sábado, 16 de novembro de 2019

5 dicas para treinar sua mente para ser mais positiva.



“Assim, depois de muito esperar, um dia como qualquer outro decidi triunfar. ”  
                                                                                   Walt Disney 


Homem forte com as armas levantadas


Olá,  tudo bem

Talvez, você já  tenha assistido algum desenho do Hardy, aquela hiena extremamente negativa, que vive dizendo para o seu parceiro Lippy, o leão, que nada vai dar certo.







A pobre parece que nasceu para reclamar, e até já tem alguns hábitos rotineiros na sua fala:  "isso não vai dar certo ", "Oh vida, oh azar".

Já abordamos este tema aqui no nosso blog, e você pode conferir no artigo "Porque reclamar não faz bem".
 
Mas, certamente o Hardy não leu o nosso artigo /;


Por isso, não tem como fazer esforço para mudar suas atitudes e pior, não percebe seu comportamento de dar atenção somente a tudo o que está dando errado com ele.

Mas,  você pode estar se perguntando: Por que preciso saber desse assunto Vera Lucia?

Então, fato é, que  nem tudo o que acontece em nossa vida sai exatamente como queremos ou planejamos. E isso pode gerar insatisfação em alguns momentos. Podemos realmente achar que não temos sorte para algumas coisas, ou até mesmo começar a acreditar que tudo o que fazemos resulta em nada. 

Este é um típico comportamento da mente negativa. 

E, para que você não siga o caminho do Hardy, a ideia aqui é aprender como treinar sua mente para ser mais iluminada e positiva.




Isso mesmo – Treinar a sua mente!

Para quem deseja trazer novos resultados para sua vida, suplantar obstáculos e ser um campeão, precisa ter um psicológico positivo, que te ajude a ser mais resiliente e que te estimule a seguir em frente.

Quer ver um coisa, se você tiver a oportunidade de perguntar ao nadador americano Michael Phelps  e  ao velocista jamaicano Usain Bolt, como chegaram ao nível que chegaram, pare serem campeões e fazer a diferença em suas carreiras como atletas, pode ter certeza, - eles certamente te responderão que uma das coisas foi treinar. Levar o treinamento a sério, posso apostar.   


Michael Phelps   -  conquistou 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro em olimpíadas. 



Usain St. Leo Bolté um ex velocista jamaicano multicampeão olímpico e mundial. É o único atleta na história a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva.


De mesma forma, você também pode usar do treinamento para alcançar uma mente mais positiva e obter feitos de gigantes.  

Vamos lá, confira abaixo as cinco dicas para começar a dar a sua virada, ou reforçar aquilo que você já vem fazendo:  

1 - Evite deixar seu dia ser contagiado por pessoas tóxicas e negativas:
Sabe aquela pessoa, que é um pouco parecida com o Hardy?  Bom, ela tem sempre uma notícia ruim para te dar, se diz ser bem informada, visto que acompanha toda e qualquer noticiários de TV, da hora em que acorda, até a hora em que volta para a cama. O problema não está em ver a TV (eu também assisto), o problema é o que você acompanha na sua TV. Pessoas assim, acabam absorvendo o lado mais ruim das coisas que acontecem pelo mundo e pior, adora despejar em cima de você o “sabe da última? ”. Com efeito, elas também multiplicam este comportamento para sua vida pessoal e profissional. Agindo assim, acabam não enxergando melhorias em lugar nenhum. Para elas, nada está bem e tudo ainda pode piorar e muito. Então, faça um favor para a sua mente, selecione seus amigos, seus colegas e familiares, para que eles te inspirem as boas novas e a ter ideias saudáveis.  

2 – Comece a praticar a meditação:  A própria ciência já caiu nas graças da meditação e vem comprovando, cada vez mais, com estudos sérios (Aprofunde sobre o tema no Saiba Mais) o que os orientais já há milhares de anos vem passando de geração em geração sobre os benefícios desta prática, para a saúde da nossa mente, do nosso emocional, físico e do espiritual.  Lembra-se? Mente sã, corpo são. São inúmeros os benefícios que a meditação pode fazer por nós. Recomendo a leitura do nosso artigo, A surpreendente verdade que nunca contei para você sobre a meditação. Você vai gostar.  Comece hoje a meditar, pare por cinco minutos, amanhã mais cinco minutos e vá aos poucos aumentando o seu tempo e incorporando este exercício para o treinamento da sua mente. Depois de um tempo, notará uma grande diferença em seus sentimentos e pensamentos.

3- Faça exercícios físicos: Outra prática muito considerada e incentivada por especialistas que cuidam da nossa saúde, é a incorporação das atividades físicas. Entre os diversos benefícios, a pratica regular do exercício físico te ajudará a manter seu psicológico equilibrado e, em dia. Os exercícios com o corpo costumam liberar substâncias como a endorfina, serotonina e dopamina, que são neurotransmissores de relaxamento, bem-estar, prazer e sensação de paz e alegria. Já falamos sobre tema neste artigoPratique a felicidade e construaatitudes que impulsione sua vida para o melhor”.


4- Faça planos, crie metas e objetivos que impulsione a sua mente para ser mais persistente e positiva: Você é a pessoa mais importante da sua vida! Sei que isso pode soar meio egoísta no início, mas se você tem uma família que ama, amigos a quem quer bem ou mesmo um trabalho no qual busca alcançar sucesso e compartilhar das suas vitórias, primeiro é preciso manter uma mente focada e positiva para novos resultados. Como afirma Napoleon Hill, no seu livro Quem pensa enriquece, precisamos ter precisão de planejamento. Planos bem organizados, ainda que fracos ou impraticáveis, estimulam a persistência. Então, você também pode treinar sua mente para ser mais positiva e persistente. Leia aqui sobre este tema.

5 – Exercite a gratidão: A gratidão serve como um verdadeiro detox para liberar a sua mente da negatividade. E pelo contrário, exercitar com sinceridade e compreender o significado da gratidão para sua vida, traz resultados únicos, como a realização pessoal, fé, força e sucesso naquilo que está buscando. O Dr.Phd Robert Emmons, autor do livro Agradeça e seja feliz afirma que o ato de agradecer pela escrita, gera um apelo magnético a volta de quem adota esta prática em sua vida.  Se você ainda não teve a oportunidade, saiba quais são os 4 fatores pouco conhecidos sobre a gratidão.



Formação competição fileira conferência dedo


Por tudo isso, é que você pode treinar, habituando sua mente para ser mais positiva e ir em busca dos seus sonhos.

Só precisa ficar longe dos Hardys; aprender a centrar a sua mente; praticar exercícios (escolha um que combine com sua idade, seu gosto e tipo físico – antes, faça a coisa certa, visite um médico ou converse com um especialista sobre o que gostaria de fazer); planeje e trabalhe nas suas metas. Afinal, se quer chegar em algum lugar, que seja um objetivo que você mesmo escolheu. E não deixe para o final de tudo, a nossa última dica sobre a gratidão. Comece agorinha mesmo, da onde você está a agradecer por tudo que você já tem e por tudo aquilo que você já é. Isso significa ser grato pela sua história.

Então, voltando lá no comecinho do nosso artigo e refletindo a frase do extraordinário Walt Disney, o que você pretende fazer com essas dicas, para decidir triunfar nos seus objetivos?

Pense sobre isso e aja. Você pode!

Se você gostou do nosso artigo, comente com a gente e compartilhe com seus amigos, na sua rede social. 

Forte abraço e sucesso" \0/ 

Vera Lucia Silva


Saiba mais:
Hill, Napoleon. Quem pensa enriquece/Napoleon Hill; [versão brasileira da editora] São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2010
FELIZ, Agradeça e seja. EMMONS, Robert PH. D., editora Best Sellers,2009 
Crédito de imagem: Vetores e Fotos 

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Sete atitudes para a mudança: O poder de ação


Olá, tudo bem.  

Resultado de imagem para livro poder de ação

Eu acredito que existe um segredo comum a todas as pessoas de sucesso: elas ajudam outras pessoas, resolvem problemas, motivam, encontram soluções para os obstáculos dos outros, e assim transformam vidas e também o mundo.

É por isso que Paulo Vieira, além de um amigo querido, é um profissional que admiro muito.

Roberto Shinyashiki Médico, palestrante e escritor
(Parte do prefácio  - livro  Poder de Ação


No post de hoje eu resolvi trazer a dica de um livro, que tem tudo a ver com crescimento, desenvolvimento pessoal e tem ajudado  muito no meu desenvolvimento profissional,  como facilitadora, conteudista e treinadora comportamental e, se você também deseja  crescer e trazer mais resultados pra sua vida,seja pessoal ou profissional, está lendo o artigo certo. ;) 

Eu me refiro ao Poder de Ação, do Master Coach e PhD Paulo Vieira. 

Nesta obra, Vieira nos aponta sete caminhos, ensinando que é possível provocarmos mudanças profundas em nossas vidas, com atitudes assertivas.

Uma obra didática, especializada, escrita com carinho, respeito e que nos inspira ao verdadeiro empoderamento pessoal.

Acorde, aja, autorresponsabilize-se, foque, comunique-se, questione e creia. Estes são os elementos bem abrangidos, pelos quais Vieira nos encoraja e entusiasma a buscar o sucesso pela mudança. Seja no âmbito pessoal ou profissional. Tudo é possível.

Leia e aposte na sua mudança! Você pode muito mais.  

Se este texto te ajudou de alguma maneira, comente e compartilhe nas suas redes sociais. :)


Forte abraço

Vera Lucia Silva


Saiba mais: 
Conheça o trabalho de Paulo Vieira, mentor da FEBRACIS https://www.febracis.com.br

Vieira, Paulo O poder da ação : faça sua vida ideal sair do papel / Paulo Vieira. -- São Paulo : Editora Gente, 2015.

domingo, 20 de outubro de 2019

Persistência VII - 5 atitudes para desenvolver a persistência


Juventude, Ativos, Salto, Feliz, Nascer


Olá, tudo bem

É com imensa alegria no coração, que chegamos ao final da Série Persistência e já deu pra gente entender que, se quisermos ser bem sucedidos, alcançando nossos objetivos e sonhos, precisamos trazer atitudes potencializadoras e a persistência, certamente é uma delas.

Se você ainda não leu os primeiros artigos, sugiro começar por aqui. Acho que você vai gostar. 

 

“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo”.

F. Scott Fitzgerald

 

E como nós podemos desenvolver a persistência?

Existem inúmeras maneiras pra desenvolvermos a persistência, e gostaria de sugerir cinco atitudes pra você.

São elas:

1.  Tenha um propósito forte

Ter um propósito ou um porquê forte de se fazer as coisas, é um dos primeiros passos para que a persistência te leve adiante. O propósito significa a razão pela qual fazemos ou criamos algo. Reflita sobre o seu, porque ele te moverá.

 

2.   Aprenda a lidar com o fracasso

Quando fazemos algo pela primeira vez, pode ser que não consigamos acertar na primeira tentativa, chegando ao resultado que queríamos e, possa ser que tenhamos que repetir os processos e passos, duas, três... Quatro ou mais vezes. Difícil ter que ouvir isso, né não? Mas é justamente nesse ponto que nos tornamos fortes e decididos a chegar no nosso intento, porque sabemos o que nossa conquista nos trará e nos fará viver. Lide com as falhas que surgirem de forma generosa, porque elas te ajudarão a aprender durante a sua jornada e te ensinarão a começar de novo. Lembra da frase acima? Começar de novo traz mais vitalidade! Bora ser mais persistente!

 

3.  Saiba o momento de mudar suas rotas

As rotas são os caminhos, ou direção que vão nos ajudar, ligando o nosso lugar de partida até a chagada. Então, procure revisar a sua estratégia e mudá-la, se for necessário. Não se preocupe em mudar algo, ou ter que dar alguns passos para traz. O importante é que, qualquer alteração que se faça necessária, isso te leve com mais confiança, onde deseja chegar e isso faz parte da persistência.

 

4.  Peça ajuda, quando precisar

Os nossos egos muitas vezes nos pegam peças, nos fazendo acreditar que, se pedirmos ajuda, iremos nos sentirmos fracos e pode querer tirar o mérito da sua conquista e fazê-lo desistir. Isso é puro engano! Sempre que precisar de ajuda, de outras ideias ou de algum apoio em alguma tarefa, que te ajude a prosseguir no seu intento, peça ou procure por alguém. Pode ser uma pessoa da sua família, alguém íntimo e de sua confiança ou um profissional, que tenha experiência no que você está precisando. Pedir ajuda é sinal de humildade. Persistir não é um cabo de força, é uma atitude que te ajuda a prosseguir em frente e ter continuidade naquilo que você precisa pra sua vida.

 

5.  Busque modelo de pessoas que alcançaram o sucesso e foram bem sucedidas

A exemplo do que falei acima – saber pedir ajuda, conhecer da vida de pessoas que são bem sucedidas e tiveram sucesso, também pode inspirar você na sua caminhada, para ser uma pessoa mais persistente. Busque conhecer essas histórias, são inúmeras experiências, que poderão agregar algo de valor aquilo que você já tem feito. Alguém já disse um conselho parecido com este aqui: “Podemos ir longe, mas podemos ir mais rápido juntos”. Então, copie e modele pessoas com este diferencial, que já estão na frente e souberam ser persistentes e alcançaram sucesso.

 

Finalizando, parabéns pra você, que acompanhou a Série Persistência até o final! 

Você é um herói da persistência!

Espero, sinceramente que todos estes artigos possam te ajudar de alguma maneira, a buscar seus sonhos e quaisquer outros objetivos, que você tenha! 

Se você gostou do artigo comente e compartilhe com seus amigos. 

 

Seja persistente sempre e forte abraço! \0/  

 

Vera Lucia Silva

#persistentesempre  #tenhapropósito   #pessoasdesucesso   #pessoasbemsucedidas  #peçaajuda   

domingo, 13 de outubro de 2019

Persistência VI: Sete características das pessoas persistentes





                                              Fonte de crédito Pixabay 

Olá, tudo bem.


Chegamos firmes e decididos, para o nosso penúltimo artigo da Série Persistência.



Se você chegou até este post, lendo desde o comecinho, lá atrás na primeira parte da Série Persistência “Você se considera uma pessoa persistente? ”, Você, com certeza é uma pessoa perseverante e muito determinada. 

Parabéns! \0/ heheh J

Bom, para este artigo sobre persistência, os estudos e pesquisas foram intensos, mas finalmente consegui identificar algumas características fortíssimas, que para mim, merecem entrar na nossa lista das sete atitudes e comportamentos das pessoas persistentes.



“Uma ponte nunca atravessada é como uma vida nunca vivida.
                                           Provérbio chinês



Entender como pensamos, agimos e identificar as nossas atitudes e comportamentos, pode nos trazer um grande ganho na hora em que decidimos traçar nossas metas e objetivos, em busca de nossos sonhos.

Por que?

Porque sabendo disso pode nos ajudar a entender, como algo que queríamos tanto realizar, ainda não aconteceu em nossas vidas.

Você pode se perguntar. O que poderia estar me faltando?

Como diz o provérbio chinês acima, se não buscamos suplantar os desafios, almejando com firmeza realizar os nossos sonhos, pode ser que cheguemos ao final da nossa jornada, sem, contudo, ter feito todo o possível para viver o máximo dela.

Sendo assim, se quer conquistar algo que seja realmente importante para você, - de verdadeiro valor e de todo o seu coração, você precisa desenvolver atitudes e comportamentos que podem te levar até lá.



             Leitura, Mulher, Jardim, Fora, Outdoor
                                  Crédito de Imagem: Pixabay
  

 Só para ilustrar... ...Aprenda mais sobre suas qualidades

...outro dia, conversando com duas amigas, perguntei descontraidamente se elas se consideravam pessoas persistentes.

Uma delas respondeu que não se achava uma pessoa persistente. Comentou: _quando uma coisa não dava certo, eu não fico choramingando e perdendo o meu tempo. Eu já mudo de ideia e parto para outro lado.

A outra amiga se posicionou como uma pessoa persistente: _Bom, eu acho que sou persistente, pois nunca desisto quando quero uma coisa.

Para esta segunda amiga, que respondeu que era persistente, fiz uma segunda pergunta: Como você age, quando quer ser mais persistente?
Ela pensou um pouco, e respondeu que não sabia exatamente o que ela fazia para ser considerada persistente. Só sabia que era persistente porque realizava seus objetivos!

Mas afinal, como é que uma pessoa que é persistente age? Perguntou interessada.

É possível que esta dúvida não seja somente da minha amiga, eu mesma demorei muito tempo para aprender sobre minhas qualidades, quais eu já tinha, e quais precisava desenvolver, caso quisesse ser mais firme nas minhas intenções e chegar aonde eu queria.

O legal é que, quando aprendemos sobre este assunto, podemos ajudar outras pessoas a desenvolver a sua persistência também.

Como Napoleon Hill afirmou, a persistência pode ser aprendida.

Interessante isso, né não?
  


            Homem Aranha, Super Herói, Personagem
                                          Crédito de Imagem: Pixabay

Atributos ou Super características?

Embora a ciência faça pesquisas, que podem comprovar ou até já tenha comprovado (não sei), que a persistência, igualmente a outros comportamentos seja unicamente fruto da nossa genética, ainda assim, existem características e predicados muito comuns às pessoas consideradas persistentes, que trazem diferencial para suas vidas e que independem de seus pais e seus avós.

Por outro lado, uma pessoa quando é considerada persistente, não significa que ela tenha todas características da persistência juntas.

Na verdade, não estamos falando de “supercaracterísticas”, e sim, de alguns atributos que demonstram que uma pessoa é uma buscadora, que persevera e, que não desiste tão facilmente dos seus objetivos.

    
                        
                                                                            Crédito de Imagem: Pixabay


Enfim, vamos saber quais são as sete características das pessoas consideradas persistentes!  


  1. Não temem errar. Errar é o mesmo que aprender
As pessoas consideradas persistentes, não temem seus erros. Ficam chateadas, até muito desconfortáveis como qualquer outra pessoa ficaria diante dos próprios equívocos. Porém não se deixam abalar a ponto de desistirem dos seus objetivos. As pessoas persistentes têm o seu mindset de crescimento. Já comentei sobre este assunto aqui, por isso dão continuidade aos seus planos, revendo caminhos com voracidade e curtem a jornada do aprendizado como ninguém.

Aprender com seus erros é uma tarefa que aguça mais ainda a sua criatividade. Para elas, errar significa oportunidade para encontrar novas formas de fazer o que precisa ser feito e obter resultados melhores. 


2. São pacientes

A paciência é uma virtude e certamente encontra morada no comportamento dos persistentes. Eles sabem que ter paciência é reconhecer que existe um tempo certo e necessário para que as coisas que fazem comecem a dar resultados. É como qualquer semente, que quando plantada leva um tempo para crescer, amadurecer e outro para que os frutos nasçam, ou para que as flores desabrochem.  


3. São movidos pelo desafio

Não existem problemas para as pessoas que se intitulam persistentes. Elas sempre encontram um jeito de transformar problemas em desafios e competem consigo mesmas. O que elas não sabem, podem aprender. O que elas não têm como habilidade, podem exercitar, até conseguirem ser exímias. Agindo assim, as fazem seguir sempre em frente, movidas pelo desafio!


4.São otimistas

As pessoas com traços persistentes conseguem ser mais otimistas do que a grande maioria das pessoas. Não, elas não usam da teimosia, apenas batendo o pé quando querem alguma coisa. Pelo contrário, elas carregam um propósito definido em suas mentes, planejam vencer, definem metas e apostam nos seus esforços e vontade de ferro, o tempo todo. Por isso sim, são otimistas! 

 5.Acreditam no lado positivo da vida

Se você tiver a oportunidade de observar duas pessoas conversando,  e quando uma delas começar a tecer o seu rosário de reclamação sobre o trabalho, o salário que nunca dá pra nada, o chefe, sobre alguém da família, sobre a política do governo e a outra simplesmente dizer que tudo pode melhorar, quando se olha pelo ponto de vista mais positivo. Pode ter certeza, uma delas é mais persistente que a outra.

Acreditar no lado positivo da vida, não significa viver no mundo da Poliana ou da Alice no País das Maravilhas. Definitivamente, elas não evitam olhar para a realidade que as cercam ou usam de joguinhos para dizer que é possível ser feliz.

Pelo contrário, acreditar no lado positivo da vida é aprender com as oportunidades a se auto responsabilizar pelas coisas que lhe acontecem. Elas aprenderam o quanto é libertador abraçar o seu poder pessoal, tomar novas atitudes, sair da zona confortável (leia aqui sobre este tema) e fazer novas escolhas,  não deixando nas mãos de outras pessoas um direito que é só seu. Este é o outro lado da vida, que é mais difícil, porem positivo.  

6.Bom Humor

As pessoas persistentes, também agregam no seu comportamento outras atitudes, também motivadoras. O bom humor é uma delas.  Em posse deste estado generoso, são autenticas na sua forma de cultivar uma postura saudável e alegre em seus relacionamentos. Seja no trabalho, junto a família e ou com os amigos, eles sempre arranjam um jeito de contagiar as pessoas com este lado seu. Da mesma maneira, em posse do bom humor, os persistentes aprendem a rir de si mesmos e sabem levar a vida de forma mais leve. 


7. Gratidão

Uma atitude de enriquecimento pessoal, é como as pessoas que são consideradas persistentes e conscientes agem, quando alcançam os seus objetivos. Antes mesmo de comemorarem suas vitórias, elas  reconhecem e agradecem pelo feito, pois sabem que não chegaram ali sozinhas. Elas compreendem que uma pessoa sempre precisa da outra, para caminhar mais rápido. Elas também são gratas pelas coisas que ainda não receberam, porque entendem que quanto mais agradecem, recebem mais do que estavam buscando.


Perguntas que te movem:

Qual ou quais atitudes descritas acima você consegue identificar no seu comportamento?

Além dessas atitudes, quais outras você poderia acrescentar para contribuir com a nossa série e ajudar mais pessoas a identificarem seu lado persistente?

Para o próximo e último artigo da série, você fica sabendo de  "5 atitudes para  desenvolver a persistência". 

Se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos. 

Forte abraço! \0/ 


Vera Lucia Silva

Bibliografia e Fonte:
Hill, Napoleon. Quem pensa enriquece/Napoleon Hill; [versão brasileira da editora] São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional, 2010
Sachs, Justin. O Poder Da Persistência:  Histórias Reais De Pessoas Reais Que Criaram Resultados Extraordinários (p. 23). Motivational Press, Inc.. Edição do Kindle. 

#qualidades     #bomhumor   #gratidão    #otimista      #paciencia