domingo, 21 de maio de 2017

Segundo passo para ter Relacionamento Interpessoal de sucesso: Quatro vilões

Olá, tudo bem



Automático, Esculentus, Armas, Guerra


Continuando a série de Três passos para o relacionamento interpessoal de sucesso, para o segundo passo, vamos saber quais comportamentos são considerados verdadeiros vilões, que te impendem de rumar ao sucesso. :(

 Lembrando, que no post Primeiro passo para ter Relacionamento Interpessoal de sucesso: saiba escutarfalamos sobre a importância da escuta ativa para o sucesso profissional e como estar presente, prestando atenção e agindo de modo a fazer perguntas mais inteligentes e solucionadoras te ajudam a prestar um atendimento diferenciado, contribuindo mais com seus clientes, líderes e colegas de trabalho.
  
Então, podemos dizer, que os vilões - comportamentos negativos, são aquelas atitude e comportamentos, que nos impedem de criar e manter bons relacionamentos interpessoais.

Consequentemente, atrapalham o sucesso dos nossos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Isso acontece, porque somos pessoas interdependentes, dentro ou fora das nossas empresas, precisamos nos relacionar e criar boas conexões com as pessoas.  

Olha que interessante, a especialista e mestre em psicologia Maria Tereza Maldonado, autora de mais de 40 livros sobre o assunto - Ela afirma que:


Nosso cérebro é um

 “órgão social”, ou seja, 

nascemos programados 

para nos relacionarmos 

com outras pessoas.”.





E quais comportamentos criam barreiras para o nosso Relacionamento Interpessoal?

Existem diversos comportamentos que inibem trocas mais autênticas e ricas com as pessoas, selecionei quatro atitudes que normalmente está mais presente nas equipes – são gerados primeiro na nossa comunicação intrapessoal, pela desmotivação - e quando exposto nas nossas atitudes podem prejudicar a disposição e os objetivos a serem alcançados. São eles:

1- Mau humor: Certamente pode acontecer como todos nós, de sairmos da cama e não estarmos tão bem humorados. Talvez, a noite de sono não tenha sido suficiente e nem de qualidade. Talvez, as preocupações tenham se acumulado e com isso o mau humor se instala, nos deixando irritadíssimos. Junto desse mau humor, naturalmente acabamos carregando para o trabalho uma cara de poucos amigos, semblante carregado e que acaba afastando as pessoas. Isso nos impede de sermos criativos e participativos em reuniões ou de grupos onde os objetivos possa ser uma nova campanha para empresa, ou mesmo dar uma simples ideia de como festejar os aniversariantes do mês.

2- Irritabilidade: A irritabilidade é a válvula de escape do mau humor. Quando estamos irritados com alguma coisa que não conseguimos resolver fica muito fácil mostrarmos contrariados, expondo nossa raiva de alguma forma. Isso acaba afetando as pessoas!

       3 - Insatisfação: a insatisfação é a irmã mais nova do descontentamento e quando somos acometidos por ela fica fácil encontrar tudo que não da certo na nossa empresa, principalmente com as pessoas. Nesta hora tudo parece que nunca deu ou nunca vai dar certo: achamos que fulano não deveria ser promovido, ou que o vale alimentação não é suficiente, que os armários destinados aos funcionários nunca cabem nada, que as ações de endomarketing não motivam ninguém – é pura besteira e que o chefe é um incompetente para lidar com nossos problemas no trabalho.

       4- Mágoa: A mágoa é outro comportamento negativo, que aos poucos vai minando qualquer relacionamento saudável, visto que juntam os três comportamentos que falei anteriormente – soma o mau humor + irritabilidade + insatisfação – e tudo isso porque ninguém sabe me ouvir, ou ninguém entende como me sinto ou todas as tarefas mais estafantes no escritório sobram pra mim. Sou uma injustiçada! L


Naturalmente, trazendo este tipo de comportamento para junto do seu ambiente de trabalho, no trato com seus familiares ou com seus seus amigos, jamais irá conseguir ser uma pessoa mais agradável, com a qual as pessoas gostariam de manter um bom relacionamento. Fato é que ninguém gosta de trabalhar com pessoas mal humoradas ou que não sabem lidar ou frear seus comportamentos negativos. Porém elas também não são responsáveis para te ensinar como se comportar! Simplesmente, você acaba provocando o afastamento delas!

Tem uma frase de Galileu que diz mais ou menos assim: não podemos ensinar nada para ninguém, mas podemos ensiná-la a descobrir por si mesma. 

Aprovação, Feminino, Gesto, Mão, FelizEntão, que tal você arranjar tempo pra meditar e refletir como está indo o seu relacionamento interpessoal? 

Lembrando, que se desejamos  manter relacionamento interpessoal de sucesso, será necessário aprender a lidar com nosso emocional, aperfeiçoando a nossa comunicação e segundo, respeitar os espaços das pessoas com quem convivemos, fazendo esforços para sermos uma pessoa mais positiva.

Veja que história interessante, pra gente ilustrar o nosso assunto de hoje! 


O monge mordido


imagem Google

             Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

Mestre deve estar muito doente! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda, picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! 

O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.


Muito legal esta história, né não? 


Para o último post dessa série de - Três passos para Relacionamento Interpessoal de Sucesso – você confere como conquistar amigos, colocando em prática as Habilidades Imprescindíveis. Leia aqui ;)


Perguntas que podem te mover:

O que você tem feito para espantar os vilões do seu relacionamento interpessoal, quando algum deles aparecem? 

Pense nisso. 


Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva


Saiba mais:

Blog da Maria Tereza Maldonado:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário