sábado, 29 de abril de 2017

Primeiro passo para ter Relacionamento Interpessoal de sucesso: o poder da escuta


Olá amigos, tudo bem.






Escultura, Bronze, A Escuta, Ouvir                                              


Hoje, vamos começar uma série bem legal, dos Três Passos, para quem deseja aprimorar o relacionamento interpessoal.


Pra quem ainda não sabe, o relacionamento interpessoal é uma das atitudes e práticas mais exigidas no ambiente de trabalho, visto que fortalece o trato com os colegas, superiores e expandindo para seus clientes, também.

Quando despertamos o interesse para as capacidades do relacionamento interpessoal, pode ter certeza, caminhamos de forma mais assertiva em direção a melhores resultados em nosso campo profissional e pessoal, visto que estamos aprendendo a lidar com as particularidades de cada indivíduo.

Ter um bom relacionamento interpessoal, é essencial, para quem busca alcançar sucesso no que faz!

Então, uma das premissas para criar Relacionamentos Interpessoais de sucesso, que te leva a manter contatos significativos, com trocas de ideias interessantes, mais positivas e construtoras com as pessoas, é a sua capacidade de escutar.  

Gostaria de saber, porque a escuta no relacionamento interpessoal tem poder?


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...Segundo Rocha (2010), “Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, buscar entendimento e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”.


Conecte Se, Conexão, Cooperação, Mãos

O Relacionamento interpessoal, também designa a interação existente entre duas ou mais pessoas e as trocas que ocorrem no seu decurso. São diversos elementos que te ajudam a se relacionar com as pessoas de uma forma agradável e mais participativa [aprender a se conhecer mais, lidar com o seu emocional, cuidar do tom de voz, adequar palavras, entre outras, atentar a linguagem corporal].

No dia a dia, nas lidas no ambiente de trabalho, por exemplo, com desafios de atender com excelência ao cliente, participar ativamente da equipe e contribuir com seus resultados, é necessário que saiba exercitar a escuta. Interessante lembrar, que e cada vez mais, o cliente e até as pessoas com quem convivemos tem exigências complexas e um imediatismo na resolução dos seus problemas. Para que você consiga atender as expectativas dessas pessoas, é necessário primeiro escutar.


Perceba se você está realmente escutando!

Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. O ouvir está no sentido que é próprio da audição, ou seja, aquilo que seu ouvido capta. Seja som, barulhos, zumbidos... Ouvir o gol do Corinthians narrado pelo locutor!

Já o significado de escutar corresponde ao ato de ouvir


E como você sabe que está escutando?

Você começa a escutar, quando presta atenção ao que a outra pessoa está falando. Você faz isso, captando as expressões faciais, o tom de voz, a ênfase do verbal e não verbal para então, compreender e processar a informação internamente.

Escutar é simplesmente dar importância a quem se fala.

Só que isso, normalmente não ocorre e gera a falta da escuta ativa.


Por que achei interessante abordar este tema?

Porque já aconteceu muitas vezes comigo e acontece com muitas outras pessoas - de ouvir e não escutar - e aprendi o quanto essa atitude é importante para o meu trabalho e nos meus relacionamentos. Seja atendendo no chat on line, como colaboradora, ou atuando como facilitadora em um grupo, quando escrevo no meu blog, ou quando falo com meu esposo, filha e amigos.    Também, já escrevi aqui no nosso blog sobre: os três níveis de escuta no atendimento.  Vale a pena conferir. 😉



Quando não estamos escutando...

Cabeça, Homem, Pessoa, Pessoas, Cara

...Estamos dando atenção às falácias do nosso diálogo interno [Estamos com a cabeça nas nuvens] , - nossa comunicação intrapessoal, aquela conversa com a gente mesmo, que muitas vezes nos impulsiona a tirar conclusões precipitadas, antes que o nosso interlocutor, termine sua fala. Seja no contato com seu líder, ou com colegas de equipe ou, quando no atendimento ao cliente, ocorre que a nossa mente, se não formos atentos a este comportamento, pode te colocar numa fria, com respostas equivocadas! Com este comportamento você gera duas coisas: num primeiro momento, o desconforto para quem está falando, que acaba entendendo como falta de interesse da sua parte em querer ajudar. Em segundo, te impossibilita obter uma interpretação mais clara e criar ações e respostas mais adequadas.

Da mesma forma, você também deixa escapar a chance de interagir com as pessoas de uma forma mais espontânea, visto que não consegue fazer perguntas que te leve uma compreensão do que está sendo dito.  Não participa! Não consegue colocar como pensa sobre o assunto, como se sente a respeito e até para dar a sua opinião fica mais difícil. Ou seja, perde a oportunidade de ser uma pessoa mais assertiva.


Hora da mudança! Hora de ir em busca do sucesso em nossas relações interpessoais!

Mãos, Dedos, Positivo, Pulseiras
Você pode alcançar resultados mais significativos, obter sucesso nos seus projetos pessoais e profissionais só pelo fato de criar e manter relacionamentos interpessoais, com atenção a atitude da escuta. 😉



Enfim, se esta primeira parte  da série "Três passos para o Relacionamento Interpessoal de sucesso" já despertou o seu interesse, para os dois próximos posts vamos trazer mais dicas - vamos falar sobre os vilões do seu comportamento, como conquistar amigos, colocando em prática as três habilidades da Atenção. Leia aqui



Perguntas que podem te mover:  

Como você tem feito para fazer a escuta ativa no seu trabalho?  


Pense sobre isso ;) 


Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
ROCHA, Elizêngela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: http://www.werbaticos/articles/26749/1/relações interpessoais.   

MAXWELL, Jonh C. O poder de pensar grande/ Jonh C. Maxwell; tradução Fabiano Medeiros. 1. Ed. São Paulo: Garimpo, 2009

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