quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hora da metáfora: A importância de ser você mesmo!

Quantas e quantas vezes criamos insatisfação no nosso trabalho, ou no círculo de amigos que frequentamos,  simplesmente porque, insistentemente nos comparamos com as outras pessoas. Quando isso acontece é porque não estamos percebendo as próprias capacidades e muito menos a nossa própria beleza.









Olá, tudo bem


Saiba o que o Mestre Zem fala nós, sobre o que está escrito na introdução deste post.


Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior.

Ele então disse ao Mestre:
- "Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?”.

O Mestre falou:
- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.”.

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando todos tinham saído, o samurai perguntou novamente:
- "Agora você pode me responder por que me sinto inferior?”.

O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: “Por que me sinto inferior diante de você”? " Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."

O samurai então argumentou:
- "Isto se dá porque elas não podem se comparar.”.

E o Mestre replicou:
Então não precisa me perguntar, você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa você é você mesmo.

Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.

Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. 

Tudo é expressão igual de vida! 

Então, sempre seja você mesmo. 


O que podemos tirar dessa história,  que nos permita rever nossas crenças e aperfeiçoar nosso potencial adormecido? Já parou para pensar o quanto você compara sua vida com as de outras pessoas? 


Pense nisso!

Forte abraço.

Vera Lucia Silva

Motivação: Três vídeos inspiradores porque você pode muito mais

INSPIRACIONAL


Olá, tudo bem


Silueta, de, pessoas, feliz, tempo



Você sabia que a motivação, é algo intrínseco e só depende você?

Sabia também, que a motivação é um tipo de motor, que precisa ser estimulado continuamente, para que você alcance seus objetivos, cumpra suas metas e realize os seus sonhos?

Não importa o tamanho deles, o combustível é puramente motivação! Motivos que te leve adiante!

Outra, só você tem a capacidade de encontrar motivos para realizar coisas extraordinária em sua vida. Eu disse, coisas extraordinárias, você entende?


Será que este assunto sobre motivação pra realizar coisas na vida, te interessou? Tem desejo de rever, aí, algumas coisas que podem estar te limitando?   

Se a resposta foi sim, pra uma das questões acima, continue lendo o nosso artigo, até o final e veja as dicas selecionadas, especialmente pra você despertar e mudar o que - Você -  deseja mudar. 




Como você começou isso Vera Lucia, entender esta tal de motivação? 


Close-up, de, um, triste, mulher jovem, segurando, dela, cabeça


Então, eu perdi um excelente emprego e me afastei de colegas, pessoas e amigos, que eram importantes e caros pra mim. Isso aconteceu,  quando fui desligada da minha penúltima empresa, onde trabalhei por quase vinte anos! Sabe o que é isso, um dia acordar e descobrir que você perdeu o seu segundo endereço?  Eu não sabia como era isso. Mas, fato é que, além de perder status profissional e ganhar a "carteirinha de desempregado",  Você,  também perde  sua segunda identidade e todas as suas referências. Porque, até então, eu era a Vera Lucia da empresa tal e era a chefe de tal operação e fazia tal coisa, além de ser casada e ter uma filha. 

O problema, foi que eu fiquei tanto tempo em uma zona de conforto, que já não sabia quais eram os meus motivos pra estar ali. ;( 


Posts relacionados: 

Como saber se você está na Zona de Conforto



Foi muito difícil,  me enxergar diante deste quadro, sem expectativas e sem um norte. 

Imagine um barquinho, em meio a tempestade, só com os dois remos e diante de ondas gigantescas e raios pra todos os lados. Você não sabe se busca se esconder, ou se simplesmente fecha os olhos pra tudo mudar como um passe de mágica, ou se começa a rezar, pra tempestade passar e algum barco maior te encontrar e te salvar.  

Eu fiquei tanto tempo acomodada, achando que a empresa onde eu estava, poderia e deveria me dar tudo, que esqueci, que, quem tinha que melhorar e dar tudo de si, era eu, para que a empresa continuasse comigo. ;( 

Mas, como eu costumo lembrar e falar: "Graças a Deus a tempestade passou" , como tudo passa e foi onde eu comecei a pensar diferente. 


