segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Antecipe-se!

 

Compartilhando experiência: Antecipe-se!
Olá, no meu tempo de vida corporativa mais intensa, em meados de 2004 até 2008, enquanto buscava aprimoramento profissional, formação, me destacar  e obter maior engajamento, no que eu fazia e pretendia alcançar,  Peter Drucker, foi um dos autores, o qual buscava manter leituras constantes e aprender.
Essa frase por exemplo, "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo", me marcou profundamente, porque agiu em mim, como uma verdadeia alavanca, que me fez agir e alcançar algumas conquistas profissionais.
Drucker, austríaco, professor,  escritor e consultor,  foi considerado o "pai da administração", bem como uma grande referência, também na área do marketing.
Possivelmente, quando cunhou a frase acima, referia-se a ideia de que podemos chegar a um futuro que almejamos,  se aprendermos a nos antecipar, planejar, usarmos de estratégias certas e ferramentas adequadas.
No âmbito pessoal, isso pode significar ações práticas: buscar o autoconhecimento; desenvolvimento pessoal; aprimoramento; criando objetivos, metas e visualizando seu desejo; usando quadros de visão; mapa mental, meditação. São inúmeras ferramentas!
Também, as atitudes contam e muito -  como ser uma pessoa mais pró-ativa, determinada, persistente automotivada e autoconfiante.
Resumindo, podemos encontrar com o futuro que queremos, se estivermos dispostos a criá-lo e fazermos todo o possível hoje.
E você,  o que a frase de Peter Drucker te faz pensar?
Você pode! Você consegue! Você merece! 👊



Estratégia e Criatividade Disney

 


Estratégia e Criatividade Disney
Olá, segundo as inúmeras biografias de Walt Disney, ele tinha um espírito, essencialmente sonhador, criativo e com capacidades e habilidades extraordinárias, também de realizá-los.
Tá, aí, o seu legado pra gente confirmar, que é fato!
O que eu gostaria de compartilhar com você, é que eu tive a enorme felicidade de aprender sobre tudo isso, quando me formei em 2012, como Practitioner em Programação Neurolinguística-PNL, pela Academia Brasileira de ABPNL, do coach Marcus Buzzoni, e, entre várias técnicas ensinadas no curso, eu aprendi um método, que pode nos ajudar a sonhar e realizar mais, chamada "Estratégia de Criatividade Disney".
Estratégica de Criatividade Disney?!
Para Disney, nós temos três personagens dentro de nós, que são: o sonhador, o realista e o crítico.
Cada um deles, têm funções bem definidas:
-O sonhador, justamente, pensa de forma livre, imaginando como seria esse sonho;
-O realista, tira o sonho do plano das ideias e transforma em objetivo, dando-lhe uma estrutura e um passo a passo;
-Já o crítico: este personagem tem um papel preponderante, porque cabe-lhe a tarefa de levantar as dificuldades, ou seja, apontar os obstáculos no seu objetivo e nos seus planos.
Eu aplicava essa técnica, usando três pedaços de papel, que representava o espaço físico de cada personagem, onde eu entrava e saia, várias vezes, repetindo o ciclo, travando reflexões persistentes, até definir minhas proximas ações.
Enfim, a "Estratégia de Criatidade Disney", significa entrar na sua imaginação e se ver diante de cada personagem, dialogando sobre o seu sonho; sobre suas perspectivas e ponderando suas possibilidades.

Que tal seria, você conhecer mais sobre essa estratégia e aplicá-la?
O sonho é seu! Você pode! Você consegue!

Motivação: Myles Munroe

 



Motivação: Jon Kabat-Zinn

 


Motivação: Acorde com um propósito

 


Dica de Leitura: As cinco virtudes essenciais

 

Olá, "As cinco virtudes essenciais" do antropólogo cognitivo, ph. D. Bob Deutsch é uma dessas leituras, que nos impulsiona a querer encontrar o nosso verdadeiro caminho e desejar, ardentemente correr na frente dele.
Por isso mesmo que este livro está aqui, uma sugestão, pra você saber que ele existe e que pode te inspirar e te ajudar de mil e uma maneiras... Se você quiser.
Trata-se de uma grande obra, profunda e rica, quando anos de experiência e estudos de Deutsch, nos leva ao encontro do - paradoxo, curiosidade, abertura, sentidos e da nossa história pessoal - que são virtudes decifradas, cuidadosamente, nos mostrando que é sim, possível ser dono de nós mesmos, por meio da narrativa que construímos, de modo consciente.
As virtudes, como explica o autor, são nossas forças internas (Amo esta parte!), e quando pausamos nossos padrões reativos, nos comprometendo com processos sérios de transformação, elas tendem a acontecer da melhor forma possível, porque nos instrui: a voltar pra casa; nos apropriar da nossa história; concentrar, improvisar e vitalizar-se.
Fazer tudo isso, nos capacita a viver uma vida mais divertida, feliz e saudáve!l
Enfim, eu acredito na mensagem de Bob Deutsch, quando ele me diz, que o mundo só precisa que todos sejamos quem realmente somos.
Agora é com você. 😉
Por Vera Lucia