Olá, tudo bem.
Já
escrevemos anteriormente sobre a questão da qualidade de atendimento e da importância
do pós-vendas, para quem quer garantir a permanência do cliente e conquistar
novos.
Você já leu alguma coisa sobre este tema?
Você já leu alguma coisa sobre este tema?
Então, é sempre bom ressaltar com dicas e sugestões, que ajudem a refletir esta
questão. Afinal, como anda o pós-venda da sua empresa, do seu comercio, da sua
quitanda da esquina ou do seu salão de beleza?
Será que você está dando a devida atenção a esta parte?
Afinal, conquistamos o cliente, que fez a primeira compra. Atendemos suas primeiras necessidades e seus desejos. E agora, como anda a percepção que ele [o cliente] está tendo da minha marca, do meu negócio e, principalmente, do meu atendimento? Pergunta interessante, não?
Será que você está dando a devida atenção a esta parte?
Afinal, conquistamos o cliente, que fez a primeira compra. Atendemos suas primeiras necessidades e seus desejos. E agora, como anda a percepção que ele [o cliente] está tendo da minha marca, do meu negócio e, principalmente, do meu atendimento? Pergunta interessante, não?
Conforme
pesquisa desenvolvida por Richard C. Whinteley em
97, ainda bastante atual, esta apontou
que “70% dos motivos pelos quais os
clientes mudam de fornecedores ou marca nada tem a ver com o produto ou seu
preço. São detalhes pequenos como solicitude, cortesia e atenção pessoal que
fazem a diferença.” Este foi o índice mais alto da pesquisa que, também
avaliou outras variáveis no contexto do atendimento ao cliente, como a
qualidade do produto e reclamações, que obtiveram índices mais baixos.
Isso confirma que ainda tem muitas
empresas que continuam a desrespeitar as premissas do bom atendimento ao
cliente e, consequentemente, andam esquecendo-se de fazer do seu pós-venda uma
ferramenta estratégica para melhorar a relação com seu cliente.
Do mesmo modo, o Pós-Vendas que é serviço de relacionamento também
é entendido por muitos especialistas como atividades de pós-marketing.
Segundo outro grande conhecedor,
Vavra, Marketing de Relacionamento (1993, pg.255). “É preciso a criação de uma
estrutura interna para apoiar o pós-marketing e uma atitude de mudança por
parte da empresa”. O autor sinaliza alguns pontos bem interessantes:
·
Marketing de Relacionamento requer um compromisso organizacional
para técnicas de pós-marketing
·
É preciso que haja um esforço para coletar informações dos
clientes.
·
Criar programas de mensuração da satisfação do cliente
·
Sistema de entrega ou distribuição (produto ou serviço)
·
Ações, atitudes e valores dos funcionários.
Em resumo, pensar no
pós-venda do seu negócio [seja ele qual for] é pensar em como continuar ativo
no mercado e para isso, a qualidade do seu atendimento e preparação da equipe são
fundamentais.
Um forte abraço e sucesso.
Vera
Lucia Silva
Saiba mais:
WHITELY, Richard C. A empresa totalmente
voltada para o cliente: Do planejamento a ação\ Richard C. Whinteley; Tradução
Ivo Korytowki – Rio de Janeiro; Campus, 1997
VAVRA, Terry G. Marketing de
relacionamento: Aftermarketing\ tradução Ailton Bomfim Brandão. São Paulo.
Atlas, 1993
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