segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Inspiracional: Criando os hormonios da felicidade

Olá, tudo bem.





Você sabia que o seu corpo é uma máquina maravilhosa, e pode gerar diversos hormônios, da felicidade?

Você sabia disso? 

Então, a felicidade é aquela sensação real de satisfação plena com o que a gente faz, ou com o que recebemos das outras pessoas. Também, pode ser entendida como um estado de contentamento. 

E você sabia também, que você tem o poder de gerar mais felicidade pra sua vida, quando pratica exercícios físicos?  

Então, você pode praticar a felicidade e construir atitudes que impulsione sua vida para o melhor. 

Mas, por que isso é importante Vera Lucia?

Isso é importante, porque pode trazer ganhos inimagináveis para a sua saúde, para o seu trabalho e, consequentemente, para os seus relacionamentos.

Um dos estudos que acho fantástico e, que corrobora com esta afirmação é a neurociências.  Através desta ciência, é possível compreender,  como nosso cérebro trabalha de forma extraordinária, criando através dos neurônios, nossas sensações, sentimentos, que por si criam nossas atitudes e comportamentos.  Ou seja, como enxergamos, como ouvimos, cheiramos, tateamos e pela forma como degustamos os sabores, isso significa como utilizamos o nosso canal representativo.


Feliz jovem em campo na primavera


E com a caminhada, ou na pratica de outro exercício físico, a neurociência explica que nosso cérebro começa a gerar, o que eles chamam de “Hormônios da felicidade”. Afinal, já disseram que nosso corpo é uma usina de criar energias: as substâncias, hormônios ou os neurotransmissores, como também são conhecidos, geram por meio da atividade certa, a felicidade em doses pequenas, mas que funcionam. Esteja você consciente delas ou não.

E como elas funcionam Vera Lucia?

Os hormônios do nosso corpo são criados de várias formas, o exercício físico é apenas uma delas, e por razões específicas.

Por exemplo, para citar algumas: a dopamina, a ocitocina e a endorfina.

·         Dopamina: É o neurotransmissor que eleva a sensação de prazer, amor e apego a uma coisa ou pessoa. E é possível perceber a falta desse hormônio na pessoa em quantidades adequadas, quando esta apresenta estado de mau humor, distanciamento, maior introspecção e dificuldade de resolver pequenos problemas do dia a dia.  O lado físico, também não dá tréguas, respondendo com alguns sinais mais agitados, chegando a ser impacientes na resolução de problemas, e chegando a impedir um sono mais relaxante durante as horas de repouso.
·         Ocitocina: Também é conhecida como “Droga do amor”. Isso, porque a ocitocina e responsável por construir relacionamentos saudáveis, baseado na confiança em si mesmo e em outras pessoas.
Durante treinamentos que dou, sempre que possível incentivo o abraço entre os participantes, visto que segundo os pesquisadores, a ocitocina é produzida pelo hipotálamo, e um abraço caloroso e verdadeiro pode de imediato gerar este neurotransmissor.
Tai uma ação, que não é propriamente uma atividade, mas uma ação que se bem inspirada pode nos trazer ganhos inigualáveis.
E você, já abraçou alguém hoje? Já gerou sua ocitocina?
E por último, não menos importante, temos a Endorfina:
·         A endorfina é produzida na glândula hipófise e atua como uma espécie de analgésico natural.
Este hormônio produz a sensação de bem-estar e relaxamento do corpo. Com isso, muda seu humor e sua alegria consideravelmente, quanto temos incidência normal ou grande de endorfina em nosso sangue.

Naturalmente,  existem outras formas de criar e manter em níveis adequados esses hormônios, e neste caso, a recomendação, além de manter uma alimentação saudável, e hábitos de comunicação mais positiva consigo mesmo (automotivação), é procurar um especialista.
Particularmente, muito além do que citei acima, acredito que você pode ganhar muito praticando exercícios físicos, considerando que todo este fazer (visto que somos uma soma) vai te levar a criar atitudes e comportamentos mais positivos, assertivos e mais autorresponsáveis. 

 Ou seja, sendo autor das suas mudanças pessoais. 
Portanto, você pode criar também relacionamentos mais saudáveis e ricos só pelo fato de estar praticando a felicidade, que impulsionará sua vida para o melhor.
Tire a prova, pratique a caminhada, o abraço ou faça outro exercício físico que te de maior prazer, de acordo com seu perfil e amplie suas oportunidades na vida.

Espero que este texto tenha te ajudado. Comente com a gente e compartilhe nas suas redes sociais. 

Você pode mais do que você pensa que poder!

Vera Lucia Silva

Saiba mais: