quarta-feira, 16 de março de 2016

Elogio: a mágica de transformar pessoas

Olá, tudo bem




  
         Dizem que a mágica é a capacidade do artista, de, por meio de práticas escondidas, provocar fenômenos extraordinários. 

         Da mesma forma, elogiar alguém, também pode produzir resultados fantásticos nesta pessoa!

         De verdade, quantas vezes deixamos passar a oportunidade de elogiar alguém, um funcionário pelo bom trabalho executado ou um amigo por uma ação ou atitude de mudança?

Você já pensou sobre isso? 


Especialistas da área comportamental, afirmam, que elogiar é uma das práticas mais positivas para motivação e transformação pessoal.


Chefe de mulher de negócios sênior, promovendo agradecendo a funcionária enquanto equipe aplaudindo

Quando elogiamos uma pessoa, criamos nela uma expectativa em relação a nós, e ela, sempre que possível, vai tentar manter o mesmo nível de comportamento, que gerou aquele elogio.

O elogio, quando aplicado publicamente, faz com que a pessoa crie um sentimento muito positivo e de autovalorização. Assim, mais e mais ela vai tentar repetir o mesmo comportamento.  

Contudo,  fique atento, visto que o elogio deve ser aplicado de uma forma genuína, quando percebemos que de fato existe um esforço verdadeiro por parte pessoa. Seja para realizar melhor o seu trabalho, no relacionamento cordial com colegas, ou mesmo mantendo o equilíbrio emocional, agindo corretamente em situações que envolva clientes com grandes dificuldades.  

Pela mesma razão, o elogio quando dirigido a uma pessoa, de forma honesta e entusiasmada, pode gerar nela uma grade transformação.



Tem uma história, que ilustra bem o que quero dizer.     

Poucos meses depois de se mudar para uma pequena cidade, uma mulher reclamava a seu vizinho sobre o péssimo serviço que havia recebido de uma mercearia local. Ela sabia que seu vizinho era amigo do proprietário e esperava que ele transmitisse sua queixa.

Na visita seguinte que ela fez a mercearia o proprietário recebeu-a com um largo sorriso e disse o quanto estava feliz em vê-la novamente. Esperava que ela estivesse gostando de sua cidade e, ainda, disse que teria imenso prazer em ajudá-los a se estabelecerem. Atendeu pronta e eficientemente o pedido que ela fez. Mais tarde, a mulher relatou a miraculosa mudança para seu novo amigo.

"Suponho que você tenha dito a ele como achei ruim seu atendimento, não disse?" ela perguntou.

"Bem, não", respondeu o vizinho. "A bem da verdade, espero que não se importe - disse-lhe que você estava surpresa de ele ter conseguido montar numa cidade pequena uma das mercearias mais bem dirigidas que você já havia visto." ;) 

Resumindo, um elogio é uma forma ótima e simples, quase mágica, de ajudar a transformar pessoas.  

E Você, quantas pessoas já elogiou hoje?

Como você acredita que esta ideia poderia ser aproveitada, no seu trabalho ou no seu ambiente social?

Forte abraço e sucesso!

Vera Lucia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário