segunda-feira, 31 de julho de 2017

Metáfora: Um talento especial

Olá Amigos,

Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter cuidado especial com o que de melhor havia criado: o homem. Pensou, refletiu e resolveu dar ao homem um talento muito especial, mas somente os que fossem suficientemente esforçados para encontra-lo, teriam o privilégio dos benefícios desse talento. Mas, onde esconder tal preciosidade?
Primeiro, Ele pensou:
- Vou esconder o talento do homem nas profundezas da Terra.
Depois, refletiu melhor e achou que nas profundezas do oceano estaria mais bem escondido. Continuou achando, que o oceano não era um bom lugar e repensou:
- Creio que, no espaço, em meio aos planetas e estrelas, estará bem guardado e será difícil de ser encontrado por qualquer um.
Mesmo assim, voltou a refletir e concluiu, finalmente:
- O homem é muito curioso. Fatalmente acabará criando aparelhos para explorar os mares, cavar a terra e investigar os céus. Acabará encontrando... Vou esconder o maior talento do homem num lugar muito especial: no interior dele próprio. Será, com certeza, o último lugar em que ele buscará.

Afinal, o que está fazendo com o talento que Deus te deu? 
Escreva para nós, nos dê sugestão de temas para os nossos post! participem! 

Forte abraço!

Vera Lucia Silva
Facilitadora Coach
Escritora e inspiradora comportamental

Mentora da Modusvls Alternativa 

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dica de Leitura: A Cura do Cérebro

Olá Amigos,


        Na semana passada curti uma postagem que uma amiga compartilhou no Facebook, falando sobre Adriana Fóz, uma educadora que após sofrer um AVC teve uma recuperação surpreendente! Lembrei que já havia lido o seu livro, visto que sou uma verdadeira ratinha de biblioteca quando o tema envolve o cérebro, e que me emocionei com a vida e a força dessa linda mulher. Inclusive, localizei o meu livro em casa! Só não entendo porque demorei tanto a indica-lo aqui em nosso blog, visto que quem lê esta história, com certeza pode tirar aprendizados incomensuráveis, como tirei pra mim. Uma delas é que somos nós que temos as emoções e se queremos inventar um novo modo de agir, comportar, criar novas atitudes, nós podemos!


No livro A Cura do Cérebro, publicado em 2012, pela Editora Novo Século, Adriana escreve um romance bibliográfico e conta como reabilitou o cérebro após sofrer um AVC.  Ela aprofunda dentro das suas especialidades – Psicopedagogia e Neuropiscologia - nos contando como a plasticidade emocional foi fundamental na sua recuperação e como isso foi acontecendo passo a passo.

Com muita intensidade, dor, profunda vontade de viver e transformar sua vida, persistência e com uma pitada divertida, a autora nos inspira a acreditar que somos capazes do impossível!

Nas últimas páginas, mais especificamente na página 179, no quarto parágrafo ela diz: A minha experiência relatada neste livro mostrou-se que somos a soma. A soma de nossas experiências, nossas heranças biológicas e genéticas; nossos sonhos, tomadas de decisão, e escolhas.”

        Então, procurem esse livro, leiam! Realmente vale a pena! 

Você pode ser tocado por algo surpreendente e, quem sabe indicar para alguma outra pessoa que esteja precisando conhecer esta história real, como exemplo de superação. 



Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:
Fóz, Adriana.
A Cura do Cérebro: a educadora que reabilitou o cérebro após um AVC por meio da plasticidade emocional/ Adriana Fóz. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2012.

"Tive um AVC aos 32 anos e criei um método para reaprender tudo, até falar"... - 

segunda-feira, 24 de julho de 2017

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: As Seis Habilidades Imprescindíveis.

Olá Amigos,

É com muita alegria no coração, que estamos finalizando a série de Três passos para desenvolvermos um Relacionamento Interpessoal de Sucesso!


               














Iniciamos esta série lá atrás, com o artigo,  Primeiro passo para ter um Relacionamento Interpessoal de sucesso: saiba escutar . Aprendemos que escutar é dar importância e valor a quem está falando. Ou seja, aprender a escutar o outro de verdade, é a essência de qualquer relacionamento saudável que pretendemos construir com as pessoas. Sem contar na vantagem que leva quem escuta, visto que por ser um bom ouvinte acaba por controlando a conversa.

 

Avançamos para os Vilões,- Comportamentos Negativos, aqueles sentimentos que geram atitudes contrárias a mantermos contatos mais confiantes e satisfatórios, seja com as pessoas do nosso trabalho, ou quando em família e com amigos.

 

Para este terceiro e último artigo, vamos comentar sobre as Seis habilidades que são imprescindíveis nos dias de hoje, para fazer nossa comunicação ser mais aberta, fluida e confiante na hora de interagir com maior facilidade com nossos parceiros e o melhor - Conquistar Amigos.

 

Lembrando mais uma vez  que, “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”.

 



Reino Unido, Feliz, Inspiração


Confira agora quais são as seis habilidades, que vão trazer mais sucesso para o seu relacionamento interpessoal ;) 

 

1- Sorria: Em contato com as pessoas, estabeleça a empatia sorrindo sinceramente para elas. O sorriso, primeiro acolhe em seguida estimula trocas mais agradáveis.  

2- Manifeste interesse pela pessoa: Lembre-se de falar corretamente o nome dela, quando em contato. O nome de uma pessoa significa o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma.

3- Evite tecer críticas: ao invés de criticar ou condenar aprenda a listar o que aprecia em uma pessoa e levante pontos os quais sejam seus pontos fortes. Ou seja, saiba apreciar honestamente.

4- Evite discussões e frases como “você está errado”. Sempre inicie uma conversa de maneira amigável e busque termina-la também no mesmo tom. Você só tem a ganhar quando se coloca de uma maneira recíproca ao outro.

5- Saiba elogiar: O elogio tem um efeito positivo sobre a saúde mental do individuo. Alguns psicólogos defendem que dar e receber elogios são saudáveis e benéficos, uma vez que contribui para melhorar a autoestima. Ao receber elogios, conseguimos uma influência positiva sobre a nossa personalidade e o nosso carácter. Nos relacionamentos, o elogio sincero só faz bem, é agradável e tende a crescer a confiança mútua.

6- Impressione positivamente: Já disse o ditado popular “A primeira impressão é a que fica”. Segundo especialistas da área de marketing, podemos criar uma relação de confiabilidade com uma pessoa em apenas 3 segundos! Então, fale de si mesmo de forma positiva, com respeito e demonstre entusiasmo pelo que faz. Isso fará toda a diferença!


Enfim, essas foram as dicas de habilidades importantes na hora de colocar em pratica  o seu relacionamento interpessoal! 


Se ainda não leu os passos um e dois para desenvolver o Relacionamento Interpessoal de Sucesso, sugiro iniciar a leitura por aqui e comece agora mesmo a exercitar uma comunicação mais entusiasta, cordial e com foco em melhores resultados pra você.

 

O sucesso nos seus relacionamentos será uma consequência natural! 


Lembrando que somos a nossa causa e o efeito! J


 

Espero que este post tenha ajudado! Comente com a gente e compartilhe com seus amigos, nas redes sociais. Vamos ajudar mais pessoas a aprimorar seu relacionamento interpessoal e ter mais sucesso!


Forte abraço!

Vera Lucia Silva

Saiba mais:

ROCHA, Elizangela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/26749/1/relações interpessoais.

 

Dale Carnegie, Como fazer amigos e Influenciar Pessoas