Quem disse que a experiência não ensina a gente, errou. 


Foto de comprimento total de homem atlético saudável subindo escadas.

Eu fui aprender sobre como me desenvolver e me tornar uma pessoa mais autorresponsável e empregável. 

Contudo, precisei de muitos anos, pra entender o que estava me motivando a fazer o que eu fazia. 

Eu já encontrei inúmeras definições para a palavra motivação, que é um tipo de impulso que faz com que as pessoas ajam, para atingir seus objetivos...
Que ela, a motivação acontece devido a uma grande força interior.

Também,  achei que a motivação, quando relacionada a cada pessoa, pode motivar ou desmotivar. Isso acontece, por causa da sua automotivação. Ou seja, mais uma vez, que é intrínseca. Ou seja, sua!

Então, se é algo tão de cada um de nós, somente, cada um de nós pode fazer algo a respeito.


Você, concorda comigo?



Retrato de homem bonito ao ar livre com um filtro instagram vintage retrô


Nós podemos sugerir e inspirar você a conhecer mais sobre a motivação, porque é um recurso interno, seu e que, quando aprender a cuidar dele, assertivamente, encontrará o sucesso no que está buscando. Tem sido assim, que tenho lidado com a minha motivação. ;) 



Você pode estar se perguntando, agora:  O que posso fazer pra cuidar da minha motivação?

Bom, a primeira coisa que fiz, e acho que foi fundamental para continuar fazendo o que faço, já há quase dez anos, estudando e pesquisando sobre desenvolvimento pessoal, e continuar buscando melhorar, a cada dia, foi compreender os meus motivos, meu propósito de vida, objetivos. O que pretendia realizar e começar a enxergar tudo isso como uma verdadeira energia.

Então, quando você tem seus motivos, bem desenhados em sua mente, começa a buscar ferramentas, atitudes e ações, que te faça continuar motivado. Parece simples falar assim, mas não!



Você começa a pensar no CHA da motivação.
A motivação exige Conhecimento
A motivação exige aprender outras Habilidades
A motivação exige novas Atitudes


A motivação é uma energia, que também exige força para movimentá-la.

De verdade, a motivação é uma energia, que requer trabalho para coloca-la em prática e pode ser, que os meus resultados, ou o que eu faço,  não seja assim, tão interessante pra você se inspirar. Mas, a ideia aqui é inspirar você, ser você mesmo, porém, um você mais entusiasmado e com capacidade de fazer grandes coisas na vida!

Acredito, que você pode ser mais do que você pensa. Eu demorei, quase dez anos pra aprender isso. Estou te dando um caminho, dizendo, claramente, que você não precisa levar o mesmo tempo que eu. Somos pessoas com histórias diferentes, com sonhos distantes e,  queremos coisas muito diferentes também.

E é justamente isso, que nos torna pessoas tão únicas neste vasto Universo! 


Resumindo, sugiro que você comece fazendo uma autorreflexão, que faça perguntas poderosas pra você mesmo. Pode começar perguntando sobre o que gosta de fazer; com quais pessoas gostaria de estar e quais experiências gostaria de viver.  Crie outras perguntas e tente responde-las, você mesmo.

Enquanto isso, assista a três vídeos imperdíveis sobre a motivação e ouça bem o que é falado em cada um deles.  Não vou comentar sobre os vídeos, apenas peço que observe, como as pessoas se sentem e o que elas falam em relação aos seus objetivos, sonhos, experiências e histórias de vida. Veja como elas se relacionam com determinadas  atitude e palavras, como: paixão, o novo, coragem, ousadia, intenção, amor e, sobre tudo, o que elas, realmente dão importância.

Além disso, tente notar, como as pessoas, quando estão motivadas, como elas são guiadas para as suas conquistas  e o sucesso.



Primeiro vídeo: 
E se não estiver tudo bem? 






Segundo vídeo: 
Nunca pare de lutar 








Terceiro vídeo: 

O segredo dos vencedores





Pense sobre tudo isso, assista aos vídeos e aja. Lembra? Motivação é mover-se em busca de algo e você pode muito mais. 


Espero que este post tenha te ajudado.

Se você gostou, comente e compartilhe. Você pode ajudar mais pessoas a refletir sua motivação e realizar. 

Forte abraço e até o próximo post.

Vera Lucia Silva

Imagens da Freepik

Fuga das Galinhas: determinação de um líder

São vários os estilos de liderança e habilidades que se possa colocar a serviço do sucesso de uma equipe. Determinação é uma delas.





Olá, tudo bem.

Realmente parece brincadeira, coisa de criança e somente sessão pipoca, mas,  de verdade, o filme lançado em 2000 – “A Fuga das Galinhas” trás algumas mensagens fundamentais,  para qualquer equipe de colaboradores e seus líderes,  que se vêm diante dos desafios diários dentro de uma empresa,  na era da competitividade e de clientes mais inteligentes.

Você já assistiu a este vídeo? 


Então, no filme, a galinha Ginger personifica um líder determinado, tomando decisões importantes,  onde a informação e estrutura são quase inexistentes.  

A líder de penas imprime nas suas lideradas (galinhas),  sua grande força de vontade de modo a motivá-las, mostrando sua visão de mundo e experimentando e aperfeiçoando toda sorte de estratégias para se ver livres do celeiro dos Tweedy.

Com a capacidade de sonhar e mais, imbuída por fazer com que todas participem daquele sonho, finalmente o que parecia impossível acontece: A fuga de todas as galinhas!

Assim como acontece no filme,  é de fundamental importância termos líderes determinados dentro das organizações,  até que se tragam outros estilos de gestão, porém que se mostrem capazes de integrar valores, compartilhar sonhos, traçar metas e unificar objetivos.  

Como fez a Ginger. 


Pense sobre isso forte abraço. 
 


Vera Lucia Silva

3 ações para comprometer com seus objetivos e sonhos


O plano de ação é uma ferramenta essencial, que nos impulsiona a ter comprometimento com nossos objetivos.




Olá, tudo bem


Você, também é daquelas pessoas,  que no final de ano promete que vai mudar, que vai fazer e acontecer, que está  realmente motivada a fazer conquistas, realizar sonhos e passando daí, nada acontece? 

Você conhece alguém assim?


Tem uma situação que ilustra bem isso, que quero dizer. São as promessas de Final de Ano, quando procuramos no Google tudo quanto é ritual de prosperidade, simpatias e tudo acaba mesmo é fazendo, apenas parte da festa. Ou seja, pulamos as sete ondas e esquecemos-nos das promessas feitas no dia anterior e, principalmente, sequer nos lembramos de nos comprometer com atitudes e ações,  que nos levem de fato a alcançar o resultado que queremos.


E por que que isso acontece tantas vezes?


Acontece por diversos fatores,  que a  psicologia explica pra nós.   Temos um comportamento repetitivo, no qual dizemos pra nós mesmos que estamos motivados, mas não agimos. É por causa da automotivação de cada um de nós.  Automotivação é um recurso interno,que ora usamos e ora não usamos. 

Ou seja, nós  nos motivamos e desmotivamos o tempo todo.  Eu já fiz isso muitas vezes, e talvez, você também tenha agido assim. Falamos, mas esquecemos de transformar nossas vontades em atitudes mobilizadoras (vontade verdadeira, determinação, persistência) e mais, esquecemos, de que é necessário trabalhar, com alguma ferramenta, que nos ajude a ter foco, no que estamos buscando realizar. 


Você, já ouvir falar em  Plano de Ação?


Então, plano de ação, colocando de uma forma bem simplificada,  nada mais é do que uma agenda pessoal,  muito bem elaborada e organizada, com descrição pormenorizada dos nossos objetivos, incluindo metas, datas e prazos. 

O interessante do plano de ação, é que ele exige acordos, assinados por você e por mim.  Temos que assumir o que escrever lá. 

Naturalmente, a automotivação e o plano de ação são como primos próximos e devem andar juntos, pra nos ajudar a alcançar nossos objetivos. 

A automotivação por ser a prima mais velha toma a frente, surgindo pela sua desenvoltura endógena. A responsabilidade de extrair essa força interna,  que nos motiva e transforma as nossas vidas para algo que nos traga mais satisfação continua,  sendo nossa.  De cada um de nós!

