terça-feira, 24 de março de 2015

Conheça o CHA do Atendimento 2.0

Olá, tudo bem



Como você faz para saber se sua equipe de relacionamento tem prestado Atendimento 2.0? 

Por que é tão importante que a sua equipe saiba mais sobre o Atendimento 2.0? 

Aliás, o que é mesmo Atendimento 2.0?

Vou começar respondendo a última pergunta – O Atendimento 2.0, se trata de um conceito inovador no mercado e tem configurado como estratégias de atendimento essencial para conquistar, manter e fidelizar o consumidor moderno.

Já faz alguns anos que [consumidores e clientes] descobriram que estão com a faca e o queijo na mão. Ou seja, perceberam que o mercado se assemelhou no oferecimento de produtos e serviços, que, além de preços, dispõem de promoções, vantagens de compras, benefícios e marcas - extremamente parecidas. Com isso, quem estava do outro lado [consumidores e clientes], acabaram descobrindo que eles passaram a ser o fator de decisão para que empresas e marcas continuem a existir no mercado. São os velhos consumidores e clientes com posturas novas [mais inteligentes, exigentes, sensivelmente emocionais] e que ditam tendências, gostos, qualidade e que tem a seu favor uma das ferramentas mais poderosas da atualidade – a tecnologia.

A tecnologia, como todos nós sabemos, encurtou distâncias entre as pessoas e transformou hábitos e comportamentos individuais e sociais...  De consumo... Voltando aos [Consumidores e Clientes], eles agora tem em tempo real, informações e especificação de produtos, onde comprar, respostas às reclamações de atendimento em 24 horas (dependendo do caso, até em menos tempo!), soluções pensadas para facilitar suas compras  e diversos canais interativos para tornar sua experiência de compra ainda mais segura, rápida, satisfatória e feliz! Sendo que a tecnologia também ajuda o consumidor a decidir com qual empresa quer fazer negócio. Qual marca eles [o consumidores e clientes] escolhem!

E por que é importante que o atendimento da sua empresa saiba sobre o Atendimento 2.0?!
Certamente, com [Consumidores e Clientes] sabendo que é a bola da vez, torna-se fundamental que a equipe de relacionamento também saiba que seu papel é importante no processo de conquista, manutenção e fidelização voltado a esse novo comportamento.     

E como você faz para saber se o seu atendimento ou o atendimento da sua equipe de relacionamento presta o Atendimento 2.0?

O Atendimento 2.0 tem algumas características importantes, entre elas - conhecimento, habilidade e atitude.

Conhecimento – está relacionamento às informações que você e/ou sua equipe devem saber sobre o seu produto e serviço. Para prestar um Atendimento 2.0 é importante que as pessoas envolvidas no processo de atender conheçam bem a empresa. Saiba qual é sua missão. Quais são seus objetivos e metas. Quem são seus concorrentes. Quais são as normas e procedimentos adequados para esclarecer e orientar o cliente. Onde encontrar com rapidez tais informações. Enfim, saber como o próprio atendimento pode agregar valor a marca da empresa e criar diferenciais para consumidores e clientes.
Habilidade – Sabemos que a habilidade se trata de um conjunto de capacidades fundamentais que contribui para que sua equipe de relacionamento saiba prestar um excelente atendimento, surpreendendo e encantando o cliente. Algumas delas, a saber:
-Ouvir o cliente: Prestando atenção ao que o cliente fala, e como fala.
-Sentindo o cliente: Percebendo as emoções e sentimentos do cliente.   
-Acolhendo o cliente: Saber ser empática, se colocando no lugar do cliente para poder compreender sua necessidade e pensar em boas soluções.
-Usando bem a voz: nem tão alta, nem tão baixa. Falar de maneira ágil, clara e objetiva.
-Postura receptiva: Olhar para o cliente, se colocando de frente, dar atenção, estar presente ao atendê-lo.


Atitude: A atitude no atendimento está diretamente ligada ao tratamento, e cabe ao atendente a função de fazer o seu melhor. São elas:

-Cordialidade: saber cumprimentar adequadamente o cliente com sorriso, demonstrando prazer real em atendê-lo. Nunca é demais se lembrar de dizer “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, ”Obrigado (a)” e “volte sempre”, que são cumprimentos básicos para iniciar e encerrar qualquer contato com consumidores e clientes.  

-Pro atividade: Saber se antecipar a necessidade do cliente é importante, buscando ter a mão informações que ajudem o cliente a decidir na compra de ou outro produto.

-Interesse: Mostrar que de fato tem interesse que o cliente faça a melhor compra e para isso se munir de todo empenho na tarefa de atender.  

-Empatia: Quando começamos nosso atendimento pensando que somos o próprio cliente, do outro lado do balcão ou da linha telefônica faz toda a diferença no nosso atendimento. Isso ocorre porque atendemos ao cliente como gostaríamos de ser atendidos. Por uma pessoa atenciosa e cordial.

-Bom Humor: Atender  e trabalhar com bom humor é essencial tanto para lidar com cliente, como para criar um clima recíproco internamente. O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo. Servir com bom humor é servir com generosidade, fazendo bem a quem serve e quem é servido!


Resumindo, todas essas dicas e sugestões certamente podem ajudar a sua equipe a conhecer e praticar o Atendimento 2.0, realizando um serviço mais humanizado e consciente. Agindo dessa forma, tanto ganha [Consumidores e clientes ficando mais satisfeitos] como a equipe, que faz seu trabalho com mais facilidade e tranquilidade, com menos esforço e sua empresa (produtos e serviços bem aceitos, tornando-se mais produtiva, mantendo empregos  e ficando mais lucrativa), tudo porque está inovando na sua forma de atender.


Espero que este post tenha te ajudado. Comente  com a gente e compartilhe. 

Forte abraço e sucesso.

Vera Lucia Silva

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