quarta-feira, 27 de março de 2013

Inspiracional: O benefício de ser mais autentico

INSPIRACIONAL 


Agindo conforme nossos próprios valores e falando sempre com sinceridade sobre o que acreditamos pode nos levar a ser uma pessoa mais autêntica. 





Olá, tudo bem

Resolvi escrever este post, porque acredito que pode te ajudar a refletir e criar relacionamentos mais saudáveis, seja com seus parceiros, clientes e pessoas do nosso convívio pessoal. 

Você é ou tem sido  -  uma pessoa mais autêntica?  

A palavra “autêntica” traz como sinônimos – fidedigno, genuíno, real, verdadeiro e verídico. Essas, com certeza são atitudes essenciais na vida de todo profissional, que busca sucesso em suas realizações.

Há quem fale,  que ser autêntico é uma questão apenas de ditar moda e modismos ou seguir pessoas que se dizem ser diferentes. As redes sociais estão cheias delas.  

Será que seria isso mesmo?

De verdade, penso que ser uma pessoa mais autentica pode estar ligada à nossa autoestima, que muitas vezes em decorrência de experiências menos positivas, gravadas em nossa memória, nos faz agir passivamente em muitas situações.  Ao contrário disso, seríamos mais assertivos. 


Com certeza, a assertividade é uma característica positiva de uma pessoa que busca ser autêntica. 

O próprio ambiente de trabalho, quando não se é incentivado trocas mais abertas e flexíveis impede os funcionários e colaboradores de fazer colocações mais francas e diretas com seus líderes e colegas, o que também acaba por bloquear atitudes mais espontâneas no nosso dia a dia, nos impedindo de sermos mais autênticos.  Tai, o feedback também é outro benefício, quando aplicado abertamente entre líderes e liderados. 

Mas, ainda assim, temos dúvidas de tal comportamento, conforme o ambiente que transitamos.

Por exemplo, quem não já viveu a experiência de num bate-papo informal evitar expor sua opinião sobre determinado assunto, com receio de ofender, magoar alguém ou mesmo ver suas ideias ridicularizadas pelo amigos?  Esse receio – entendido como falta de autenticidade- muitas vezes acaba nos impedindo de mostrar como realmente somos, o que sentimos e como pensamos.  




Autentico também significa liberdade do ser! 




Para Warren Bennis, psicólogo e conselheiro americano:Ser autêntico é literalmente ser seu próprio autor, descobrir suas próprias energias e desejos naturais, e então encontrar seu próprio modo de agir sobre eles”.

Ou seja, se esforçar para ser mais autoconfiante pode nos ajudar a sermos mais facilmente compreendidos, porem, quando nos propomos mudar comportamentos e adotarmos posturas genuinamente nossas podemos ir muito mais além. Devemos ser mais genuínos :) 

Podemos  agir conforme nossos  valores, falando sempre com sinceridade sobre o que acreditamos e expressando de forma simples o que entendemos e esperamos da vida. Isso certamente nos possibilita sermos mais autênticos, assertivos, aprendemos dar e receber feedback mais construtivos.  

Assim, vamos elevar a nossa autoestima, contribuindo com a nossa satisfação e, consequentemente somos mais felizes! 

Gostaria de benefício maior por ser uma pessoa mais autêntica? Sim, eles existem! Explore mais este tema, inspire-se!


Perguntas que te movem:

E você, o que está fazendo para ser uma pessoa mais autêntica?



Pense sobre isso e veja se faz algum sentido pra você. 

Forte abraço e sucesso.

Vera Lucia Silva

terça-feira, 26 de março de 2013

Dica de filme: Liderança de Coach Carter


Olá, tudo bem


Meu trabalho aqui,  também é buscar ideias, temas e cases que ajude você a refletir como melhorar seus relacionamentos, ter mais desempenho pessoal e profissional,  de modo a trazer mais resultados. Por isso, a dica de filme de hoje é sobre liderança de coach. 


Você, tem visto ou estudado algo a respeito? 










Coach Carter - um tema de liderança. Eu já assisti este vídeo, pelo menos umas cinco vezes, e sempre me emociono e me surpreendo com as “jogadas” (desculpem o trocadilho do personagem Ken Carter), vivido pelo ator Samuel L. Jackson, que aceita ser técnico de basquete de uma antiga escola.

Carter vive o desafio de um líder, personagem presente em toda organização, com a responsabilidade de provocar e inspirar mudanças nas pessoas, nesse caso, de jovens estudantes e desinteressados a buscar um propósito maior para suas vidas.

O filme foi lançado em 2005, um drama da ficção, e acredito que você também pode tirar boas ideia daí.  Com um olhar sobre as diferentes estratégias e condução do líder,  em relação aos seus liderados, Carter ensina sobre autoridade, autorresponsabilidade  e sinergia.  

Perceba, quais lições você pode tirar desse filme.
  

Forte abraço e sucesso!

  
Vera Lucia Silva

quarta-feira, 6 de março de 2013

A importância do entusiasmo por Antonio Marins


Olá, tudo bem



Retrato de uma mulher asiática sorridente, apontando o dedo para a câmera




Lendo este artigo do Professor Antonio Marins, tirei algumas coisas bem  interessante sobre o Entusiasmo, e quem sabe, você pode tirar melhores ideias também. 




Vale a pena compartilhar. 


Texto na íntegra: 

Os dicionários apresentam a palavra entusiasmo como palavra de origem grega composta dos termos En Teós que na antigüidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.
O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, flama, exaltação criadora.
Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.
Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.
Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!
Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Todos conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa.
O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Gostaria de perguntar a você: Como vai seu entusiasmo pelo seu trabalho, Pela sua família, pelos seus filhos, por seu país e por sua missão nesta terra.
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.
Hoje é necessário acreditar em você, acreditar no auxílio divino para ajudá-lo a vencer, a construir o sucesso e transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo, deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida.
Você verá a diferença!
1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas. Cuidado com as noticias ruins. Afaste-se delas;
2. Aceite e valorize suas idéias;
3. Não reclame. Não fale mal dos outros;
4. Seja alegre. Ria de si mesmo. Seja bem humorado;
5. Ilumine mais o seu ambiente de trabalho e sua casa. A escuridão traz a depressão;
6. Ser alguém sempre pronto a colaborar;
7. Surpreenda as pessoas dando “momentos mágicos”;
8. Preste atenção ao detalhes. Faça sempre o melhor;
9. Invista em Você. Ande limpo e bem vestido;
10. Não fique parado. Aja! Faça Já! Entusiasmo é ação!

Fonte: Artigo extraído do Guia on-line de Recursos Humanos
Prof. Luis Almeida Marins Filho

Pense sobre isso.

Forte abraço. 

Vera Lucia Silva

Bem-estar: Coloque essa ideia em primeiro plano

O bem-estar envolve aprender a lidar com situações cotidianas e cuidar com zelo do nosso equilíbrio emocional e psicológico o tempo todo, o que certamente nos levará a alcançar satisfação naquilo que realizamos.




Olá, tudo bem

No post desta semana, resolvi tratar de um assunto que tem me permeado muito no meu trabalho que é o Bem-estar.



Nos treinamentos, no contato com as pessoas (gestores e funcionários) geralmente sugiro diversos temas, falando sobre como nos comunicar com mais eficiência, como criar relacionamentos melhores com os clientes, como adotar comportamentos e atitudes que nos leve a alcançar objetivos ou como fazer com que a equipe de atendimento produza com mais qualidade.

Naturalmente, tudo isso é relevante dentro de qualquer organização e ela depende desses fatores para ser mais lucrativa e perene, porém, o que percebo é que nos dias de hoje e cada vez mais, está sendo fundamental estimular as pessoas a pensarem em como promoverem o seu bem-estar.  Seja no campo de trabalho ou no contexto social.  

Encontrei um livro bem interessante,  no qual tirei algumas ideias para trabalhar esse tema. 

Segundo Jose Matos, autor do livro “Bem-estar Criativo para o Sucesso”, publicado pela editora Saraiva, sugere que bem-estar é como uma filosofia, que nos leva a refletir a nossa maneira de participar do mundo. Por exemplo, prestando atenção no nosso dia a dia e aprendendo a adotar comportamentos e atitudes para lidar mais facilmente com as dificuldades. Quando isso acontece e de uma forma tranquila, vamos aos poucos tomando consciência da importância de estarmos bem e vamos zelando pela nossa saúde física e mental. Isso é uma forma de bem-estar.

Outro ponto que apoia minhas convicções de que o “bem-estar é essencial” vem da psicologia positiva.  Para o psicanalista Bruno Augusto, que escreveu um artigo claro sobre o assunto, intitulado “Os benefícios do bem-estar psicológico”, ele começa escrevendo que: “O bem-estar psicológico é a maneira como cada pessoa julga a qualidade de sua vida como um todo”. Explica: A sensação de satisfação ou bem estar está diretamente ligada à forma como a pessoa é capaz de absorver e lidar com os episódios de sua vida, muitos destes inerentes ao próprio curso de como se leva ou levou a vida. Uma interrupção nas sensações de sentir-se bem pode estar associada a um mau manejo de eventos e episódios estressantes na esfera pessoal, social e cultural que acabam afetando comportamentos e atitudes na percepção da saúde do sujeito, formando assim o sofrimento pessoal. Dentre esses eventos estão às grandes perdas, o desemprego, o rompimento conjugal ou até mesmo graves doenças. 

Também, como dados complementares, reforçando a necessidade das empresas promoverem mais ações para o bem-estar no trabalho é quanto à influência direta na saúde.

Segundo a American Heart Association, entre 25% e 30% dos custos com saúde das empresas são gastos com funcionários com muitos fatores de risco para a saúde em geral.

E quanto à parte do profissional, como pensar na qualidade do bem-estar no trabalho, lidando com desafios constantes das metas, pressões de todos os lados e, ainda ser responsável pelos resultados da equipe de relacionamento e de vendas?

Ninguém está dizendo que é fácil, porém, ninguém também está dizendo que devemos deixar a cargo somente da empresa de cuidar da nossa saúde.

Em minha opinião, o bem-estar ou “estar bem” acaba sofrendo as variáveis do lugar e das circunstâncias as quais estamos vivendo, ainda assim é função de cada um de nós pensar sobre a questão e levá-la a sério.


Como sugestão,  você pode adotar algumas práticas e atitudes saudáveis para alcançar o bem-estar.


  • Pratique a auto-observação. A auto-observação acaba sendo o nosso sensor critico e que muitas vezes nos mostram que estamos tomando atitudes equivocadas com relação a pessoas e coisas e, que merecem uma reflexão mais profunda da nossa parte, antes de tomada de decisão. Lembra – decisão é escolha e a escolha vai nos trazer um resultado. Quando estamos cientes de que escolhemos o tempo todo, mudamos a nossa forma de enxergar o mundo e o que acontece para nós. 

  • Reveja seus sonhos – Muitas vezes, acreditamos que estamos no caminho certo e adotamos uma postura cética quanto à nossa visão. Os resultados em muitas vezes não eclodem e por fim, acabamos culpando as pessoas à nossa volta. A atitude de persistir é importante, mas o parar, ao contrário de desistir, significa buscar novos caminhos. E buscar novos caminhos é pensar em novas soluções. Isso é honroso e nos leva ao crescimento pessoal.  
   O bem-estar envolve aprender a lidar com situações cotidianas e cuidar com zelo do nosso equilíbrio emocional e psicológico o tempo todo, o que certamente nos levará a alcançar satisfação naquilo que realizamos, dentro ou fora de uma organização.  Porem será preciso pensar até em que ponto você está colocando a responsabilidade somente na empresa, quando as ações e decisões de viver uma vida melhor e plena é unicamente sua.  


Concluindo, o bem-estar é algo deveras importante para ser deixado para segundo plano em nossas vidas. Quando estamos bem, alcançamos a paz internamente, lidamos com mais amor no nosso trabalho, criamos relacionamentos mais saudáveis, suplantamos os desafios e somos capazes de levar uma vida mais tranquila e feliz. Estamos na condição do bem-estar.



E você, já pensou como o bem-estar é importante para alcançar os seus objetivos e fazer de você uma pessoa mais feliz?



Pense sobre isso e forte abraço.



Vera Lucia Silva




Saiba mais: 

Matos, Jose Diney. Bem-estar criativo para o sucesso. Editora Saraiva

Participe enviando suas críticas e sugestões para melhorarmos nosso blog e tratarmos de temas do seu interesse.