Já o Plano de Ação, primo mais novo, ele só vai funcionar se estiver balizado em alguns princípios.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo, até o fim.




Segundo o professor e consultor Wilson Mileris, autor do livro - Click do Êxito: Uma vida melhor, com metas definidas” - aborda com conhecimento de que para alcançar a ascensão profissional, é necessário desenvolver uma visão de futuro associada a um plano de ações e as sete áreas da vida devem conter este plano. “Deve-se buscar a estabilidade familiar, financeira e ter crença nos projetos, no que faz e em sua vida”.


Como sugestão, comece agora a refletir o que de fato te automotiva, crie uma visão clara para depois montar um plano de ação, incluindo as sete áreas, que são:
·         Trabalho e carreira
·         Finanças
·         Diversão e tempo livre
·         Saúde e boa forma
·         Relacionamentos
·         Metas pessoais
·         Contribuição para a sociedade

Resumindo, usando a sua automotivação,  criando uma visão clara e trabalhando com seu plano de ação,  você já vai conseguir, finalmente,  comprometimento e conexão com suas metas e seus resultados e, certamente vai estar se aproximando,  cada vez mais daquilo,  que lá atrás você chamou apenas de sonhos.

Pense nisso, veja se faz sentido pra você.

Forte abraço.

Vera Lucia Silva


Saiba mais: 
“O Click do Êxito. Uma vida melhor, com metas definidas”, do consultor brasileiro Wilson Mileris.

sábado, 13 de abril de 2013

9 dicas de Reinaldo Polito para aprimorar a sua escuta

Quantas vezes dificultamos nosso trabalho com nossos clientes ou perdemos a oportunidade de manter relacionamentos significativos com pessoas queridas por não saber escutá-las. 







Olá, tudo bem

Durante quase seis anos, assumi a função como ouvidora numa empresa, e depois de bastante tempo, já tendo me desligado e refletindo essa experiência,  foi que percebi, que poderia ter ajudado muito mais aos clientes,  se naquela época, tivesse mais sensibilidade e soubesse escutá-los,  em vez de apenas ouvi-los.

Agora, entendo como parte natural do meu amadurecimento e crescimento profissional e penso que é um tema importante,  para o nosso blog e pode ajudar muitas pessoas a refletir suas próprias atitudes.


O escutar ajuda a construir boas relações.    


Na realidade, a palavra escutar e ouvir tem o mesmo significado, pois são sinônimos, mas, no seu processo de inter-relacionar seu uso acaba sendo bem diferente.

Quer saber como isso funciona? Continue lendo o nosso artigo. 


Para alguns especialistas, existe uma clara diferença entre estar ouvindo e escutando outra pessoa. O ouvir é como estar naturalmente usando um órgão biológico do seu corpo, que não exige da sua parte nenhum esforço de raciocínio. É como estar sentado, assistindo a TV e, ao mesmo tempo captando os sons externos do ambiente.

No caso de escutar não é bem sim - exige de você uma atenção e ação diferente.

Quando você, de fato, está escutando uma pessoa falar, certamente está utilizando grande parte dos seus canais sensoriais. Usar os canais sensoriais no diálogo significa estar totalmente presente, pois está visualizando a expressão do rosto da pessoa, ouvindo o tom da voz e, muitas vezes, colhendo a percepção do que realmente está por detrás de uma simples pergunta.  

Um dado interessante, apontou a pesquisa realizada recentemente por Larry Barker. Segundo seus estudos, de maneira geral, usamos apenas 25% da nossa capacidade de audição, e depois de dois meses, é bem possível que guardemos apenas os mesmos 25%, caso a comunicação tenha sido de muito boa qualidade.

De fato, o não saber escutar também causa muitos problemas para as pessoas, seja dentro das empresas, no contato com clientes, na atenção com os colegas de trabalho ou, ainda quando estamos no nosso circulo social.

No atendimento da empresa, por exemplo - um agente operador pode acabar gerando conflitos desnecessários com um cliente ou não conseguir atende-lo de imediato, simplesmente por não saber ou não estar preparado para escutá-lo. Por vezes acontece de o agente interromper o cliente, despejando informações, antecipando respostas e esquecendo-se de apenas escutar o outro lado. O que o cliente realmente quer e precisa de você?

Ou seja, no atendimento é importante escutar com atenção ao que o cliente está dizendo, antes de dar uma resposta qualquer. Não se antecipe. Apenas escute!

De forma idêntica, um colega de trabalho se aproxima para resolver um problema e nem bem termina de se expressar e já estamos dando opiniões e sugestões. Isso acontece porque não nos preparamos para ouvi-lo, aliás, em muitas vezes, nem sequer estamos interessados no que ele tem a dizer. Então, respondemos o “achamos” sem apreciar de fato o que foi dito.

O pior, é que agimos assim igualmente nos outros relacionamentos. Quantas e quantas vezes casais, filhos e pais acabam discutindo por interpretar erroneamente o que o outro está dizendo.

Quando isso acontece é porque estamos apenas ouvindo.
Escutar é diferente!

Então, precisamos nos preparar para escutar o que a outra pessoa está nos falando. Isso significa,  nos colocarmos numa postura predisposta a receber a mensagem do outro, decodificar, compreender, analisar e responder adequadamente conforme a situação exige.

Do mesmo modo, será importante mantermos uma escuta ativa. 

Segundo Reynaldo Polito, um dos maiores comunicadores e de exponencial conhecimento nessa área, quando escutamos ativamente estamos transmitindo diversas coisas à pessoa que fala, incluindo: interesse, respeito e sendo que demonstramos que somos a pessoa certa com quem ela pode falar.

Também, é possível usar da 9 dicas de Polito, para aprimorar sua habilidade com a escuta. Vamos saber quais são?  Confira abaixo:

1. Escute sem ser precipitado. Não apresse seu interlocutor.

2. Dê-lhe retorno, não necessariamente em palavras. Muitas vezes, um sorriso ou um movimento da cabeça bastam.

3. Obrigue-se a escutar cuidadosamente a mensagem. Peça esclarecimentos se ela for confusa.

 4. Ao perceber que sua mente começa a vagar, concentre de novo a atenção naquilo que o interlocutor está falando.

5. Com tato, sonde para ver se consegue mais informação, senão o interlocutor vai sonegar alguma coisa que, de outra forma, revelaria a você.

6. Não seja crítico e não faça julgamentos. Em vez disso, concentre-se no que está sendo dito, principalmente se não estiver interessado no que o interlocutor estiver falando.

7. Preste muita atenção nos sinais não verbais que recebe. Está percebendo ansiedade, tensão, raiva, desconfiança? Você pode reagir de modo a reduzir os sentimentos negativos que está notando?

8. Procure não começar a preparar sua resposta enquanto a outra pessoa estiver falando. Faça anotações rápidas para não esquecer os pontos que gostaria de resolver, mas não se distrais e continue escutando e compreendendo as palavras e a intenção do interlocutor.

9. Não se sinta tentado a dar conselhos antes que a outra pessoa tenha terminado de falar, pois ela quer ser ouvida, não aconselhada.


Em resumo, para que você possa criar relacionamentos mais significativos no seu trabalho e na sua vida pessoal, saiba escutar as pessoas de verdade. Você só tem a ganhar com isso.

Espero que este post tenha ajudado. Comente com a gente e compartilhe. 

Forte abraço e sucesso na sua comunicação. 

Vera Lucia Silva


Saiba mais:

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Espiritualidade e dica de livro

ESPIRITUALIDADE



Olá, tudo bem


Cada vez mais,  tenho divido meu interesse também para as leituras da filosofia oriental, e acredito que este livro tenha me escolhido. 

Você já leu algo assim,parecido? 







Então, no caminho da espiritualidade, dizem os grandes sábios que as leituras que nos chegam são buscadas pelo nosso inconsciente, sendo que este tem o domínio de 89% dos nossos comportamento. Desta forma, resolvi me entregar a cada página, o que me revelou uma maravilhosa inquietação íntima: tenho muito a aprender sobre mim mesma e sobre coisas da vida!

Para quem quiser ter suas próprias experiências a cerca dessa bela leitura, eu recomendo.

Forte abraço e veja se faz sentido pra você.


Vera Lucia Silva