domingo, 18 de fevereiro de 2018

Os Poderes da Música Clássica para o seu Desenvolvimento Pessoal – PARTE II



Olá, tudo bem.

No artigo – Os Poderes da Música Clássica – PARTE II, vamos explorar mais esta maravilha que é a Música Clássica ou Barroca, e seus benefícios para a memória e no que tange ao aprendizado para o Desenvolvimento Pessoal!  

Continuamos falando de como a música pode te ajudar a alcançar êxito no que faz! Se ainda não leu a primeira parte desta série, você pode ler por aqui. 

Você, já ouviu falar sobre o “Efeito Mozart”?  E da Sugestopedia de Lazanov? Sabe quais músicas são indicadas para ter um excelente resultado do seu cérebro, estudo, concentração e como ouvi-las do modo certo?

Se sim, você pode reforçar o seu conhecimento. Se ainda não, esta é uma ótima oportunidade para conhecer e colocar em prática algumas técnicas.  J

 Imagine que você é uma daquelas pessoas que tem uma vida dinâmica, com filhos para cuidar da educação e formação; esposa ou marido com que divide a administração e organização da casa; preparar aulas; participar de reuniões com colegas de trabalho, líderes e parceiros; delegar tarefas para a equipe; clientes para solucionar problemas e necessidades peculiares de todo e qualquer setor de atendimento e; ainda, manter regular contato social com família e amigos! Uffa!

E como fazer tudo isso bem, com maior qualidade, se não consegue manter uma memoria ativa e capaz de aprender e compreender com mais rapidez? Como ter clareza e objetividade para decisões e escolhas e, ainda guardar impressões e sentimentos nos seus relacionamentos?
Essas certamente técnicas podem te ajudar!


Efeito Mozart

Deixando de lado controvérsias, o fato é que pesquisas comprovam que algumas músicas, da bela coleção de Mozart (foto ao lado/Google), provocam sim o “Efeito Mozart”.

E o que seria o “Efeito Mozart”?

Para o neurobiólogo americano Gordon Shaw, que fez os primeiros estudos (1989), simulando como agia a atividade cerebral pelo computador, a música tem o potencial de ativar algumas partes associadas com a emoção, porem, com algumas músicas de Mozart, o cérebro inteiro se “acende”! Ou seja, o “Efeito Mozart” ativa 100% das áreas do cérebro envolvidas com a coordenação motora, visão e outros processos mais sofisticados do pensamento, promovendo melhora na inteligência.   

                                Mozart - Sonata for Two Pianos in D, K. 448 [complete]


Se você quer comprovar se o “Efeito Mozart” funciona, ouça as seguintes composições citadas nas pesquisas, no período de três vezes por semana (não precisa ser exato, é apenas uma sugestão):  
- Sonata para dois pianos, em Ré Maior, K.448.
- Concertos para violino nºs 3, em Sol Maior K. 216 e nº 4, em Ré Maior K.218.



Sugestopedia de Lozanov


A “porta” deve estar aberta para a aprendizagem antes da ocorrência da verdadeira aprendizagem. E esta “porta” é essencialmente emocional.

Eric Jensen



.
                                              (imagem Google) Georgi Lozanov




Como você pode aplicar a Sugestopedia


A aplicação da Sugestopedia é feita em três etapas, três vezes por semana. Confira abaixo as composições indicadas:



                                        Enya - (1988) Watermark - 01 Watermark


1º etapa: consiste na utilização de uma música com baixa frequência (número de batidas), associada a exercícios de respiração profunda, para provocar o relaxamento.
sicas sugeridas: são The Loneny Theperd de Sanphir, Watermark de Enya (minha favorita!) ou algumas trilhas de No Blue Thing de Ray Linch são recomendadas para criar uma atmosfera tranquila, propícia para o aprendizado.  Nesse clima, as informações chegam mais facilmente na mente inconsciente, que guarda as memórias de longa duração.
2º etapa: Utilizar um concerto mais ativo, sendo que nesta parte será feita a leitura do conteúdo.
Músicas sugeridas: Haydn – Sinfonia nº 67 em Fá maior, ou, Sinfonia nº 69 em Si maior. Mozart – concerto nº7 em Ré maior para violino e orquestra. Beethoven – concerto para violino e orquestra em Ré maior Op. 61, ou concerto nº 5 em Mi bemol maior para piano e orquestra, Op. 73.

E, na 3ª etapa, para fixar a informação usando, preferencialmente música barroca.

Enfim, esse foi mais uma série de posts pra te ajudar a trabalhar seu Desenvolvimento Pessoal, agora, com a música (musicoterapia)! Os benefícios da música para nossa vida física, emocional e espiritual são de dimensões e nossa exploração, por aqui, foi somente uma canja J

Baixe  agora mesmo as músicas  indicadas, pelo seu buscador favorito, programe-se para melhorar a capacidade do seu cérebro e fazer com que esta melhoria reflita nas suas relações, seja no trabalho, ou no âmbito pessoal.

Lembrando, que você pode ajudar muitas outras pessoas a melhorar o seu dia a dia, quando ela fica sabendo que além de prazer, dançar e curtir,  a música também pode leva-la muito mais além e potencializar seus resultados. Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e comente com a gente. 

Fique na paz,  muita saúde e alegria!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
http://www.concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1137:efeito-mozart-introducao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Georgi_Lozanov

http://euterpe.blog.br/historia-da-musica/diferenciando-o-barroco-do-classico-na-pratica

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações! Estava estudando um pouco sobre a Sugestopedia e acabei encontrando seu blog! Parabéns pelo conteúdo! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, ficamos muito contentes que o conteúdo tenha te ajudado! Volte mais vezes, quando quiser. Um abraço :)

    ResponderExcluir