quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Persistência IV: O que Napoleon Hill pode nos ensinar sobre a persistência?


O norte-americano, Napoleon Hill, autor do Best Sellers, Quem Pensa Enriquece, é uma unanimidade quando o assunto é a realização pessoal e sem dúvida, pode agregar um ensinamento extraordinário, dentro da nossa Série Persistência.

Resultado de imagem para napoleon hill
Napoleon Hill - (1883 - 1970) 

Quando escreveu o livro, Hill dedicou um capítulo inteirinho para falar sobre a persistência.  Revendo os seus conceitos sobre a coragem de insistir, O oitavo passo em direção a riqueza, (2010, pg.153), ele clareou a minha visão sobre este tema e tenho certeza que vai te ajudar também, você que está acompanhando a série desde o começo.

Se ainda não leu a primeira parte, recomendo a leitura aqui.


“A atitude de persistir é um estado de espírito e podemos cultivá-la desde que tenhamos algumas
causas bem definidas. ”
Napoleon Hill

No livro, ele apresenta oito fatores essenciais para desenvolver a persistência.  São eles:
1-   Certeza de propósito. Saber o que se quer é o primeiro e talvez o mais importante passo para o desenvolvimento da persistência. Uma sólida motivação nos força a superar muitas dificuldades.
2-   Desejo. É muito mais fácil adquirir e manter a persistência quando se persegue um objeto com intenso desejo.
3-   Autoconfiança. A certeza da própria capacidade de executar um plano estimula a persistência.
4-   Precisão de planejamento. Planos bem organizados, ainda que fracos ou impraticáveis, estimulam a persistência.
5-   Conhecimento apurado. A certeza de um planejamento bem feito, baseado na experiência ou na observação, estimula a persistência; “supor” em vez de “saber” destrói a persistência.
6-   Cooperação. Cooperação harmoniosa, solidariedade e compreensão favorecem a persistência.
7-   Força de vontade. O hábito de concentrar o pensamento nos planos para a realização de um propósito leva a persistência.
8-   Hábito. A persistência é resultado direto do hábito. A mente se alimenta das experiências diárias que absorve, tornando-se parte dela. O medo, o pior inimigo, pode ser efetivamente curado pela repetição forçada de atos de coragem. Quem foi a guerra sabe disso.

Enfim, as perguntas que te movem:
Dos fatores acima descritos, quais atitudes e hábitos você acredita que precisa desenvolver, aprimorar, para chegar até o seu alvo?

Para o próximo post da Série Persistência, saiba quais os impactos que a atitude de perseverar pode causar na sua vida!

Que tal persistir um pouco mais? ;)

Você só tem a ganhar! 

Forte abraço!

Vera Lucia Silva é Facilitadora Coach. Desenvolve Treinamento Comportamental Inspiracional para equipes de Atendimento ao Cliente. É Practitioner em Programação Neurolinguística, Pesquisadora do Comportamento Humano. Criadora da Modusvls Alternativa é motivada a fazer parte do crescimento Pessoal e Profissional de um maior número possível de pessoas, inspirando o alcance de seus objetivos.

Bibliografia e Fonte:
Hill, Napoleon. Quem pensa enriquece/Napoleon Hill; [versão brasileira da editora] São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2010
Sachs, Justin. O Poder Da Persistência:  Histórias Reais De Pessoas Reais Que Criaram Resultados Extraordinários (p. 23). Motivational Press, Inc.. Edição do Kindle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário