sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Inspire-se! Quais são as 5 coisas que você não deve deixar de fazer?

Olá, tudo bem.



Livro, Leitura, Idade, Literatura


Você já  chegou a pensar sobre as coisas que você não deve deixar de fazer?  

Inicialmente, esta pergunta pode soar como meio arrogante, né não? 


E você pode estar se perguntando: O que você quer dizer com isso Vera Lucia? 

Quero dizer, que existem inúmeras coisas que podemos fazer, para continuar crescendo, trazendo mais potencial de realização para nossa vida. Porque somos mais capaz do que pensamos. 

Contudo, para que isso ocorra será necessário despertamos para atitudes de renovação, a cada dia. Será preciso aprendermos continuamente. 

E quais seriam essas cinco coisas, que poderia nos ajudar a continuar um caminho assertivo?  


Continue lendo nosso artigo!


       A primeira delas é - Aprender - O brasileiro Rubem Alves e o americano Jonh Dewey, foram grandes pensadores e percussores de uma educação, resguardada a época e filosofia de cada um, que deixaram o legado sobre a necessidade de uma escola que ensine seus alunos a aprender pela experiência. Ou seja, aprender fazendo. Isso vale para a criança, para o jovem e continua valendo para o adulto!

segunda delas é – Aprender a mudar atitudes. As atitudes moldam nosso comportamento e muitas vezes deixamos de realizar coisas que são importantes em nossa vida, somente pelo fato de não buscarmos desenvolver novas atitudes. Ou seja, ignoramos que aprender, também significa renovar conceitos e rever valores. Aprender a trabalhar nossas atitudes, também nos ajuda a relacionarmos com as pessoas de forma mais assertiva. Aprendi com o Coach Paulo R. Käfer da MKaPlus, que aprender novas atitudes, nos leva a adotar comportamentos mais genuínos.

terceira delas é – Aprender a se dar a oportunidade para aprender. Quantas e quantas vezes a empresa planeja e organiza encontros para aperfeiçoamento e funcionários e colaboradores vão se arrastando para o local do evento, como se nada tivesse a ver eles. Aqueles que não comparecem, deixam de aprender mais o sobre serviço que desempenham ou sobre o produto da empresa. O pior, é que deixando de aprender sobre a sua empresa e do negócio no qual está inserido, - atualmente, é o mesmo que jogar o cliente nos braços do concorrente. Com isso, também perdem a oportunidade de integrar e socializar com seus colegas e pares. Resumindo: perde-se em qualidade para servir, torna o serviço ineficiente, e todos perdem. A empresa perde cliente e os funcionários perdem espaço de trabalho.

quarta delas é – Aprender continuamente. Antigamente, tinha-se a crença de que bastava fazer um curso superior para conquistar um emprego vitalício e ficar com a vida ganha. Atualmente, esse quadro mudou! É necessário buscar qualificação constante, esteja você dentro do âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. Aprender continuamente é ansiar por novo Conhecimento!  

E falando em conhecimento, sabia-se que na primeira onda, dobrava-se a cada 150 anos. Após o ano de 1950, o conhecimento dobrava em dez anos. Eugenio Mussak, palestrante e referência em educação corporativa, publicou em seu site, um artigo muito interessante “conhecimento é mais do que informação”. Vale a pena ler J

         A quintaúltima coisa que não deve deixar de fazer e, nem por isso, a menos importante é – gostar de aprender. É preciso desenvolver urgentemente a capacidade de apreciar um novo fazer! Deixar para trás a ideia de que somos apenas uma caixinha com limite para guardar as coisas! Somos mais do que isso. Somos seres com potenciais infinitos de realização. Mas para isso, aprender é ação do dia!

Lembrando, que aprender é a capacidade de instruir-se, de adquirir novas habilidades e adquirir compreensão sobre o antigo, o atual e com isso, vislumbrar o novo.
  
E você, como tem feito para aprender mais? O que você faz para manter-se atualizado? O que significa aprender para você? 

Se este texto te ajudou de alguma forma, comente com a gente e compartilhe nas suas redes sociais. ;)


Pense nisso e Forte abraço!

Vera Lucia Silva


Saiba mais:
DEWEY, John. Democracia e Educação. 3 ed. S. Paulo: Nacional, 1959.http://www.institutorubemalves.org.br/

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Creio que sábio não é aquele que detém todas as informações e respostas, isso não é humanamente possível. Sábio é aquele que entende a caminhada e, por entender caminha com olhos observadores e mente receptiva. Entendo que o saber é individual, nem todos sabem o que eu sei, e vice-versa, mas o aprender é democrático, está ao alcance de todos, essa é a magia e o presente de Deus. Parabéns pelo conteúdo altamente produtivo. Abç...

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner, eu que agradeço sua participação, refletindo conosco a ideia do aprender e da necessidade de buscar conhecimento! Gostei da sua visão e penso parecido, somos indivíduos, portanto, temos diversas formas para buscar aprender e é justamente aqui que vamos inspirando novas buscas.. ...Como você colocou muito bem, o aprender realmente é uma dádiva de Deus! Abraços :)

    ResponderExcluir