao.com.br
AUTO-ESTIMA: Como aprender a gostar de si mesmo - autor Nathaniel Branden  

#Autoestimafundamental      #Felicidadeporumfio

terça-feira, 10 de março de 2020

Sabedoria de Winston Churchill


Olá amigos, tudo bem



IFeminino Pensativo, Mulher, Janela
(Imagem Pixabay)



“A verdadeira felicidade não é fazer o que se 

gosta, mas em amar o que realizou.”

Sir Winston Churchill

(1874 – 1965)
Político conservador e estadista britânico
Prêmio Nobel da Literatura em 1953



Dá pra gente tirar boas reflexões desta mensagem, né não?


Forte Abraço e sucesso! 


Vera Lucia Silva