terça-feira, 24 de setembro de 2019

Série Persistência II - Como aprendi o valor da persistência



Madeira, Erva Daninha, Natureza
Crédito de Imagem - Pixabay

Na sequência da Série Persistência resgatei uma experiência que foi de um incrível aprendizado para mim e dividir com vocês será uma oportunidade muito gratificante. Vivenciar este momento me ajudou a compreender a importância da persistência, para criar melhores resultados para a nossa vida.


“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível. ”

Francisco de Assis


Minha experiência de persistência marcante aconteceu em meados de 2004, quando trabalhei num projeto suplementar de RH, na minha penúltima empresa... Foi na área de comunicação interna, desenvolvendo programas de endomarketing para os funcionários. Programa com foco em melhorias no engajamento dos funcionários junto a empresa e seus clientes. 
Naquela ocasião, contei com a ajuda de uma amiga muito especial, que é professora de marketing e uma renomada especialista em branding de marcas, (se ela ler este post, com certeza saberá que estou falando dela). Ela me ajudou a apresentar a ideia que eu estava trabalhando para o Dr. Marcos (nome fictício), alinhando os tópicos necessários estrategicamente, com foco e objetividade...

...Mas, antes disso, de ganhar este apoio de tamanho apreço, ouvi muitos comentários, que, em vez de me impulsionar para frente, pelo contrário, me geraram muitas dúvidas, insegurança, e, por alguns dias parei o que estava fazendo. Imagine, se eu conseguiria alguma coisa, com aquele esforço todo, me dedicando a pesquisas, sendo que o dono da empresa nem havia solicitado tal trabalho e eu nem estava sendo paga para fazer tal coisa! Algumas dessas sugestões, que me lembro bem, realmente me impressionaram, porque foram ditas por profissionais com larga experiência e cargos superiores ao meu, que naquela ocasião, era secretária de coordenação de cursos. Ouvi coisa do tipo: “Olha, você está mexendo numa caixa de abelhas”, “Eu também enviei um projeto, que é muito importante para a instituição, mas não aprovaram a minha ideia”...  Só bem mais tarde foi que aprendi, que os nossos sonhos e objetivos devem ficar bem guardados e só compartilhados, quando for o momento de comemorar.

Foram muitos sentimentos contraditórios, que brotaram dentro de mim, inicialmente.

Mas, em algum momento, lembrei que eu tinha um objetivo, que era terminar o projeto e enviá-lo ao dono da empresa. Se o projeto seria aprovado ou não, não caberia a mim.

Superação, Vitória, Força, Determinação
Crédito de Imagem - Pixabay

Lembrei que eu tinha um objetivo e cabia a mim fazer tudo o que era possível e necessário para terminar. Isso me motivou a continuar.

Maravilha! O fato é que o projeto foi aprovado, e tive uma das maiores e melhores oportunidades profissionais da minha vida, até então, como gerindo ações de endomarketing na empresa. Lembrando que eu ainda não tinha uma formação universitária e todas as competências necessárias para assumir tal responsabilidade!  Então, usar da minha persistência, também me fez enxergar em mim mesma, uma dose de ousadia e de coragem.\0/

Foram quatro anos criando impacto direto e positivo na imagem interna da empresa junto aos colaboradores - funcionários, professores e refletindo nos alunos. Dali surgiram muitas outras oportunidades, ali mesmo na empresa.


E como foi que encontrei o valor da minha persistência?  

Ter foco no meu objetivo foi um dos fatores que me ajudaram a ser mais persistente. Se eu tivesse continuado, dando ouvidos aos colegas, que inconscientemente, me desmotivaram, quase que colocando em xeque a minha intenção, eu não teria ganhado apoio tão importante e não teria vivido uma das experiências mais extraordinárias da minha vida profissional!

Para mim, usar da persistência naquele momento me ajudou a continuar seguindo em frente, lembrando a minha motivação pessoal - eu tinha um desejo forte e verdadeiro dentro de mim. Eu querida crescer profissionalmente e fazer diferença na vida das pessoas com quem trabalhava.

Outra coisa bem interessante de tudo isso que me aconteceu, foi ter recebido novos apoios e fazer grandes parcerias dentro da empresa, enquanto atuei no projeto.
Isso deixou claro para mim, que quando você desenvolve uma atitude persistente, cria uma energia positiva ao seu redor, que é difícil explicar! E isso é capaz de atrair outras pessoas, que passam a acreditar no seu sonho. Sei que esse projeto, também ajudou muito os meus amigos e outros profissionais que estiveram ao meu lado. Minha vida pessoal também mudou para melhor, e vi o quanto o meu esforço significou para a minha família, que ficaram muito orgulhosos de mim.

Sou imensamente grata ao Dr. Marcos pela oportunidade de viver e aprender com esta experiência, e por confiar a mim tamanha responsabilidade. A minha querida amiga, gratidão por me incentivar a criar a melhor versão de mim mesma! \0/


“A persistência é o caminho do êxito. ”

Charlie Chaplin

Em resumo, como a sabedoria de Chaplin nos ensina, agir com determinação e perseverança é uma rota segura, que nos leva a alcançar sucesso no que estamos buscando!



Perguntas que movem:

Como você fez para ser persistente e suplantar um desafio que era importante para você? Gostaria de saber!

Compartilhe em nosso blog, seu momento persistente e de sucesso!

Para o próximo post dentro da Série Persistência, você vai saber o que a persistência pode te trazer de benefícios. Leia aqui.

Forte abraço!

Vera Lucia Silva  

sábado, 21 de setembro de 2019

Hora da Metáfora: O carpinteiro



Trabalho Em Madeira, Avião, Carpintaria
Crédito de foto: Pixabay

Olá, 

Um carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como um favor especial.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo será fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro.

- Essa é a sua casa. - Ele disse. Meu presente a você!


Perguntas que te movem:

Podemos tirar algumas reflexões interessantes deste texto. Suponhamos que você seja esta casa.

Como Você tem feito para manter a qualidade do seu trabalho?

De que forma tem cuidado dos seus relacionamentos?

Como faz para pensar positivo, produzir mais e focar nos seus objetivos?

O que Você tem feito hoje, para ser o seu melhor presente amanhã?

Serie Persistência I - Você se considera uma pessoa persistente?


Olá, tudo bem

Você sabia que a persistência é considerada por muitos especialistas do Desenvolvimento Pessoal e Coaches, como uma das atitudes mais poderosas, que pode levar você ao encontro dos seus objetivos?



     
      Crédito de Foto: Pixabay


Bom, se você já tem isso forte dentre as suas características, parabéns!
No final do artigo, você poderá compartilhar com a gente,
como exercitar esta atitude tem sido um diferencial na sua vida.

Agora, se você parou por alguns instantes, pensou sobre o assunto e, ainda ficou na dúvida, tranquilize-se porque está lendo o artigo certo.

Seja bem vindo a Série Persistência.  ;)

Que tal começarmos pela origem da palavra persistência?


A palavra persistir tem sua origem no Latim PERSISTERE, “continuar com firmeza”, de PER -, “totalmente”, mais SISTERE, que significa “ficar firme, ficar em pé”. Persistir é não desistir fácil dos seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Certo 

Para este e para os próximos seis posts da “Série Persistência”, você vai ficar sabendo porquê esta atitude é tão importante nos dias de hoje, muito requisitada entre recrutadores das empresas e porque aprender mais sobre o assunto pode te ajudar, se você desenvolver e aplicar no seu dia a dia,  a alavancar novos resultados para sua vida.

Quer ver uma coisa...

...Se você  fizer agora, uma busca no Google da palavra “persistência”, você vai encontrar  aproximadamente 5.590.000 resultados!


Muita gente interessada na persistência, né não?



Para  Justin Sachs, coach e autor do Poder Da Persistência:  Histórias Reais De Pessoas Reais Que Criaram Resultados, um dos últimos livros mais inspiradores que já li e um dos carros chefes deste estudo,  a compreensão da persistência é uma escolha, algo que temos que criar a qualquer momento, quando também escolhemos o sucesso para acompanhar a nossa trajetória.

Mas,  você pode estar se perguntando: _Se a atitude da persistência é tão formidável assim, e se já sabemos disso, por que a gente não investe isso pra nossa vida?

De verdade, penso que existem inúmeras respostas que poderíamos dar para esta pergunta, até porque isso acontece com muita gente e por vários motivos. Já aconteceu comigo e pode ser que você também já tenha deixado de lado ou abandonado alguma coisa que era muito importante por fazer.

A meu ver, a vida não tem sido fácil pra ninguém, existem inúmeros desafios pelos  quais temos que passar. Da hora em que levantamos da cama e até a hora em vamos dormir, corremos o dia priorizando e resolvendo coisas mais pontuais, quando também poderíamos reforçar a nossa a perseverança, para àquilo que nos leve para mais longe - Nos ajude a chegar até o nosso alvo!

Para algumas pessoas, desistir, parar ou buscar rotas mais tranquilas pode ser uma opção.

Vamos ilustrar melhor esta parte?

Suponhamos, que desejamos de todo o coração que algo
de muito bom nos aconteça. Escrevemos sobre o que
queremos, sonhamos de olhos abertos e traçamos muitos
planos. Então, damos início ao que acreditamos ser necessário fazer. Todavia, quando surge uma pequena  dúvida  ou se alguém vem e nos fala alguma coisa diferente do que estávamos pensando inicialmente ... (sugiro a leitura deste post: “Atitude Mental Positiva: O que você pode ganhar ouvindo você mesmo) ...Do contrário do que estávamos fazendo, simplesmente empacamos no meio do caminho. Da mesma forma, medimos prazos, lembramos do que está faltando, e quando percebemos,  que o que estamos buscando levará um tempo maior do que prevíamos, lá vamos nós procurar um caminho mais fácil. 



“Os dias prósperos não vem por acaso, mas nascem de muita fadiga e persistência.” 

Henry Ford



Sim, também concordo com a frase acima, e é isso que a minha vivência, seja em família, com amigos, ou no lado profissional tem me ensinado.

As nossas conquistas mais difíceis, não chegam para nós, como diz o ditado popular “de mãos beijadas”, ou por “atalhos”. Quem se lembra da história da chapeuzinho vermelho, sabe o que acontece quando tentamos por um caminho mais curto. :(

Resumindo, para alcançar novos resultados em nossos objetivos, pelo contrário das trilhas maneiras, necessitamos de planejamento, muito esforço, disciplina e confiança em nós mesmos – Isso significa aprender a arte de perseverar.

Este é o verdadeiro poder que a persistência nos traz!


Perguntas que te movem:

Voltando a pergunta-título do nosso post: Você se considera uma pessoa persistente?

De que forma ser persistente tem impactado a sua vida pessoal e profissional? 


Para o próximo post, dentro da Série da Persistência, conto uma experiência pessoal, muito legal, de como a atitude da persistência me ajudou a suplantar um desafio e me fez viver um dos melhores momentos na minha vida profissional. (Leia aqui)

Se considerar que este texto pode te ajudar, ou colaborar com algum amigo seu, de um curtir e compartilhe nas suas redes sociais. 
 
Forte abraço e sucesso!


Bibliografias e Fontes:
Sachs, Justin. O Poder Da Persistência:  Histórias Reais De Pessoas Reais Que Criaram Resultados Extraordinários (p. 23). Motivational Press, Inc.. Edição do Kindle.


#Persistência  #Motivação #Atitude 

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Sabedoria de Roberto Shinyashiki

     





A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser. Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação.

Roberto Shinyashiki 
     Médico Psiquiatra, escritor, palestrante.